Processos fonológicos consonantais na aquisição da classe verbal irregular do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Tamires Pereira Duarte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Borges, Veridiana Pereira, Mazzaferro, Gabriela Tornquist
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13570
Resumo: O presente estudo tem como foco analisar como crianças em fase de aquisição do sistema verbal irregular do PB (Português Brasileiro) aplicam os processos fonológicos consonantais diante de conjugações verbais irregulares e qual a relação desses processos com a aquisição verbal do português. Para isso, selecionou-se o total de nove verbos, que foram avaliados segundo a aplicação de um instrumento, criado especificamente para esta pesquisa. Participaram da coleta de dados 16 crianças, falantes nativas de PB, estudantes de 1º ao 4º ano, na faixa etária de 06 a 09 anos de idade, todos alfabetizados. A partir das possibilidades de análise, entende-se que a aquisição do sistema verbal irregular do PB pode ser considerada como tardia, motivada, especialmente, pela presença de alternâncias consonantais nos radicais de suas flexões, as quais operam na língua com processos fonológicos consonantais.
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