Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever os projetos digitais desenvolvidos em ambiente virtual pela equipe de língua inglesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, como meio de atendimento aos estudantes da educação básica do instituto durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os projetos digitais tiveram como fundamentação o Design Instrucional Contextualizado – DIC (FILLATRO, 2004; REIGELUTH, 1999), para a organização do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem e o Project Based Learning – PBL (BELL, 2010; BLUMENFELD, 1991; BLUMENFELD e KRAJCIK, 2006; BENDER, 2014), para a elaboração das unidades do projeto. O PBL preconiza a investigação e o incentivo à autonomia por meio de tarefas colaborativas sobre temas relevantes que culminam em um produto ou apresentação públicos e autênticos. O trabalho on-line possibilitou a reestruturação dos projetos em termos de divisão do trabalho, reorganização de cronograma e releitura dos papéis de professores e alunos. As atividades que compuseram as unidades dos projetos se configuraram em oportunidades de desenvolvimento de letramento digital, autonomia, aprofundamento do conhecimento multidisciplinar e de habilidades que os estudantes precisam usar e aplicar e serem também capazes de transferir para outros contextos no futuro. |
id |
UNISC-3_c0e3eee615cb8ee5b62191615a031289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15684 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemiaEnsino de Língua Inglesa na Educação BásicaPandemiaProject Based Learning (PBL)Design Instrucional Contextualizado (DIC).Este artigo tem como objetivo descrever os projetos digitais desenvolvidos em ambiente virtual pela equipe de língua inglesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, como meio de atendimento aos estudantes da educação básica do instituto durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os projetos digitais tiveram como fundamentação o Design Instrucional Contextualizado – DIC (FILLATRO, 2004; REIGELUTH, 1999), para a organização do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem e o Project Based Learning – PBL (BELL, 2010; BLUMENFELD, 1991; BLUMENFELD e KRAJCIK, 2006; BENDER, 2014), para a elaboração das unidades do projeto. O PBL preconiza a investigação e o incentivo à autonomia por meio de tarefas colaborativas sobre temas relevantes que culminam em um produto ou apresentação públicos e autênticos. O trabalho on-line possibilitou a reestruturação dos projetos em termos de divisão do trabalho, reorganização de cronograma e releitura dos papéis de professores e alunos. As atividades que compuseram as unidades dos projetos se configuraram em oportunidades de desenvolvimento de letramento digital, autonomia, aprofundamento do conhecimento multidisciplinar e de habilidades que os estudantes precisam usar e aplicar e serem também capazes de transferir para outros contextos no futuro.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1568410.17058/signo.v46i85.15684Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 134-1441982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Gustavo Estef Lino daRibeiro, Andrea da Silva MarquesPedrosa, Arthur Bruno RodriguesVillela, Mônica de MedeirosRuiz, Sônia Melo de Jesus2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15684Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia |
title |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia Silveira, Gustavo Estef Lino da Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica Pandemia Project Based Learning (PBL) Design Instrucional Contextualizado (DIC). |
title_short |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia |
title_full |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia |
title_sort |
Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia |
author |
Silveira, Gustavo Estef Lino da |
author_facet |
Silveira, Gustavo Estef Lino da Ribeiro, Andrea da Silva Marques Pedrosa, Arthur Bruno Rodrigues Villela, Mônica de Medeiros Ruiz, Sônia Melo de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Andrea da Silva Marques Pedrosa, Arthur Bruno Rodrigues Villela, Mônica de Medeiros Ruiz, Sônia Melo de Jesus |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Gustavo Estef Lino da Ribeiro, Andrea da Silva Marques Pedrosa, Arthur Bruno Rodrigues Villela, Mônica de Medeiros Ruiz, Sônia Melo de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica Pandemia Project Based Learning (PBL) Design Instrucional Contextualizado (DIC). |
topic |
Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica Pandemia Project Based Learning (PBL) Design Instrucional Contextualizado (DIC). |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever os projetos digitais desenvolvidos em ambiente virtual pela equipe de língua inglesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, como meio de atendimento aos estudantes da educação básica do instituto durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os projetos digitais tiveram como fundamentação o Design Instrucional Contextualizado – DIC (FILLATRO, 2004; REIGELUTH, 1999), para a organização do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem e o Project Based Learning – PBL (BELL, 2010; BLUMENFELD, 1991; BLUMENFELD e KRAJCIK, 2006; BENDER, 2014), para a elaboração das unidades do projeto. O PBL preconiza a investigação e o incentivo à autonomia por meio de tarefas colaborativas sobre temas relevantes que culminam em um produto ou apresentação públicos e autênticos. O trabalho on-line possibilitou a reestruturação dos projetos em termos de divisão do trabalho, reorganização de cronograma e releitura dos papéis de professores e alunos. As atividades que compuseram as unidades dos projetos se configuraram em oportunidades de desenvolvimento de letramento digital, autonomia, aprofundamento do conhecimento multidisciplinar e de habilidades que os estudantes precisam usar e aplicar e serem também capazes de transferir para outros contextos no futuro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684 10.17058/signo.v46i85.15684 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15684/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 134-144 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792426471424 |