RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS HORIZONTAIS E FORMAÇÃO DE VALOR EM REDES DE AGRONEGÓCIOS: O CASO DE UMA REDE DE FLORICULTURAS
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Estudos do CEPE |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1904 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de valor nos relacionamentos interorganizacionais horizontais (em rede) no agronegócio de flores e plantas ornamentais em Santa Cruz do Sul - RS. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório onde o método investigativo empregado foi o estudo de caso, constituído pela Rede Aflor. A coleta dos dados operou-se por meio de entrevistas com o principal gestor de cada uma das organizações que formam essa rede. A análise do caso sustenta-se em um modelo teórico que apresenta o processo de formação de valor através do relacionamento entre organizações como sendo composto ou caracterizado pela presença e atuação de elementos de valor transacional e elementos de valor relacional. Os primeiros associados a atributos de caráter objetivo e os segundos com um maior nível de subjetividade e complexidade sendo que cooperação, confiança, compensação, comunicação, compartilhamento e comprometimento, figuram como elementos básicos da formação de valor relacional. |
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RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS HORIZONTAIS E FORMAÇÃO DE VALOR EM REDES DE AGRONEGÓCIOS: O CASO DE UMA REDE DE FLORICULTURASFormação de Valor – Agronegócios – Relacionamentos Interorganizacionais – Redes - FloresO artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de valor nos relacionamentos interorganizacionais horizontais (em rede) no agronegócio de flores e plantas ornamentais em Santa Cruz do Sul - RS. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório onde o método investigativo empregado foi o estudo de caso, constituído pela Rede Aflor. A coleta dos dados operou-se por meio de entrevistas com o principal gestor de cada uma das organizações que formam essa rede. A análise do caso sustenta-se em um modelo teórico que apresenta o processo de formação de valor através do relacionamento entre organizações como sendo composto ou caracterizado pela presença e atuação de elementos de valor transacional e elementos de valor relacional. Os primeiros associados a atributos de caráter objetivo e os segundos com um maior nível de subjetividade e complexidade sendo que cooperação, confiança, compensação, comunicação, compartilhamento e comprometimento, figuram como elementos básicos da formação de valor relacional.Universidade de Santa Cruz do Sul2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/190410.17058/cepe.v0i34.1904Estudos do CEPE; Nº 34 - Julho/Dezembro 2011; 34-681982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1904/1683Begnis, Heron Sergio MoreiraAlievi, Rejane MariaEstivalete, Vania de Fátima Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:18Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1904Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2024-05-27T15:01:18Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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