Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891 |
Resumo: | Este trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico. |
id |
UNISC-3_94e362c1fcd7bff5ef846e3c31accc77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15891 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcionalPedagogia de GêneroCiclo de Ensino e AprendizagemRelato biográficoIdeaçãoAvaliatividadeEste trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico.Edunisc2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1589110.17058/signo.v46i86.15891Signo; v. 46 n. 86 (2021); 23-411982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891/pdfCopyright (c) 2021 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuzer, CristianeCecchin, Anidene de Siqueira2022-08-15T12:38:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15891Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2022-08-15T12:38:06Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional |
title |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional |
spellingShingle |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional Fuzer, Cristiane Pedagogia de Gênero Ciclo de Ensino e Aprendizagem Relato biográfico Ideação Avaliatividade |
title_short |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional |
title_full |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional |
title_fullStr |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional |
title_full_unstemmed |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional |
title_sort |
Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional |
author |
Fuzer, Cristiane |
author_facet |
Fuzer, Cristiane Cecchin, Anidene de Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Cecchin, Anidene de Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuzer, Cristiane Cecchin, Anidene de Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia de Gênero Ciclo de Ensino e Aprendizagem Relato biográfico Ideação Avaliatividade |
topic |
Pedagogia de Gênero Ciclo de Ensino e Aprendizagem Relato biográfico Ideação Avaliatividade |
description |
Este trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891 10.17058/signo.v46i86.15891 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i86.15891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15891/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 86 (2021); 23-41 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792444297216 |