Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765 |
Resumo: | Como forma de refletir sobre o ensino no contexto pandêmico, este trabalho objetiva realizar uma leitura crítico-reflexiva de uma proposta de ensino formalizada em um projeto interdisciplinar construído para o III segmento da EJA do Ensino Médio por professores da área de linguagens de uma escola pública. Como ancoragem teórica, a investigação assume o diálogo com trabalhos que abordam a questão do ensino de EJA (ARROYO, 2006; CAPUCHO, 2012), a pedagogia dos projetos (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, VENTURA, 2017) e a interdisciplinaridade (SOUZA; FAZENDA, 2017; PERNAMBUCO et al., 2013; dentre outros). O exame do projeto interdisciplinar recortado para estudo assume um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa. A análise realizada aponta que diante de tantas novidades, demandas e habilidades a serem desenvolvidas por professores e alunos no contexto pandêmico, a realização de um projeto interdisciplinar na EJA com os propósitos pretendidos constitui-se um desafio para o qual a superação de possíveis percalços em sua execução pode resultar não apenas da concepção mediante o trabalho coletivo, mas sobretudo da formação teórica de cada professor para planejar e adequar processos de ensino e de aprendizagem bem delineados, consistentes e exequíveis. |
id |
UNISC-3_f6f65f6f57ad178eeab8b6b99d01c156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15765 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexivaComo forma de refletir sobre o ensino no contexto pandêmico, este trabalho objetiva realizar uma leitura crítico-reflexiva de uma proposta de ensino formalizada em um projeto interdisciplinar construído para o III segmento da EJA do Ensino Médio por professores da área de linguagens de uma escola pública. Como ancoragem teórica, a investigação assume o diálogo com trabalhos que abordam a questão do ensino de EJA (ARROYO, 2006; CAPUCHO, 2012), a pedagogia dos projetos (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, VENTURA, 2017) e a interdisciplinaridade (SOUZA; FAZENDA, 2017; PERNAMBUCO et al., 2013; dentre outros). O exame do projeto interdisciplinar recortado para estudo assume um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa. A análise realizada aponta que diante de tantas novidades, demandas e habilidades a serem desenvolvidas por professores e alunos no contexto pandêmico, a realização de um projeto interdisciplinar na EJA com os propósitos pretendidos constitui-se um desafio para o qual a superação de possíveis percalços em sua execução pode resultar não apenas da concepção mediante o trabalho coletivo, mas sobretudo da formação teórica de cada professor para planejar e adequar processos de ensino e de aprendizagem bem delineados, consistentes e exequíveis.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1576510.17058/signo.v46i85.15765Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 180-1921982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Wanderleya MagnaVieira da Silva, FranciscoRocha Bessa, José Cezinaldo2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15765Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva |
title |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva |
spellingShingle |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva Alves, Wanderleya Magna |
title_short |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva |
title_full |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva |
title_fullStr |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva |
title_full_unstemmed |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva |
title_sort |
Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva |
author |
Alves, Wanderleya Magna |
author_facet |
Alves, Wanderleya Magna Vieira da Silva, Francisco Rocha Bessa, José Cezinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Vieira da Silva, Francisco Rocha Bessa, José Cezinaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Wanderleya Magna Vieira da Silva, Francisco Rocha Bessa, José Cezinaldo |
description |
Como forma de refletir sobre o ensino no contexto pandêmico, este trabalho objetiva realizar uma leitura crítico-reflexiva de uma proposta de ensino formalizada em um projeto interdisciplinar construído para o III segmento da EJA do Ensino Médio por professores da área de linguagens de uma escola pública. Como ancoragem teórica, a investigação assume o diálogo com trabalhos que abordam a questão do ensino de EJA (ARROYO, 2006; CAPUCHO, 2012), a pedagogia dos projetos (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, VENTURA, 2017) e a interdisciplinaridade (SOUZA; FAZENDA, 2017; PERNAMBUCO et al., 2013; dentre outros). O exame do projeto interdisciplinar recortado para estudo assume um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa. A análise realizada aponta que diante de tantas novidades, demandas e habilidades a serem desenvolvidas por professores e alunos no contexto pandêmico, a realização de um projeto interdisciplinar na EJA com os propósitos pretendidos constitui-se um desafio para o qual a superação de possíveis percalços em sua execução pode resultar não apenas da concepção mediante o trabalho coletivo, mas sobretudo da formação teórica de cada professor para planejar e adequar processos de ensino e de aprendizagem bem delineados, consistentes e exequíveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765 10.17058/signo.v46i85.15765 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 180-192 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792438005760 |