Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beloti, Adriana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luz, Cleber da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13244
Resumo: Este artigo analisa a atuação de candidatos em práticas de escrita na situação de Concurso Vestibular - CV. Para tanto, tomamos como objeto de análise 126 produções textuais, realizadas por candidatos ao Curso de Letras/Campus de Campo Mourão, do Concurso Vestibular da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, na prova de Redação das edições de 2016/2016, 2016/2017, 2017/2018. A análise dos textos baseou-se em critérios estabelecidos pelos pesquisadores, sem relação com a avaliação feita pela banca examinadora do CV. Foram observados dois aspectos: a) organização composicional e b) conteúdo temático e as particularidades que estejam ligadas a esses dois elementos. As análises revelaram que, referente ao tópico (a) os candidatos demonstraram desconhecer a composição dos gêneros discursivos solicitados, fator que acarreta na produção de textos sem marcas típicas ou, ainda, de gêneros diferentes dos solicitados. Quanto ao ponto (b), os candidatos demonstraram estar mais próximos do atendimento, uma vez que, na maioria das produções, atendem ou atendem parcialmente ao proposto pelo encaminhamento de produção textual. Os resultados acerca de (a) podem desvelar resquícios das práticas de escrita da Educação Básica que ainda não internalizaram a prática discursiva de trabalho com gêneros discursivos. Já os resultados sobre (b) indicam que o encaminhamento de produção textual contribui para a atuação dos candidatos ao disponibilizar textos de apoio que auxiliam no momento de organizar o conteúdo, dando condições de ter o que dizer
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