Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Begnis, Heron Sérgio Moreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pedroso, Eugênio Avila, Estivalete, Vânia de Fátima Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1086
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12900
Resumo: This work is a result of a research on the process of training value that constitutes the foundation over which articulate the interorganizational relations present in the agribusiness production chains. These are comprised of distinct organizations united by a relational component not yet well explained by the existing approaches. The main objective consists of the search for a better understanding of how the construction process of interorganizational relations are established under the perspective of value creation. The research was developed using the milk production chain in Rio Grande do Sul, Brazil. As results, we highlight that the market relations differ from the long-term partnerships formed within the milk production chain regarding the performance of transactional and relational value elements. The first are more significant in market relations, and the relational value elements constitute the foundation of long-term partnerships.
id UFLA_4c5033c08d5fdddd89f1ac41ae0c2c42
oai_identifier_str oai:localhost:1/12900
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do SulMarket Relations and Long-Term Partnerships Under the Perspective of Value Creation: the Case of the Milk Production Chain in Rio Grande do Sul, BrazilRelacionamentos interorganizacionaisValor relacionalMercado - ConfiançaInterorganizational relationshipsRelational valueMarket - TrustThis work is a result of a research on the process of training value that constitutes the foundation over which articulate the interorganizational relations present in the agribusiness production chains. These are comprised of distinct organizations united by a relational component not yet well explained by the existing approaches. The main objective consists of the search for a better understanding of how the construction process of interorganizational relations are established under the perspective of value creation. The research was developed using the milk production chain in Rio Grande do Sul, Brazil. As results, we highlight that the market relations differ from the long-term partnerships formed within the milk production chain regarding the performance of transactional and relational value elements. The first are more significant in market relations, and the relational value elements constitute the foundation of long-term partnerships.Este trabalho resultou de uma pesquisa sobre o processo de formação de valor que constitui a base sobre a qual se articulam os relacionamentos interorganizacionais presentes nas cadeias produtivas agronegociais. Elas, por sua vez, compõem-se de diferentes organizações unidas por um componente relacional ainda não muito bem explicado pelas abordagens existentes. O objetivo central consiste na busca de um maior entendimento de como se estabelece o processo de construção de relacionamentos interorganizacionais sob a ótica da formação valor. A pesquisa desenvolveu-se na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Como resultado, destaca-se que os relacionamentos de mercado diferem das parcerias de longo prazo, formadas no interior da cadeia produtiva do leite, quanto à atuação de elementos de valor transacional e relacional; os primeiros são mais significativos nos relacionamentos de mercado e os elementos de valor relacional constituem a base das parcerias de longo prazo.Organizações Rurais & Agroindustriais2016-03-182017-05-09T19:35:02Z2017-05-09T19:35:02Z2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1086BEGNIS, H. S. M.; PEDROSO, E. A.; ESTIVALETE, V. de F. B. Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 4, p. 445-460, mar. 2016.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12900Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 17, n. 4 (2015)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1086/504Begnis, Heron Sérgio MoreiraPedroso, Eugênio AvilaEstivalete, Vânia de Fátima Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-03T14:49:46Zoai:localhost:1/12900Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-03-03T14:49:46Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
Market Relations and Long-Term Partnerships Under the Perspective of Value Creation: the Case of the Milk Production Chain in Rio Grande do Sul, Brazil
title Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
spellingShingle Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
Begnis, Heron Sérgio Moreira
Relacionamentos interorganizacionais
Valor relacional
Mercado - Confiança
Interorganizational relationships
Relational value
Market - Trust
title_short Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_full Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_fullStr Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_sort Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
author Begnis, Heron Sérgio Moreira
author_facet Begnis, Heron Sérgio Moreira
Pedroso, Eugênio Avila
Estivalete, Vânia de Fátima Barros
author_role author
author2 Pedroso, Eugênio Avila
Estivalete, Vânia de Fátima Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Begnis, Heron Sérgio Moreira
Pedroso, Eugênio Avila
Estivalete, Vânia de Fátima Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamentos interorganizacionais
Valor relacional
Mercado - Confiança
Interorganizational relationships
Relational value
Market - Trust
topic Relacionamentos interorganizacionais
Valor relacional
Mercado - Confiança
Interorganizational relationships
Relational value
Market - Trust
description This work is a result of a research on the process of training value that constitutes the foundation over which articulate the interorganizational relations present in the agribusiness production chains. These are comprised of distinct organizations united by a relational component not yet well explained by the existing approaches. The main objective consists of the search for a better understanding of how the construction process of interorganizational relations are established under the perspective of value creation. The research was developed using the milk production chain in Rio Grande do Sul, Brazil. As results, we highlight that the market relations differ from the long-term partnerships formed within the milk production chain regarding the performance of transactional and relational value elements. The first are more significant in market relations, and the relational value elements constitute the foundation of long-term partnerships.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-18
2017-05-09T19:35:02Z
2017-05-09T19:35:02Z
2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1086
BEGNIS, H. S. M.; PEDROSO, E. A.; ESTIVALETE, V. de F. B. Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 4, p. 445-460, mar. 2016.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12900
url http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1086
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12900
identifier_str_mv BEGNIS, H. S. M.; PEDROSO, E. A.; ESTIVALETE, V. de F. B. Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor: o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 4, p. 445-460, mar. 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1086/504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
dc.source.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 17, n. 4 (2015)
2238-6890
1517-3879
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439272485847040