Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos do CEPE |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/12149 |
Resumo: | O presente artigo O presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento do mercado de franquias no Brasil, entre 2003 e 2017, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais crescem no último ano. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se os seguintes indicadores: faturamento anual, número de redes franqueadoras e de unidades franqueadas, e número de empregos diretos. Também se avalia o faturamento trimestral por segmentos desse setor no ano de 2017. O estudo concluiu que o mercado de franquias manteve crescimento contínuo ao longo do período analisado, no tocante ao faturamento, ao número de unidades e de empregos diretos, apesar de exibirem taxas decrescentes nos últimos dois anos. Contudo, o número de rede franqueadores apresentou queda, sobretudo, nos três últimos anos, em função da retração da atividade econômica no país. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2017, em ordem de grandeza, foram Moda, Serviços Automotivos e Limpeza e Conservação. Todos com taxas superiores a vinte por cento ao ano, apesar de tais segmentos não corresponderem às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor. |
id |
UNISC-5_11b83dee9d20f05dc78901826949907b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/12149 |
network_acronym_str |
UNISC-5 |
network_name_str |
Estudos do CEPE |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017franquiasmercadoempreendedorismoO presente artigo O presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento do mercado de franquias no Brasil, entre 2003 e 2017, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais crescem no último ano. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se os seguintes indicadores: faturamento anual, número de redes franqueadoras e de unidades franqueadas, e número de empregos diretos. Também se avalia o faturamento trimestral por segmentos desse setor no ano de 2017. O estudo concluiu que o mercado de franquias manteve crescimento contínuo ao longo do período analisado, no tocante ao faturamento, ao número de unidades e de empregos diretos, apesar de exibirem taxas decrescentes nos últimos dois anos. Contudo, o número de rede franqueadores apresentou queda, sobretudo, nos três últimos anos, em função da retração da atividade econômica no país. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2017, em ordem de grandeza, foram Moda, Serviços Automotivos e Limpeza e Conservação. Todos com taxas superiores a vinte por cento ao ano, apesar de tais segmentos não corresponderem às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor.Universidade de Santa Cruz do Sul2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1214910.17058/cepe.v0i0.12149Estudos do CEPE; n. 47 (2018): Janeiro/Junho; 131-1441982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/12149/7561Copyright (c) 2018 Estudos do CEPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Julio Cesar deScarinci, Rodrigo Drebes2019-04-03T18:59:08Zoai:ojs.online.unisc.br:article/12149Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2019-04-03T18:59:08Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 |
title |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 |
spellingShingle |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 Oliveira, Julio Cesar de franquias mercado empreendedorismo |
title_short |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 |
title_full |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 |
title_fullStr |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 |
title_full_unstemmed |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 |
title_sort |
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017 |
author |
Oliveira, Julio Cesar de |
author_facet |
Oliveira, Julio Cesar de Scarinci, Rodrigo Drebes |
author_role |
author |
author2 |
Scarinci, Rodrigo Drebes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Julio Cesar de Scarinci, Rodrigo Drebes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
franquias mercado empreendedorismo |
topic |
franquias mercado empreendedorismo |
description |
O presente artigo O presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento do mercado de franquias no Brasil, entre 2003 e 2017, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais crescem no último ano. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se os seguintes indicadores: faturamento anual, número de redes franqueadoras e de unidades franqueadas, e número de empregos diretos. Também se avalia o faturamento trimestral por segmentos desse setor no ano de 2017. O estudo concluiu que o mercado de franquias manteve crescimento contínuo ao longo do período analisado, no tocante ao faturamento, ao número de unidades e de empregos diretos, apesar de exibirem taxas decrescentes nos últimos dois anos. Contudo, o número de rede franqueadores apresentou queda, sobretudo, nos três últimos anos, em função da retração da atividade econômica no país. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2017, em ordem de grandeza, foram Moda, Serviços Automotivos e Limpeza e Conservação. Todos com taxas superiores a vinte por cento ao ano, apesar de tais segmentos não corresponderem às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/12149 10.17058/cepe.v0i0.12149 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/12149 |
identifier_str_mv |
10.17058/cepe.v0i0.12149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/12149/7561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Estudos do CEPE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Estudos do CEPE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos do CEPE; n. 47 (2018): Janeiro/Junho; 131-144 1982-6729 reponame:Estudos do CEPE instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Estudos do CEPE |
collection |
Estudos do CEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com |
_version_ |
1800219514399358976 |