Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Wanderleya Magna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira da Silva, Francisco, Rocha Bessa, José Cezinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765
Resumo: Como forma de refletir sobre o ensino no contexto pandêmico, este trabalho objetiva realizar uma leitura crítico-reflexiva de uma proposta de ensino formalizada em um projeto interdisciplinar construído para o III segmento da EJA do Ensino Médio por professores da área de linguagens de uma escola pública. Como ancoragem teórica, a investigação assume o diálogo com trabalhos que abordam a questão do ensino de EJA (ARROYO, 2006; CAPUCHO, 2012), a pedagogia dos projetos (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, VENTURA, 2017) e a interdisciplinaridade (SOUZA; FAZENDA, 2017; PERNAMBUCO et al., 2013; dentre outros). O exame do projeto interdisciplinar recortado para estudo assume um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa. A análise realizada aponta que diante de tantas novidades, demandas e habilidades a serem desenvolvidas por professores e alunos no contexto pandêmico, a realização de um projeto interdisciplinar na EJA com os propósitos pretendidos constitui-se um desafio para o qual a superação de possíveis percalços em sua execução pode resultar não apenas da concepção mediante o trabalho coletivo, mas sobretudo da formação teórica de cada professor para planejar e adequar processos de ensino e de aprendizagem bem delineados, consistentes e exequíveis.
id UNISC-3_f6f65f6f57ad178eeab8b6b99d01c156
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15765
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexivaComo forma de refletir sobre o ensino no contexto pandêmico, este trabalho objetiva realizar uma leitura crítico-reflexiva de uma proposta de ensino formalizada em um projeto interdisciplinar construído para o III segmento da EJA do Ensino Médio por professores da área de linguagens de uma escola pública. Como ancoragem teórica, a investigação assume o diálogo com trabalhos que abordam a questão do ensino de EJA (ARROYO, 2006; CAPUCHO, 2012), a pedagogia dos projetos (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, VENTURA, 2017) e a interdisciplinaridade (SOUZA; FAZENDA, 2017; PERNAMBUCO et al., 2013; dentre outros). O exame do projeto interdisciplinar recortado para estudo assume um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa. A análise realizada aponta que diante de tantas novidades, demandas e habilidades a serem desenvolvidas por professores e alunos no contexto pandêmico, a realização de um projeto interdisciplinar na EJA com os propósitos pretendidos constitui-se um desafio para o qual a superação de possíveis percalços em sua execução pode resultar não apenas da concepção mediante o trabalho coletivo, mas sobretudo da formação teórica de cada professor para planejar e adequar processos de ensino e de aprendizagem bem delineados, consistentes e exequíveis.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1576510.17058/signo.v46i85.15765Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 180-1921982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Wanderleya MagnaVieira da Silva, FranciscoRocha Bessa, José Cezinaldo2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15765Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
title Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
spellingShingle Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
Alves, Wanderleya Magna
title_short Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
title_full Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
title_fullStr Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
title_full_unstemmed Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
title_sort Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva
author Alves, Wanderleya Magna
author_facet Alves, Wanderleya Magna
Vieira da Silva, Francisco
Rocha Bessa, José Cezinaldo
author_role author
author2 Vieira da Silva, Francisco
Rocha Bessa, José Cezinaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Wanderleya Magna
Vieira da Silva, Francisco
Rocha Bessa, José Cezinaldo
description Como forma de refletir sobre o ensino no contexto pandêmico, este trabalho objetiva realizar uma leitura crítico-reflexiva de uma proposta de ensino formalizada em um projeto interdisciplinar construído para o III segmento da EJA do Ensino Médio por professores da área de linguagens de uma escola pública. Como ancoragem teórica, a investigação assume o diálogo com trabalhos que abordam a questão do ensino de EJA (ARROYO, 2006; CAPUCHO, 2012), a pedagogia dos projetos (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, VENTURA, 2017) e a interdisciplinaridade (SOUZA; FAZENDA, 2017; PERNAMBUCO et al., 2013; dentre outros). O exame do projeto interdisciplinar recortado para estudo assume um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa. A análise realizada aponta que diante de tantas novidades, demandas e habilidades a serem desenvolvidas por professores e alunos no contexto pandêmico, a realização de um projeto interdisciplinar na EJA com os propósitos pretendidos constitui-se um desafio para o qual a superação de possíveis percalços em sua execução pode resultar não apenas da concepção mediante o trabalho coletivo, mas sobretudo da formação teórica de cada professor para planejar e adequar processos de ensino e de aprendizagem bem delineados, consistentes e exequíveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765
10.17058/signo.v46i85.15765
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15765/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 180-192
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792438005760