Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Gustavo Estef Lino da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Andrea da Silva Marques, Pedrosa, Arthur Bruno Rodrigues, Villela, Mônica de Medeiros, Ruiz, Sônia Melo de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever os projetos digitais desenvolvidos em ambiente virtual pela equipe de língua inglesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, como meio de atendimento aos estudantes da educação básica do instituto durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os projetos digitais tiveram como fundamentação o Design Instrucional Contextualizado – DIC (FILLATRO, 2004; REIGELUTH, 1999), para a organização do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem e o Project Based Learning – PBL (BELL, 2010; BLUMENFELD, 1991; BLUMENFELD e KRAJCIK, 2006; BENDER, 2014), para a elaboração das unidades do projeto. O PBL preconiza a investigação e o incentivo à autonomia por meio de tarefas colaborativas sobre temas relevantes que culminam em um produto ou apresentação públicos e autênticos. O trabalho on-line possibilitou a reestruturação dos projetos em termos de divisão do trabalho, reorganização de cronograma e releitura dos papéis de professores e alunos. As atividades que compuseram as unidades dos projetos se configuraram em oportunidades de desenvolvimento de letramento digital, autonomia, aprofundamento do conhecimento multidisciplinar e de habilidades que os estudantes precisam usar e aplicar e serem também capazes de transferir para outros contextos no futuro.
id UNISC-3_c0e3eee615cb8ee5b62191615a031289
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15684
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemiaEnsino de Língua Inglesa na Educação BásicaPandemiaProject Based Learning (PBL)Design Instrucional Contextualizado (DIC).Este artigo tem como objetivo descrever os projetos digitais desenvolvidos em ambiente virtual pela equipe de língua inglesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, como meio de atendimento aos estudantes da educação básica do instituto durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os projetos digitais tiveram como fundamentação o Design Instrucional Contextualizado – DIC (FILLATRO, 2004; REIGELUTH, 1999), para a organização do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem e o Project Based Learning – PBL (BELL, 2010; BLUMENFELD, 1991; BLUMENFELD e KRAJCIK, 2006; BENDER, 2014), para a elaboração das unidades do projeto. O PBL preconiza a investigação e o incentivo à autonomia por meio de tarefas colaborativas sobre temas relevantes que culminam em um produto ou apresentação públicos e autênticos. O trabalho on-line possibilitou a reestruturação dos projetos em termos de divisão do trabalho, reorganização de cronograma e releitura dos papéis de professores e alunos. As atividades que compuseram as unidades dos projetos se configuraram em oportunidades de desenvolvimento de letramento digital, autonomia, aprofundamento do conhecimento multidisciplinar e de habilidades que os estudantes precisam usar e aplicar e serem também capazes de transferir para outros contextos no futuro.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1568410.17058/signo.v46i85.15684Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 134-1441982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Gustavo Estef Lino daRibeiro, Andrea da Silva MarquesPedrosa, Arthur Bruno RodriguesVillela, Mônica de MedeirosRuiz, Sônia Melo de Jesus2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15684Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
title Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
spellingShingle Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
Silveira, Gustavo Estef Lino da
Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica
Pandemia
Project Based Learning (PBL)
Design Instrucional Contextualizado (DIC).
title_short Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
title_full Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
title_fullStr Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
title_sort Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
author Silveira, Gustavo Estef Lino da
author_facet Silveira, Gustavo Estef Lino da
Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Pedrosa, Arthur Bruno Rodrigues
Villela, Mônica de Medeiros
Ruiz, Sônia Melo de Jesus
author_role author
author2 Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Pedrosa, Arthur Bruno Rodrigues
Villela, Mônica de Medeiros
Ruiz, Sônia Melo de Jesus
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Gustavo Estef Lino da
Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Pedrosa, Arthur Bruno Rodrigues
Villela, Mônica de Medeiros
Ruiz, Sônia Melo de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica
Pandemia
Project Based Learning (PBL)
Design Instrucional Contextualizado (DIC).
topic Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica
Pandemia
Project Based Learning (PBL)
Design Instrucional Contextualizado (DIC).
description Este artigo tem como objetivo descrever os projetos digitais desenvolvidos em ambiente virtual pela equipe de língua inglesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, como meio de atendimento aos estudantes da educação básica do instituto durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os projetos digitais tiveram como fundamentação o Design Instrucional Contextualizado – DIC (FILLATRO, 2004; REIGELUTH, 1999), para a organização do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem e o Project Based Learning – PBL (BELL, 2010; BLUMENFELD, 1991; BLUMENFELD e KRAJCIK, 2006; BENDER, 2014), para a elaboração das unidades do projeto. O PBL preconiza a investigação e o incentivo à autonomia por meio de tarefas colaborativas sobre temas relevantes que culminam em um produto ou apresentação públicos e autênticos. O trabalho on-line possibilitou a reestruturação dos projetos em termos de divisão do trabalho, reorganização de cronograma e releitura dos papéis de professores e alunos. As atividades que compuseram as unidades dos projetos se configuraram em oportunidades de desenvolvimento de letramento digital, autonomia, aprofundamento do conhecimento multidisciplinar e de habilidades que os estudantes precisam usar e aplicar e serem também capazes de transferir para outros contextos no futuro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684
10.17058/signo.v46i85.15684
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 134-144
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792426471424