Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lima, Elieuza Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215
http://hdl.handle.net/11449/106824
Resumo: Este artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano.
id UNSP_3f7d33aa483a13570d1dc825fab562b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106824
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-culturalInterdisciplinary Action in Halls of EJA: the projects work in the light of focus-cultural historyInterdisciplinaridade em EJAMetodologia de ProjetosEnfoque Histórico-CulturalEste artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano.This article aims to discuss the organization of work teaching in classrooms of Pejão (Program of Education for Youth and Adult - Unesp - Linda) through the Work Projects, which underlie actions from the perspective of interdisciplinary Theory History-Culture. Pointing to the pedagogical implications of this conception of education, considering the formation of educating young adults and forth the use of time and space for education, production of knowledge, the procedure to information given to school subjects, the development / implementation / development / evaluation of projects of interdisciplinary work in the light of the focus vygotiskiano. Therefore, our gaze is theoretical and methodological back-up for a particular context: the classes of its shares in EJA interdisciplinary. Discuss such issues as follows: the first section, we present the general theory, discussing key concepts such as mediation, activity, learning, development, and then inserted the actions of students and educators of EJA. In a second section, we draw some lessons of that theory, to (re) present and (re) thinking projects in the EJA, resignified and resizing them by vygotiskiano bias.UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de MaríliaUniversidade Federal de UberlândiaUNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Lima, Elieuza Aparecida de2014-06-24T19:53:37Z2014-06-24T19:53:37Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106824ISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf57029629824143660000-0002-4957-6356Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:46:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106824Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:46:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
Interdisciplinary Action in Halls of EJA: the projects work in the light of focus-cultural history
title Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
spellingShingle Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Interdisciplinaridade em EJA
Metodologia de Projetos
Enfoque Histórico-Cultural
title_short Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
title_full Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
title_fullStr Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
title_full_unstemmed Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
title_sort Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
author Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
author_facet Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Lima, Elieuza Aparecida de
author_role author
author2 Lima, Elieuza Aparecida de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Lima, Elieuza Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade em EJA
Metodologia de Projetos
Enfoque Histórico-Cultural
topic Interdisciplinaridade em EJA
Metodologia de Projetos
Enfoque Histórico-Cultural
description Este artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-30
2014-06-24T19:53:37Z
2014-06-24T19:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106824
ISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf
5702962982414366
0000-0002-4957-6356
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215
http://hdl.handle.net/11449/106824
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.
1981-8106
ISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf
5702962982414366
0000-0002-4957-6356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962452642594816