Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706 |
Resumo: | Este artigo visa a relatar as experiências de ensino de Língua Portuguesa vivenciadas em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia causada pelo coronavírus, com alunos de Eja I (anos iniciais) e com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com a necessidade de novas ferramentas para nos aproximarmos dos alunos neste período atípico de isolamento social, lançamos mão do uso de podcasts tanto para discutir conteúdos escolares quanto para falar acerca de atualidades e análises de contos. Além disso, criamos o Clube de Redação Criativa na escola e, a partir dele, os atendimentos virtuais aos alunos do Eja I para desenvolvimento da leitura e da compreensão textual. Apresentamos, aqui, quais os objetivos e os procedimentos adotados e quais reflexões foram suscitadas por meio de cada uma dessas experiências. |
id |
UNISC-3_83bc9700cb5f163d70de75e0f6c189a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15706 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos temposEnsino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II.Este artigo visa a relatar as experiências de ensino de Língua Portuguesa vivenciadas em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia causada pelo coronavírus, com alunos de Eja I (anos iniciais) e com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com a necessidade de novas ferramentas para nos aproximarmos dos alunos neste período atípico de isolamento social, lançamos mão do uso de podcasts tanto para discutir conteúdos escolares quanto para falar acerca de atualidades e análises de contos. Além disso, criamos o Clube de Redação Criativa na escola e, a partir dele, os atendimentos virtuais aos alunos do Eja I para desenvolvimento da leitura e da compreensão textual. Apresentamos, aqui, quais os objetivos e os procedimentos adotados e quais reflexões foram suscitadas por meio de cada uma dessas experiências.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1570610.17058/signo.v46i85.15706Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 48-571982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706/pdf_1Copyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Medeiros, Priscila Thaiss da ConceiçãoPereira, Lidiane de Marins2021-01-28T19:12:39Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15706Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:39Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos |
title |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos |
spellingShingle |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição Ensino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II. |
title_short |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos |
title_full |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos |
title_fullStr |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos |
title_full_unstemmed |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos |
title_sort |
Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos |
author |
de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição |
author_facet |
de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição Pereira, Lidiane de Marins |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Lidiane de Marins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Medeiros, Priscila Thaiss da Conceição Pereira, Lidiane de Marins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II. |
topic |
Ensino de Português. Leitura e escrita. Eja e Ensino Fundamental II. |
description |
Este artigo visa a relatar as experiências de ensino de Língua Portuguesa vivenciadas em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia causada pelo coronavírus, com alunos de Eja I (anos iniciais) e com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com a necessidade de novas ferramentas para nos aproximarmos dos alunos neste período atípico de isolamento social, lançamos mão do uso de podcasts tanto para discutir conteúdos escolares quanto para falar acerca de atualidades e análises de contos. Além disso, criamos o Clube de Redação Criativa na escola e, a partir dele, os atendimentos virtuais aos alunos do Eja I para desenvolvimento da leitura e da compreensão textual. Apresentamos, aqui, quais os objetivos e os procedimentos adotados e quais reflexões foram suscitadas por meio de cada uma dessas experiências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706 10.17058/signo.v46i85.15706 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15706/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 48-57 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792432762880 |