Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Lidiane de Marins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706
Resumo: Este artigo visa a relatar as experiências de ensino de Língua Portuguesa vivenciadas em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia causada pelo coronavírus, com alunos de Eja I (anos iniciais) e com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com a necessidade de novas ferramentas para nos aproximarmos dos alunos neste período atípico de isolamento social, lançamos mão do uso de podcasts tanto para discutir conteúdos escolares quanto para falar acerca de atualidades e análises de contos. Além disso, criamos o Clube de Redação Criativa na escola e, a partir dele, os atendimentos virtuais aos alunos do Eja I para desenvolvimento da leitura e da compreensão textual. Apresentamos, aqui, quais os objetivos e os procedimentos adotados e quais reflexões foram suscitadas por meio de cada uma dessas experiências.
id UNISC-3_83bc9700cb5f163d70de75e0f6c189a3
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15706
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos temposEnsino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II.Este artigo visa a relatar as experiências de ensino de Língua Portuguesa vivenciadas em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia causada pelo coronavírus, com alunos de Eja I (anos iniciais) e com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com a necessidade de novas ferramentas para nos aproximarmos dos alunos neste período atípico de isolamento social, lançamos mão do uso de podcasts tanto para discutir conteúdos escolares quanto para falar acerca de atualidades e análises de contos. Além disso, criamos o Clube de Redação Criativa na escola e, a partir dele, os atendimentos virtuais aos alunos do Eja I para desenvolvimento da leitura e da compreensão textual. Apresentamos, aqui, quais os objetivos e os procedimentos adotados e quais reflexões foram suscitadas por meio de cada uma dessas experiências.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1570610.17058/signo.v46i85.15706Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 48-571982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706/pdf_1Copyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Medeiros, Priscila Thaiss da ConceiçãoPereira, Lidiane de Marins2021-01-28T19:12:39Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15706Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:39Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
title Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
spellingShingle Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição
Ensino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II.
title_short Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
title_full Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
title_fullStr Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
title_full_unstemmed Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
title_sort Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
author de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição
author_facet de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição
Pereira, Lidiane de Marins
author_role author
author2 Pereira, Lidiane de Marins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição
Pereira, Lidiane de Marins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II.
topic Ensino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II.
description Este artigo visa a relatar as experiências de ensino de Língua Portuguesa vivenciadas em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia causada pelo coronavírus, com alunos de Eja I (anos iniciais) e com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com a necessidade de novas ferramentas para nos aproximarmos dos alunos neste período atípico de isolamento social, lançamos mão do uso de podcasts tanto para discutir conteúdos escolares quanto para falar acerca de atualidades e análises de contos. Além disso, criamos o Clube de Redação Criativa na escola e, a partir dele, os atendimentos virtuais aos alunos do Eja I para desenvolvimento da leitura e da compreensão textual. Apresentamos, aqui, quais os objetivos e os procedimentos adotados e quais reflexões foram suscitadas por meio de cada uma dessas experiências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706
10.17058/signo.v46i85.15706
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 48-57
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792432762880