Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia D'Avila Menezes, Raquel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675
Resumo: Com a suspensão das atividades educacionais em escolas e universidades decorrente da pandemia do COVID-19 e do consequente isolamento social em 2020, muitos professores e aprendizes foram confrontados pela primeira vez com a modalidade de ensino e aprendizagem online. O presente artigo objetiva trazer uma reflexão sobre a adaptação do curso presencial de idiomas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), mais especificamente do curso de alemão, para a modalidade à distância. Para tanto, é necessário conceituar o ensino remoto e as diferenças metodológicas entre essa modalidade e a educação à distância em contexto brasileiro. À luz do conceito de metodologias ativas de Moran (2015), será apresentado o contexto em que se deu a adaptação do curso presencial de alemão na UNICENTRO para a modalidade online, além das ferramentas e plataformas utilizadas ao longo do semestre letivo. As opiniões dos aprendizes matriculados nesse curso foram coletadas através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e geraram os dados ora apresentados, nos quais percebe-se uma adaptação majoritariamente positiva ao formato adotado para as aulas remotas.
id UNISC-3_ef1b0d78230a9d4689fe08ff034363d9
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15675
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativasLíngua alemãEnsino de língua estrangeiraEnsino remoto emergencialMetodologias ativas.Com a suspensão das atividades educacionais em escolas e universidades decorrente da pandemia do COVID-19 e do consequente isolamento social em 2020, muitos professores e aprendizes foram confrontados pela primeira vez com a modalidade de ensino e aprendizagem online. O presente artigo objetiva trazer uma reflexão sobre a adaptação do curso presencial de idiomas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), mais especificamente do curso de alemão, para a modalidade à distância. Para tanto, é necessário conceituar o ensino remoto e as diferenças metodológicas entre essa modalidade e a educação à distância em contexto brasileiro. À luz do conceito de metodologias ativas de Moran (2015), será apresentado o contexto em que se deu a adaptação do curso presencial de alemão na UNICENTRO para a modalidade online, além das ferramentas e plataformas utilizadas ao longo do semestre letivo. As opiniões dos aprendizes matriculados nesse curso foram coletadas através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e geraram os dados ora apresentados, nos quais percebe-se uma adaptação majoritariamente positiva ao formato adotado para as aulas remotas.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1567510.17058/signo.v46i85.15675Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 170-1791982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia D'Avila Menezes, Raquel2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15675Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
title Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
spellingShingle Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
Garcia D'Avila Menezes, Raquel
Língua alemã
Ensino de língua estrangeira
Ensino remoto emergencial
Metodologias ativas.
title_short Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
title_full Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
title_fullStr Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
title_full_unstemmed Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
title_sort Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas
author Garcia D'Avila Menezes, Raquel
author_facet Garcia D'Avila Menezes, Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia D'Avila Menezes, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Língua alemã
Ensino de língua estrangeira
Ensino remoto emergencial
Metodologias ativas.
topic Língua alemã
Ensino de língua estrangeira
Ensino remoto emergencial
Metodologias ativas.
description Com a suspensão das atividades educacionais em escolas e universidades decorrente da pandemia do COVID-19 e do consequente isolamento social em 2020, muitos professores e aprendizes foram confrontados pela primeira vez com a modalidade de ensino e aprendizagem online. O presente artigo objetiva trazer uma reflexão sobre a adaptação do curso presencial de idiomas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), mais especificamente do curso de alemão, para a modalidade à distância. Para tanto, é necessário conceituar o ensino remoto e as diferenças metodológicas entre essa modalidade e a educação à distância em contexto brasileiro. À luz do conceito de metodologias ativas de Moran (2015), será apresentado o contexto em que se deu a adaptação do curso presencial de alemão na UNICENTRO para a modalidade online, além das ferramentas e plataformas utilizadas ao longo do semestre letivo. As opiniões dos aprendizes matriculados nesse curso foram coletadas através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e geraram os dados ora apresentados, nos quais percebe-se uma adaptação majoritariamente positiva ao formato adotado para as aulas remotas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675
10.17058/signo.v46i85.15675
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15675/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 170-179
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792423325696