Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque Barbosa, Maria do Rosário da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Silva, Érika Regina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16027
Resumo: Este artigo objetiva explicitar como um projeto didático promove o letramento multimodal no Ensino Fundamental, considerando a leitura de anúncios em vídeo e a produção de Comentários em sala de aula. Desenvolvido durante uma proposta de intervenção didática, promovida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Segue princípios teóricos e metodológicos da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), considerando o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, especificamente o Projeto Ler para Aprender (ROSE E MARTIN, 2012), adaptando-as à realidade brasileira, especialmente ao currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Estabelece-se um diálogo entre a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004) e a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), no que tange aos estudos da linguagem e à construção de significados. Foram utilizados dois anúncios em vídeo, divulgados na plataforma do YouTube e comentários escritos em sala de aula por estudantes do 9º do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa interpretativa, envolvendo oficinas pedagógicas que traduzem um temática do contexto social dos estudantes. Os resultados mostram que aprendizes do Ensino Fundamental mobilizam significados imagéticos para ler e produzir gêneros de textos e que as oficinas pedagógicas, sob a orientação da proposta do projeto Ler para Aprender, podem possibilitar o letramento multimodal e ampliar a construção de significados representacionais, interativos e composicionais e, dessa forma, garantir a formação crítica da leitura e da escrita em contextos escolares.
id UNISC-3_8ee0300b2a338c4d724cf3e094e5cccf
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/16027
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentárioLetramento multimodal. Construção de significados. Anúncio em vídeo. Comentários.Este artigo objetiva explicitar como um projeto didático promove o letramento multimodal no Ensino Fundamental, considerando a leitura de anúncios em vídeo e a produção de Comentários em sala de aula. Desenvolvido durante uma proposta de intervenção didática, promovida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Segue princípios teóricos e metodológicos da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), considerando o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, especificamente o Projeto Ler para Aprender (ROSE E MARTIN, 2012), adaptando-as à realidade brasileira, especialmente ao currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Estabelece-se um diálogo entre a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004) e a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), no que tange aos estudos da linguagem e à construção de significados. Foram utilizados dois anúncios em vídeo, divulgados na plataforma do YouTube e comentários escritos em sala de aula por estudantes do 9º do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa interpretativa, envolvendo oficinas pedagógicas que traduzem um temática do contexto social dos estudantes. Os resultados mostram que aprendizes do Ensino Fundamental mobilizam significados imagéticos para ler e produzir gêneros de textos e que as oficinas pedagógicas, sob a orientação da proposta do projeto Ler para Aprender, podem possibilitar o letramento multimodal e ampliar a construção de significados representacionais, interativos e composicionais e, dessa forma, garantir a formação crítica da leitura e da escrita em contextos escolares.Edunisc2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1602710.17058/signo.v46i86.16027Signo; v. 46 n. 86 (2021); 60-731982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16027/pdfCopyright (c) 2021 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque Barbosa, Maria do Rosário da SilvaSantos Silva, Érika Regina dos2022-08-15T12:38:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/16027Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2022-08-15T12:38:06Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
title Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
spellingShingle Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
Albuquerque Barbosa, Maria do Rosário da Silva
Letramento multimodal. Construção de significados. Anúncio em vídeo. Comentários.
title_short Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
title_full Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
title_fullStr Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
title_full_unstemmed Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
title_sort Ampliando o letramento escolar: da leitura de anúncios em vídeos e a produção de comentário
author Albuquerque Barbosa, Maria do Rosário da Silva
author_facet Albuquerque Barbosa, Maria do Rosário da Silva
Santos Silva, Érika Regina dos
author_role author
author2 Santos Silva, Érika Regina dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque Barbosa, Maria do Rosário da Silva
Santos Silva, Érika Regina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento multimodal. Construção de significados. Anúncio em vídeo. Comentários.
topic Letramento multimodal. Construção de significados. Anúncio em vídeo. Comentários.
description Este artigo objetiva explicitar como um projeto didático promove o letramento multimodal no Ensino Fundamental, considerando a leitura de anúncios em vídeo e a produção de Comentários em sala de aula. Desenvolvido durante uma proposta de intervenção didática, promovida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Segue princípios teóricos e metodológicos da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), considerando o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, especificamente o Projeto Ler para Aprender (ROSE E MARTIN, 2012), adaptando-as à realidade brasileira, especialmente ao currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Estabelece-se um diálogo entre a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004) e a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), no que tange aos estudos da linguagem e à construção de significados. Foram utilizados dois anúncios em vídeo, divulgados na plataforma do YouTube e comentários escritos em sala de aula por estudantes do 9º do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa interpretativa, envolvendo oficinas pedagógicas que traduzem um temática do contexto social dos estudantes. Os resultados mostram que aprendizes do Ensino Fundamental mobilizam significados imagéticos para ler e produzir gêneros de textos e que as oficinas pedagógicas, sob a orientação da proposta do projeto Ler para Aprender, podem possibilitar o letramento multimodal e ampliar a construção de significados representacionais, interativos e composicionais e, dessa forma, garantir a formação crítica da leitura e da escrita em contextos escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16027
10.17058/signo.v46i86.16027
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16027
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i86.16027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16027/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 86 (2021); 60-73
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792454782976