O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acselrad, Marcio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Josefa Crysleide Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946
Resumo: O presente trabalho objetiva identificar como se dá a busca pela felicidade através do consumo e quais são as implicações subjetivas desse processo através da investigação de como a psicologia define o que é a felicidade e como esta se relaciona com as atuais práticas de consumo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com a realização de entrevistas com psicólogos e um grupo focal com estudantes universitários. A partir das informações obtidas pode-se fazer uma explanação sobre a definição de felicidade e como o consumo é a ela atrelado. Assim, pudemos compreender que a felicidade é fruto de muitas fontes e vivências e que o consumo tem sido um meio privilegiado de se conseguir prazer e bem-estar.
id UNISC-2_fd831ae4b4f0e695e4fa97c12209a701
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/4946
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumoFelicidadeConsumoPsicologiaPós-modernidadeO presente trabalho objetiva identificar como se dá a busca pela felicidade através do consumo e quais são as implicações subjetivas desse processo através da investigação de como a psicologia define o que é a felicidade e como esta se relaciona com as atuais práticas de consumo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com a realização de entrevistas com psicólogos e um grupo focal com estudantes universitários. A partir das informações obtidas pode-se fazer uma explanação sobre a definição de felicidade e como o consumo é a ela atrelado. Assim, pudemos compreender que a felicidade é fruto de muitas fontes e vivências e que o consumo tem sido um meio privilegiado de se conseguir prazer e bem-estar.Unisc2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/494610.17058/barbaroi.v0i46.4946Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 233-2481982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946/5991Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcselrad, MarcioLopes, Josefa Crysleide Rodrigues2018-12-10T12:27:33Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4946Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2018-12-10T12:27:33Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
title O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
spellingShingle O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
Acselrad, Marcio
Felicidade
Consumo
Psicologia
Pós-modernidade
title_short O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
title_full O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
title_fullStr O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
title_full_unstemmed O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
title_sort O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
author Acselrad, Marcio
author_facet Acselrad, Marcio
Lopes, Josefa Crysleide Rodrigues
author_role author
author2 Lopes, Josefa Crysleide Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acselrad, Marcio
Lopes, Josefa Crysleide Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade
Consumo
Psicologia
Pós-modernidade
topic Felicidade
Consumo
Psicologia
Pós-modernidade
description O presente trabalho objetiva identificar como se dá a busca pela felicidade através do consumo e quais são as implicações subjetivas desse processo através da investigação de como a psicologia define o que é a felicidade e como esta se relaciona com as atuais práticas de consumo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com a realização de entrevistas com psicólogos e um grupo focal com estudantes universitários. A partir das informações obtidas pode-se fazer uma explanação sobre a definição de felicidade e como o consumo é a ela atrelado. Assim, pudemos compreender que a felicidade é fruto de muitas fontes e vivências e que o consumo tem sido um meio privilegiado de se conseguir prazer e bem-estar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946
10.17058/barbaroi.v0i46.4946
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i46.4946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946/5991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 233-248
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564995248128