O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva identificar como se dá a busca pela felicidade através do consumo e quais são as implicações subjetivas desse processo através da investigação de como a psicologia define o que é a felicidade e como esta se relaciona com as atuais práticas de consumo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com a realização de entrevistas com psicólogos e um grupo focal com estudantes universitários. A partir das informações obtidas pode-se fazer uma explanação sobre a definição de felicidade e como o consumo é a ela atrelado. Assim, pudemos compreender que a felicidade é fruto de muitas fontes e vivências e que o consumo tem sido um meio privilegiado de se conseguir prazer e bem-estar. |
id |
UNISC-2_fd831ae4b4f0e695e4fa97c12209a701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/4946 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumoFelicidadeConsumoPsicologiaPós-modernidadeO presente trabalho objetiva identificar como se dá a busca pela felicidade através do consumo e quais são as implicações subjetivas desse processo através da investigação de como a psicologia define o que é a felicidade e como esta se relaciona com as atuais práticas de consumo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com a realização de entrevistas com psicólogos e um grupo focal com estudantes universitários. A partir das informações obtidas pode-se fazer uma explanação sobre a definição de felicidade e como o consumo é a ela atrelado. Assim, pudemos compreender que a felicidade é fruto de muitas fontes e vivências e que o consumo tem sido um meio privilegiado de se conseguir prazer e bem-estar.Unisc2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/494610.17058/barbaroi.v0i46.4946Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 233-2481982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946/5991Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcselrad, MarcioLopes, Josefa Crysleide Rodrigues2018-12-10T12:27:33Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4946Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2018-12-10T12:27:33Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo |
title |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo |
spellingShingle |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo Acselrad, Marcio Felicidade Consumo Psicologia Pós-modernidade |
title_short |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo |
title_full |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo |
title_fullStr |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo |
title_full_unstemmed |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo |
title_sort |
O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo |
author |
Acselrad, Marcio |
author_facet |
Acselrad, Marcio Lopes, Josefa Crysleide Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Josefa Crysleide Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acselrad, Marcio Lopes, Josefa Crysleide Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Felicidade Consumo Psicologia Pós-modernidade |
topic |
Felicidade Consumo Psicologia Pós-modernidade |
description |
O presente trabalho objetiva identificar como se dá a busca pela felicidade através do consumo e quais são as implicações subjetivas desse processo através da investigação de como a psicologia define o que é a felicidade e como esta se relaciona com as atuais práticas de consumo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com a realização de entrevistas com psicólogos e um grupo focal com estudantes universitários. A partir das informações obtidas pode-se fazer uma explanação sobre a definição de felicidade e como o consumo é a ela atrelado. Assim, pudemos compreender que a felicidade é fruto de muitas fontes e vivências e que o consumo tem sido um meio privilegiado de se conseguir prazer e bem-estar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946 10.17058/barbaroi.v0i46.4946 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i46.4946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4946/5991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 233-248 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219564995248128 |