Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215 http://hdl.handle.net/11449/106824 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano. |
id |
UNSP_3f7d33aa483a13570d1dc825fab562b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106824 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-culturalInterdisciplinary Action in Halls of EJA: the projects work in the light of focus-cultural historyInterdisciplinaridade em EJAMetodologia de ProjetosEnfoque Histórico-CulturalEste artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano.This article aims to discuss the organization of work teaching in classrooms of Pejão (Program of Education for Youth and Adult - Unesp - Linda) through the Work Projects, which underlie actions from the perspective of interdisciplinary Theory History-Culture. Pointing to the pedagogical implications of this conception of education, considering the formation of educating young adults and forth the use of time and space for education, production of knowledge, the procedure to information given to school subjects, the development / implementation / development / evaluation of projects of interdisciplinary work in the light of the focus vygotiskiano. Therefore, our gaze is theoretical and methodological back-up for a particular context: the classes of its shares in EJA interdisciplinary. Discuss such issues as follows: the first section, we present the general theory, discussing key concepts such as mediation, activity, learning, development, and then inserted the actions of students and educators of EJA. In a second section, we draw some lessons of that theory, to (re) present and (re) thinking projects in the EJA, resignified and resizing them by vygotiskiano bias.UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de MaríliaUniversidade Federal de UberlândiaUNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Lima, Elieuza Aparecida de2014-06-24T19:53:37Z2014-06-24T19:53:37Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106824ISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf57029629824143660000-0002-4957-6356Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106824Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural Interdisciplinary Action in Halls of EJA: the projects work in the light of focus-cultural history |
title |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural |
spellingShingle |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Interdisciplinaridade em EJA Metodologia de Projetos Enfoque Histórico-Cultural |
title_short |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural |
title_full |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural |
title_fullStr |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural |
title_sort |
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural |
author |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] |
author_facet |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Lima, Elieuza Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Elieuza Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Lima, Elieuza Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade em EJA Metodologia de Projetos Enfoque Histórico-Cultural |
topic |
Interdisciplinaridade em EJA Metodologia de Projetos Enfoque Histórico-Cultural |
description |
Este artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-30 2014-06-24T19:53:37Z 2014-06-24T19:53:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215 Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106824 ISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf 5702962982414366 0000-0002-4957-6356 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215 http://hdl.handle.net/11449/106824 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009. 1981-8106 ISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf 5702962982414366 0000-0002-4957-6356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128216120950784 |