Atividade epilinguística e o ensino de língua materna: um exercício com a conjunção "mas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wamser, Camila Arndt
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rezende, Letícia Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3715
Resumo: O texto discute a importância do trabalho com a atividade epilinguística, entendida como a própria atividade de linguagem, no ensino de língua materna. O conceito de atividade epilinguística que adotamos é o da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, elaborada pelo linguista francês Antoine Culioli. Com o intuito de delimitar o objeto de pesquisa e apresentar um modelo de atividade aplicado em sala de aula, trabalhamos com a conjunção adversativa mas, concebendo-a como marcador léxico-gramatical. O exercício foi aplicado a uma turma do sétimo ano da Escola Estadual Dr. Joaquim Batista, na cidade de Jaboticabal/SP. Como resultado do trabalho com a atividade epilinguística, os alunos tiveram condições de observar os mais variados contextos em que a marca aparece, bem como, compreender que as palavras não apresentam um significado estático. Além disso, esse trabalho permitiu aos alunos que construíssem seu próprio conhecimento e elaborassem uma gramática mais operacional e relevante.
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