Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675 |
Resumo: | Com a suspensão das atividades educacionais em escolas e universidades decorrente da pandemia do COVID-19 e do consequente isolamento social em 2020, muitos professores e aprendizes foram confrontados pela primeira vez com a modalidade de ensino e aprendizagem online. O presente artigo objetiva trazer uma reflexão sobre a adaptação do curso presencial de idiomas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), mais especificamente do curso de alemão, para a modalidade à distância. Para tanto, é necessário conceituar o ensino remoto e as diferenças metodológicas entre essa modalidade e a educação à distância em contexto brasileiro. À luz do conceito de metodologias ativas de Moran (2015), será apresentado o contexto em que se deu a adaptação do curso presencial de alemão na UNICENTRO para a modalidade online, além das ferramentas e plataformas utilizadas ao longo do semestre letivo. As opiniões dos aprendizes matriculados nesse curso foram coletadas através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e geraram os dados ora apresentados, nos quais percebe-se uma adaptação majoritariamente positiva ao formato adotado para as aulas remotas. |
id |
UNISC-3_ef1b0d78230a9d4689fe08ff034363d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15675 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativasLíngua alemãEnsino de língua estrangeiraEnsino remoto emergencialMetodologias ativas.Com a suspensão das atividades educacionais em escolas e universidades decorrente da pandemia do COVID-19 e do consequente isolamento social em 2020, muitos professores e aprendizes foram confrontados pela primeira vez com a modalidade de ensino e aprendizagem online. O presente artigo objetiva trazer uma reflexão sobre a adaptação do curso presencial de idiomas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), mais especificamente do curso de alemão, para a modalidade à distância. Para tanto, é necessário conceituar o ensino remoto e as diferenças metodológicas entre essa modalidade e a educação à distância em contexto brasileiro. À luz do conceito de metodologias ativas de Moran (2015), será apresentado o contexto em que se deu a adaptação do curso presencial de alemão na UNICENTRO para a modalidade online, além das ferramentas e plataformas utilizadas ao longo do semestre letivo. As opiniões dos aprendizes matriculados nesse curso foram coletadas através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e geraram os dados ora apresentados, nos quais percebe-se uma adaptação majoritariamente positiva ao formato adotado para as aulas remotas.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1567510.17058/signo.v46i85.15675Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 170-1791982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia D'Avila Menezes, Raquel2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15675Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas |
title |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas |
spellingShingle |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas Garcia D'Avila Menezes, Raquel Língua alemã Ensino de língua estrangeira Ensino remoto emergencial Metodologias ativas. |
title_short |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas |
title_full |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas |
title_fullStr |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas |
title_full_unstemmed |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas |
title_sort |
Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas |
author |
Garcia D'Avila Menezes, Raquel |
author_facet |
Garcia D'Avila Menezes, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia D'Avila Menezes, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua alemã Ensino de língua estrangeira Ensino remoto emergencial Metodologias ativas. |
topic |
Língua alemã Ensino de língua estrangeira Ensino remoto emergencial Metodologias ativas. |
description |
Com a suspensão das atividades educacionais em escolas e universidades decorrente da pandemia do COVID-19 e do consequente isolamento social em 2020, muitos professores e aprendizes foram confrontados pela primeira vez com a modalidade de ensino e aprendizagem online. O presente artigo objetiva trazer uma reflexão sobre a adaptação do curso presencial de idiomas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), mais especificamente do curso de alemão, para a modalidade à distância. Para tanto, é necessário conceituar o ensino remoto e as diferenças metodológicas entre essa modalidade e a educação à distância em contexto brasileiro. À luz do conceito de metodologias ativas de Moran (2015), será apresentado o contexto em que se deu a adaptação do curso presencial de alemão na UNICENTRO para a modalidade online, além das ferramentas e plataformas utilizadas ao longo do semestre letivo. As opiniões dos aprendizes matriculados nesse curso foram coletadas através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e geraram os dados ora apresentados, nos quais percebe-se uma adaptação majoritariamente positiva ao formato adotado para as aulas remotas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675 10.17058/signo.v46i85.15675 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 170-179 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792423325696 |