Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
DOI: | 10.17058/signo.v46i85.15672 |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15672 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir desafios impostos pelo distanciamento social em tempos de pandemia do COVID-19 no desenvolvimento inicial da leitura em crianças. Mais especificamente, discutiremos os processos envolvidos na aprendizagem da leitura, as dificuldades e os transtornos mais comuns relacionados a esse processo, relacionando-os aos desafios a serem enfrentados num contexto de ensino não-presencial. Discutiremos o cenário que se apresenta e como ele impacta nas questões relacionadas ao período inicial de ensino e aprendizagem da leitura. Em tempos de pandemia e distanciamento social, é necessária uma ação conjunta, contínua e eficiente entre professores, pais e governos, visto que a orientação da criança para a construção da consciência da relação grafema-fonema, a estimulação para práticas de leitura e a criação de um espaço privilegiado para a leitura são condições essenciais para o seu desenvolvimento. |
id |
UNISC-3_f4de7be9a6aae4260848db7399485deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15672 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
spelling |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em criançasaprendizagem da leituradificuldades de leituratranstornos de aprendizagempandemiaEste artigo tem por objetivo discutir desafios impostos pelo distanciamento social em tempos de pandemia do COVID-19 no desenvolvimento inicial da leitura em crianças. Mais especificamente, discutiremos os processos envolvidos na aprendizagem da leitura, as dificuldades e os transtornos mais comuns relacionados a esse processo, relacionando-os aos desafios a serem enfrentados num contexto de ensino não-presencial. Discutiremos o cenário que se apresenta e como ele impacta nas questões relacionadas ao período inicial de ensino e aprendizagem da leitura. Em tempos de pandemia e distanciamento social, é necessária uma ação conjunta, contínua e eficiente entre professores, pais e governos, visto que a orientação da criança para a construção da consciência da relação grafema-fonema, a estimulação para práticas de leitura e a criação de um espaço privilegiado para a leitura são condições essenciais para o seu desenvolvimento.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1567210.17058/signo.v46i85.15672Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 58-691982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15672/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Letícia PriscilaHübner, Lilian Cristine2021-08-02T19:36:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15672Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-08-02T19:36:51Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças |
title |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças |
spellingShingle |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças Pacheco, Letícia Priscila aprendizagem da leitura dificuldades de leitura transtornos de aprendizagem pandemia Pacheco, Letícia Priscila aprendizagem da leitura dificuldades de leitura transtornos de aprendizagem pandemia |
title_short |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças |
title_full |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças |
title_fullStr |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças |
title_full_unstemmed |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças |
title_sort |
Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças |
author |
Pacheco, Letícia Priscila |
author_facet |
Pacheco, Letícia Priscila Pacheco, Letícia Priscila Hübner, Lilian Cristine Hübner, Lilian Cristine |
author_role |
author |
author2 |
Hübner, Lilian Cristine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Letícia Priscila Hübner, Lilian Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem da leitura dificuldades de leitura transtornos de aprendizagem pandemia |
topic |
aprendizagem da leitura dificuldades de leitura transtornos de aprendizagem pandemia |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir desafios impostos pelo distanciamento social em tempos de pandemia do COVID-19 no desenvolvimento inicial da leitura em crianças. Mais especificamente, discutiremos os processos envolvidos na aprendizagem da leitura, as dificuldades e os transtornos mais comuns relacionados a esse processo, relacionando-os aos desafios a serem enfrentados num contexto de ensino não-presencial. Discutiremos o cenário que se apresenta e como ele impacta nas questões relacionadas ao período inicial de ensino e aprendizagem da leitura. Em tempos de pandemia e distanciamento social, é necessária uma ação conjunta, contínua e eficiente entre professores, pais e governos, visto que a orientação da criança para a construção da consciência da relação grafema-fonema, a estimulação para práticas de leitura e a criação de um espaço privilegiado para a leitura são condições essenciais para o seu desenvolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15672 10.17058/signo.v46i85.15672 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15672 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15672/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 58-69 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1822181765886771201 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15672 |