Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15688 |
Resumo: | A crise sanitária causada pela COVID19, que se instalou no mundo em inícios de 2020, significou a real e urgente necessidade de busca por novos caminhos, adaptando métodos e teorias, a fim de que o processo educacional formal, apesar do fechamento das instituições, tanto no nível de educação básica quanto no superior, pudesse ter continuidade. Diante desse cenário, como fazer funcionar a prática de uma educação humanista (Freire, 1996; Pacheco, 2014; Aloni, 2011; Leite, 2015) sem o espaço físico potencializador das relações humanas e, portanto, sem o contato físico entre os sujeitos da aprendizagem? O desafio estava posto. A insegurança e os medos que o momento vivido denotavam, não foram obstáculos suficientes para que professores, pais e estudantes paralisassem diante das demandas que o “novo normal” nos exigia. Todos fomos convocados a nos reinventarmos. E, atendendo a tal convocação, duas professoras universitárias, de essência e práticas humanistas e que prezam pela construção social e coletiva do conhecimento, se adaptaram, planejaram e colocaram em prática, na modalidade remota, a oficina "Propostas didático-pedagógicas em Espanhol como LE: domínios linguístico, social e cognitivo e o gênero ficcional, sob o olhar de uma abordagem humanista", com carga horária total de 30 horas e destinada aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol/Literaturas da UFRRJ. O presente artigo tratará dessa experiência, desde seu planejamento, passando pelo seu desenvolvimento e culminando na avaliação crítica acerca do processo. Além disso, também serão explicitados os conteúdos teóricos e práticos que fundamentam o objetivo da oficina: atualizar os licenciandos, futuros professores de língua espanhola e ou portuguesa e suas respectivas literaturas, dentro de uma perspectiva didático-metodológica consolidada pelo trato equânime dos domínios linguístico, social e cognitivo, somados à abordagem humanista da educação. |
id |
UNISC-3_c8a4ce6fec330cfee9c3de0262276885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15688 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJPandemiaeducação humanistaEspanhol como LEA crise sanitária causada pela COVID19, que se instalou no mundo em inícios de 2020, significou a real e urgente necessidade de busca por novos caminhos, adaptando métodos e teorias, a fim de que o processo educacional formal, apesar do fechamento das instituições, tanto no nível de educação básica quanto no superior, pudesse ter continuidade. Diante desse cenário, como fazer funcionar a prática de uma educação humanista (Freire, 1996; Pacheco, 2014; Aloni, 2011; Leite, 2015) sem o espaço físico potencializador das relações humanas e, portanto, sem o contato físico entre os sujeitos da aprendizagem? O desafio estava posto. A insegurança e os medos que o momento vivido denotavam, não foram obstáculos suficientes para que professores, pais e estudantes paralisassem diante das demandas que o “novo normal” nos exigia. Todos fomos convocados a nos reinventarmos. E, atendendo a tal convocação, duas professoras universitárias, de essência e práticas humanistas e que prezam pela construção social e coletiva do conhecimento, se adaptaram, planejaram e colocaram em prática, na modalidade remota, a oficina "Propostas didático-pedagógicas em Espanhol como LE: domínios linguístico, social e cognitivo e o gênero ficcional, sob o olhar de uma abordagem humanista", com carga horária total de 30 horas e destinada aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol/Literaturas da UFRRJ. O presente artigo tratará dessa experiência, desde seu planejamento, passando pelo seu desenvolvimento e culminando na avaliação crítica acerca do processo. Além disso, também serão explicitados os conteúdos teóricos e práticos que fundamentam o objetivo da oficina: atualizar os licenciandos, futuros professores de língua espanhola e ou portuguesa e suas respectivas literaturas, dentro de uma perspectiva didático-metodológica consolidada pelo trato equânime dos domínios linguístico, social e cognitivo, somados à abordagem humanista da educação.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1568810.17058/signo.v46i85.15688Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 239-2471982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15688/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZoletti, Debora Ribeiro LopesPinto, Maristela da Silva2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15688Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ |
title |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ |
spellingShingle |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ Zoletti, Debora Ribeiro Lopes Pandemia educação humanista Espanhol como LE |
title_short |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ |
title_full |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ |
title_fullStr |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ |
title_full_unstemmed |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ |
title_sort |
Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ |
author |
Zoletti, Debora Ribeiro Lopes |
author_facet |
Zoletti, Debora Ribeiro Lopes Pinto, Maristela da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Maristela da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zoletti, Debora Ribeiro Lopes Pinto, Maristela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia educação humanista Espanhol como LE |
topic |
Pandemia educação humanista Espanhol como LE |
description |
A crise sanitária causada pela COVID19, que se instalou no mundo em inícios de 2020, significou a real e urgente necessidade de busca por novos caminhos, adaptando métodos e teorias, a fim de que o processo educacional formal, apesar do fechamento das instituições, tanto no nível de educação básica quanto no superior, pudesse ter continuidade. Diante desse cenário, como fazer funcionar a prática de uma educação humanista (Freire, 1996; Pacheco, 2014; Aloni, 2011; Leite, 2015) sem o espaço físico potencializador das relações humanas e, portanto, sem o contato físico entre os sujeitos da aprendizagem? O desafio estava posto. A insegurança e os medos que o momento vivido denotavam, não foram obstáculos suficientes para que professores, pais e estudantes paralisassem diante das demandas que o “novo normal” nos exigia. Todos fomos convocados a nos reinventarmos. E, atendendo a tal convocação, duas professoras universitárias, de essência e práticas humanistas e que prezam pela construção social e coletiva do conhecimento, se adaptaram, planejaram e colocaram em prática, na modalidade remota, a oficina "Propostas didático-pedagógicas em Espanhol como LE: domínios linguístico, social e cognitivo e o gênero ficcional, sob o olhar de uma abordagem humanista", com carga horária total de 30 horas e destinada aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol/Literaturas da UFRRJ. O presente artigo tratará dessa experiência, desde seu planejamento, passando pelo seu desenvolvimento e culminando na avaliação crítica acerca do processo. Além disso, também serão explicitados os conteúdos teóricos e práticos que fundamentam o objetivo da oficina: atualizar os licenciandos, futuros professores de língua espanhola e ou portuguesa e suas respectivas literaturas, dentro de uma perspectiva didático-metodológica consolidada pelo trato equânime dos domínios linguístico, social e cognitivo, somados à abordagem humanista da educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15688 10.17058/signo.v46i85.15688 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15688 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15688/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 239-247 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792428568576 |