Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzer, Cristiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cecchin, Anidene de Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891
Resumo: Este trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico.
id UNISC-3_94e362c1fcd7bff5ef846e3c31accc77
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15891
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcionalPedagogia de GêneroCiclo de Ensino e AprendizagemRelato biográficoIdeaçãoAvaliatividadeEste trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico.Edunisc2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1589110.17058/signo.v46i86.15891Signo; v. 46 n. 86 (2021); 23-411982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891/pdfCopyright (c) 2021 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuzer, CristianeCecchin, Anidene de Siqueira2022-08-15T12:38:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15891Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2022-08-15T12:38:06Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
title Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
spellingShingle Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
Fuzer, Cristiane
Pedagogia de Gênero
Ciclo de Ensino e Aprendizagem
Relato biográfico
Ideação
Avaliatividade
title_short Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
title_full Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
title_fullStr Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
title_full_unstemmed Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
title_sort Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
author Fuzer, Cristiane
author_facet Fuzer, Cristiane
Cecchin, Anidene de Siqueira
author_role author
author2 Cecchin, Anidene de Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuzer, Cristiane
Cecchin, Anidene de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de Gênero
Ciclo de Ensino e Aprendizagem
Relato biográfico
Ideação
Avaliatividade
topic Pedagogia de Gênero
Ciclo de Ensino e Aprendizagem
Relato biográfico
Ideação
Avaliatividade
description Este trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891
10.17058/signo.v46i86.15891
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i86.15891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 86 (2021); 23-41
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792444297216