Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Vinícius Marques da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Batista, Angelina [UNESP], Tancler, Lívia Paschoal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141594
Resumo: Durante o ano de 2013 foi realizado o projeto intitulado “Alfabetização e construção da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, numa escola municipal de Botucatu - SP. O projeto teve como objetivo auxiliar alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental no desenvolvimento de suas competências linguísticas, para que eles pudessem obter sucesso na leitura e escrita, uma vez que alguns deles, por razões diversas, não conseguiram se alfabetizar no período previsto para isso nas atividades escolares. Tomamos como ponto de partida as dificuldades de cada aluno e trabalhamos para que eles melhorassem seus desempenhos em relação à escrita e leitura. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados materiais didáticos de uso escolar corrente, lúdicos e textos para atender a dificuldade de cada criança envolvida. Entre estes materiais estavam jogos de memória, contos para ler e interpretar e brincadeiras que favorecessem o aprendizado da leitura e escrita. O resultado do trabalho foi satisfatório, pois pudemos perceber o interesse dos alunos em realizar as atividades e o desempenho bem sucedido deles. Os alunos aprenderam a prestar mais atenção naquilo que escreviam, conseguindo, inclusive, corrigir os erros que cometiam durante a execução dos exercícios propostos. Passaram a ler com mais facilidade e, alguns, ficaram menos inibidos de expor ideias e realizar a leitura na frente dos demais. O projeto foi produtivo e obtivemos sucesso porque atendeu as crianças em suas dificuldades e deu a elas oportunidade de se expressarem melhor, se comunicarem com mais propriedade e de ter maior domínio da língua, sem falar na melhoria do desempenho em sala de aula, com notas mais elevadas.
id UNSP_aaf189af90d74a1f506fd598b0fb8f2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141594
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagemAlfabetizaçãoLeitura e escritaDificuldades de aprendizagemDurante o ano de 2013 foi realizado o projeto intitulado “Alfabetização e construção da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, numa escola municipal de Botucatu - SP. O projeto teve como objetivo auxiliar alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental no desenvolvimento de suas competências linguísticas, para que eles pudessem obter sucesso na leitura e escrita, uma vez que alguns deles, por razões diversas, não conseguiram se alfabetizar no período previsto para isso nas atividades escolares. Tomamos como ponto de partida as dificuldades de cada aluno e trabalhamos para que eles melhorassem seus desempenhos em relação à escrita e leitura. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados materiais didáticos de uso escolar corrente, lúdicos e textos para atender a dificuldade de cada criança envolvida. Entre estes materiais estavam jogos de memória, contos para ler e interpretar e brincadeiras que favorecessem o aprendizado da leitura e escrita. O resultado do trabalho foi satisfatório, pois pudemos perceber o interesse dos alunos em realizar as atividades e o desempenho bem sucedido deles. Os alunos aprenderam a prestar mais atenção naquilo que escreviam, conseguindo, inclusive, corrigir os erros que cometiam durante a execução dos exercícios propostos. Passaram a ler com mais facilidade e, alguns, ficaram menos inibidos de expor ideias e realizar a leitura na frente dos demais. O projeto foi produtivo e obtivemos sucesso porque atendeu as crianças em suas dificuldades e deu a elas oportunidade de se expressarem melhor, se comunicarem com mais propriedade e de ter maior domínio da língua, sem falar na melhoria do desempenho em sala de aula, com notas mais elevadas.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Vinícius Marques da [UNESP]Batista, Angelina [UNESP]Tancler, Lívia Paschoal [UNESP]2016-07-19T12:59:39Z2016-07-19T12:59:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6764-6771application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6764-67712357-7819http://hdl.handle.net/11449/141594ISSN2357-7819-2014-6764-6771.pdf7437410467757543porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:28:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141594Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:28:24.094319Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
title Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
spellingShingle Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
Cruz, Vinícius Marques da [UNESP]
Alfabetização
Leitura e escrita
Dificuldades de aprendizagem
title_short Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
title_full Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
title_fullStr Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
title_full_unstemmed Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
title_sort Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem
author Cruz, Vinícius Marques da [UNESP]
author_facet Cruz, Vinícius Marques da [UNESP]
Batista, Angelina [UNESP]
Tancler, Lívia Paschoal [UNESP]
author_role author
author2 Batista, Angelina [UNESP]
Tancler, Lívia Paschoal [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Vinícius Marques da [UNESP]
Batista, Angelina [UNESP]
Tancler, Lívia Paschoal [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura e escrita
Dificuldades de aprendizagem
topic Alfabetização
Leitura e escrita
Dificuldades de aprendizagem
description Durante o ano de 2013 foi realizado o projeto intitulado “Alfabetização e construção da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, numa escola municipal de Botucatu - SP. O projeto teve como objetivo auxiliar alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental no desenvolvimento de suas competências linguísticas, para que eles pudessem obter sucesso na leitura e escrita, uma vez que alguns deles, por razões diversas, não conseguiram se alfabetizar no período previsto para isso nas atividades escolares. Tomamos como ponto de partida as dificuldades de cada aluno e trabalhamos para que eles melhorassem seus desempenhos em relação à escrita e leitura. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados materiais didáticos de uso escolar corrente, lúdicos e textos para atender a dificuldade de cada criança envolvida. Entre estes materiais estavam jogos de memória, contos para ler e interpretar e brincadeiras que favorecessem o aprendizado da leitura e escrita. O resultado do trabalho foi satisfatório, pois pudemos perceber o interesse dos alunos em realizar as atividades e o desempenho bem sucedido deles. Os alunos aprenderam a prestar mais atenção naquilo que escreviam, conseguindo, inclusive, corrigir os erros que cometiam durante a execução dos exercícios propostos. Passaram a ler com mais facilidade e, alguns, ficaram menos inibidos de expor ideias e realizar a leitura na frente dos demais. O projeto foi produtivo e obtivemos sucesso porque atendeu as crianças em suas dificuldades e deu a elas oportunidade de se expressarem melhor, se comunicarem com mais propriedade e de ter maior domínio da língua, sem falar na melhoria do desempenho em sala de aula, com notas mais elevadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:39Z
2016-07-19T12:59:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6764-6771
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141594
ISSN2357-7819-2014-6764-6771.pdf
7437410467757543
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141594
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6764-6771
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6764-6771.pdf
7437410467757543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6764-6771
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129429502689280