Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13244 |
Resumo: | Este artigo analisa a atuação de candidatos em práticas de escrita na situação de Concurso Vestibular - CV. Para tanto, tomamos como objeto de análise 126 produções textuais, realizadas por candidatos ao Curso de Letras/Campus de Campo Mourão, do Concurso Vestibular da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, na prova de Redação das edições de 2016/2016, 2016/2017, 2017/2018. A análise dos textos baseou-se em critérios estabelecidos pelos pesquisadores, sem relação com a avaliação feita pela banca examinadora do CV. Foram observados dois aspectos: a) organização composicional e b) conteúdo temático e as particularidades que estejam ligadas a esses dois elementos. As análises revelaram que, referente ao tópico (a) os candidatos demonstraram desconhecer a composição dos gêneros discursivos solicitados, fator que acarreta na produção de textos sem marcas típicas ou, ainda, de gêneros diferentes dos solicitados. Quanto ao ponto (b), os candidatos demonstraram estar mais próximos do atendimento, uma vez que, na maioria das produções, atendem ou atendem parcialmente ao proposto pelo encaminhamento de produção textual. Os resultados acerca de (a) podem desvelar resquícios das práticas de escrita da Educação Básica que ainda não internalizaram a prática discursiva de trabalho com gêneros discursivos. Já os resultados sobre (b) indicam que o encaminhamento de produção textual contribui para a atuação dos candidatos ao disponibilizar textos de apoio que auxiliam no momento de organizar o conteúdo, dando condições de ter o que dizer |
id |
UNISC-3_4394f83a6e71bfffae51dd4d60feb542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/13244 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de RedaçãoPráticas de escrita. Prova de Redação. Concurso Vestibular.Este artigo analisa a atuação de candidatos em práticas de escrita na situação de Concurso Vestibular - CV. Para tanto, tomamos como objeto de análise 126 produções textuais, realizadas por candidatos ao Curso de Letras/Campus de Campo Mourão, do Concurso Vestibular da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, na prova de Redação das edições de 2016/2016, 2016/2017, 2017/2018. A análise dos textos baseou-se em critérios estabelecidos pelos pesquisadores, sem relação com a avaliação feita pela banca examinadora do CV. Foram observados dois aspectos: a) organização composicional e b) conteúdo temático e as particularidades que estejam ligadas a esses dois elementos. As análises revelaram que, referente ao tópico (a) os candidatos demonstraram desconhecer a composição dos gêneros discursivos solicitados, fator que acarreta na produção de textos sem marcas típicas ou, ainda, de gêneros diferentes dos solicitados. Quanto ao ponto (b), os candidatos demonstraram estar mais próximos do atendimento, uma vez que, na maioria das produções, atendem ou atendem parcialmente ao proposto pelo encaminhamento de produção textual. Os resultados acerca de (a) podem desvelar resquícios das práticas de escrita da Educação Básica que ainda não internalizaram a prática discursiva de trabalho com gêneros discursivos. Já os resultados sobre (b) indicam que o encaminhamento de produção textual contribui para a atuação dos candidatos ao disponibilizar textos de apoio que auxiliam no momento de organizar o conteúdo, dando condições de ter o que dizerEdunisc2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1324410.17058/signo.v44i80.13244Signo; v. 44 n. 80 (2019): Leitura, escrita e enunciação; 191-2031982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13244/pdfCopyright (c) 2019 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeloti, AdrianaLuz, Cleber da Silva2019-09-13T20:37:41Zoai:ojs.online.unisc.br:article/13244Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2019-09-13T20:37:41Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação |
title |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação |
spellingShingle |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação Beloti, Adriana Práticas de escrita. Prova de Redação. Concurso Vestibular. |
title_short |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação |
title_full |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação |
title_fullStr |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação |
title_full_unstemmed |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação |
title_sort |
Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação |
author |
Beloti, Adriana |
author_facet |
Beloti, Adriana Luz, Cleber da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Luz, Cleber da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beloti, Adriana Luz, Cleber da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de escrita. Prova de Redação. Concurso Vestibular. |
topic |
Práticas de escrita. Prova de Redação. Concurso Vestibular. |
description |
Este artigo analisa a atuação de candidatos em práticas de escrita na situação de Concurso Vestibular - CV. Para tanto, tomamos como objeto de análise 126 produções textuais, realizadas por candidatos ao Curso de Letras/Campus de Campo Mourão, do Concurso Vestibular da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, na prova de Redação das edições de 2016/2016, 2016/2017, 2017/2018. A análise dos textos baseou-se em critérios estabelecidos pelos pesquisadores, sem relação com a avaliação feita pela banca examinadora do CV. Foram observados dois aspectos: a) organização composicional e b) conteúdo temático e as particularidades que estejam ligadas a esses dois elementos. As análises revelaram que, referente ao tópico (a) os candidatos demonstraram desconhecer a composição dos gêneros discursivos solicitados, fator que acarreta na produção de textos sem marcas típicas ou, ainda, de gêneros diferentes dos solicitados. Quanto ao ponto (b), os candidatos demonstraram estar mais próximos do atendimento, uma vez que, na maioria das produções, atendem ou atendem parcialmente ao proposto pelo encaminhamento de produção textual. Os resultados acerca de (a) podem desvelar resquícios das práticas de escrita da Educação Básica que ainda não internalizaram a prática discursiva de trabalho com gêneros discursivos. Já os resultados sobre (b) indicam que o encaminhamento de produção textual contribui para a atuação dos candidatos ao disponibilizar textos de apoio que auxiliam no momento de organizar o conteúdo, dando condições de ter o que dizer |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13244 10.17058/signo.v44i80.13244 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13244 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v44i80.13244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13244/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 44 n. 80 (2019): Leitura, escrita e enunciação; 191-203 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218791669399552 |