Competências digitais e práticas de ensino de PLE a hispanofalantes em contexto universitário online de emergência
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15668 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos quatro recursos didáticos virtuais configurados para a exposição de conteúdos, interação, colaboração e avaliação em atividades de português como língua estrangeira (PLE) a hispanofalantes numa universidade pública chilena. A descrição e o emprego desses recursos são associados ao contexto institucional e aos resultados de aprendizagem estabelecidos por suas grades curriculares. Nosso objetivo é explorar como o desenho e a realização das atividades para o ensino de PLE impacta o processo de letramento digital, tanto em relação a professores como em relação a estudantes. Para isso, consideramos pesquisas publicadas acerca do emprego das TIC´s no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras nos últimos 20 anos (PAIVA, 2001; LEFFA, 2006; GRABE & GRABE, 2005; TOUR, 2015; RODRIGUES, MUENCHOW & RIBAS, 2017), destacando suas implicações na relação com os materiais didáticos, com o planejamento das aulas, com a interação e com a multidimensionalidade característica de cenários em linha. Reconhecemos que, ao longo do tempo, termos como blended learning e aprendizagem online passaram a ser comuns para professores e estudantes, embora dependentes de seus interesses e competências digitais. De forma urgente e acelerada o ano 2020, marca uma mudança com relação ao uso das TIC´s nas práticas educativas em geral, devido ao estabelecimento do ensino remoto de emergência vivenciado durante a pandemia do Sars-CoV-2. Precisamente, nossas reflexões apontam à forma em que, a partir desse contexto, instalam-se e projetam-se transformações na educação terciária de línguas estrangeiras em condições menos emergenciais, demandando o desenvolvimento de competências digitais de alunos e de professores. |
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Competências digitais e práticas de ensino de PLE a hispanofalantes em contexto universitário online de emergênciaCompetências digitaisPLE a hispanofalantesEnsino remoto de emergênciaNeste artigo, apresentamos quatro recursos didáticos virtuais configurados para a exposição de conteúdos, interação, colaboração e avaliação em atividades de português como língua estrangeira (PLE) a hispanofalantes numa universidade pública chilena. A descrição e o emprego desses recursos são associados ao contexto institucional e aos resultados de aprendizagem estabelecidos por suas grades curriculares. Nosso objetivo é explorar como o desenho e a realização das atividades para o ensino de PLE impacta o processo de letramento digital, tanto em relação a professores como em relação a estudantes. Para isso, consideramos pesquisas publicadas acerca do emprego das TIC´s no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras nos últimos 20 anos (PAIVA, 2001; LEFFA, 2006; GRABE & GRABE, 2005; TOUR, 2015; RODRIGUES, MUENCHOW & RIBAS, 2017), destacando suas implicações na relação com os materiais didáticos, com o planejamento das aulas, com a interação e com a multidimensionalidade característica de cenários em linha. Reconhecemos que, ao longo do tempo, termos como blended learning e aprendizagem online passaram a ser comuns para professores e estudantes, embora dependentes de seus interesses e competências digitais. De forma urgente e acelerada o ano 2020, marca uma mudança com relação ao uso das TIC´s nas práticas educativas em geral, devido ao estabelecimento do ensino remoto de emergência vivenciado durante a pandemia do Sars-CoV-2. Precisamente, nossas reflexões apontam à forma em que, a partir desse contexto, instalam-se e projetam-se transformações na educação terciária de línguas estrangeiras em condições menos emergenciais, demandando o desenvolvimento de competências digitais de alunos e de professores.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1566810.17058/signo.v46i85.15668Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 70-821982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15668/pdf_1Copyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ana Laura dos Santos2021-01-28T19:12:39Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15668Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:39Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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