Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434 |
Resumo: | A educação profissional no Brasil é associada à formação de mão-de-obra, aos trabalhadores, desde seus primórdios estava reservada às camadas “pobres da população”, ligada a formação de uma civilização de trabalhadores. A história da educação profissional também é a dos que têm consciência de que nunca acessaram a escola, o emprego, a moradia e pensam que não podem desejar muito, afinal, “deus quis assim”, “fazer o quê, eu sempre fui pobre”, “não vai ser agora que vai mudar”, entre outros depoimentos. Analisa-se a ideia segundo a qual a escola contribui de alguma forma para reduzir a exclusão social, exemplificando com os casos concretos do Instituto Federal de Educação Tecnológica na Restinga/Porto Alegre e o MST e sua luta por uma Educação Profissional para os Trabalhadores do Campo. |
id |
UNISINOS-3_098c1c43bb53529e27e001a8d2a710f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10434 |
network_acronym_str |
UNISINOS-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.Educação. Trabalhadores. Consciência.A educação profissional no Brasil é associada à formação de mão-de-obra, aos trabalhadores, desde seus primórdios estava reservada às camadas “pobres da população”, ligada a formação de uma civilização de trabalhadores. A história da educação profissional também é a dos que têm consciência de que nunca acessaram a escola, o emprego, a moradia e pensam que não podem desejar muito, afinal, “deus quis assim”, “fazer o quê, eu sempre fui pobre”, “não vai ser agora que vai mudar”, entre outros depoimentos. Analisa-se a ideia segundo a qual a escola contribui de alguma forma para reduzir a exclusão social, exemplificando com os casos concretos do Instituto Federal de Educação Tecnológica na Restinga/Porto Alegre e o MST e sua luta por uma Educação Profissional para os Trabalhadores do Campo.Editora da FURG2015-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 3 n. 5 (2011): RBHCS 5 (Jan-Jun/2011)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434/6780Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarçal, Fábio AzambujaHoff, MárcioRodrigues, Marga MüllerMachado, Rita de CássiaMorigi, Valter2020-04-24T02:59:07Zoai:periodicos.furg.br:article/10434Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:07Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. |
title |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. |
spellingShingle |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. Marçal, Fábio Azambuja Educação. Trabalhadores. Consciência. |
title_short |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. |
title_full |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. |
title_fullStr |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. |
title_full_unstemmed |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. |
title_sort |
Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. |
author |
Marçal, Fábio Azambuja |
author_facet |
Marçal, Fábio Azambuja Hoff, Márcio Rodrigues, Marga Müller Machado, Rita de Cássia Morigi, Valter |
author_role |
author |
author2 |
Hoff, Márcio Rodrigues, Marga Müller Machado, Rita de Cássia Morigi, Valter |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marçal, Fábio Azambuja Hoff, Márcio Rodrigues, Marga Müller Machado, Rita de Cássia Morigi, Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Trabalhadores. Consciência. |
topic |
Educação. Trabalhadores. Consciência. |
description |
A educação profissional no Brasil é associada à formação de mão-de-obra, aos trabalhadores, desde seus primórdios estava reservada às camadas “pobres da população”, ligada a formação de uma civilização de trabalhadores. A história da educação profissional também é a dos que têm consciência de que nunca acessaram a escola, o emprego, a moradia e pensam que não podem desejar muito, afinal, “deus quis assim”, “fazer o quê, eu sempre fui pobre”, “não vai ser agora que vai mudar”, entre outros depoimentos. Analisa-se a ideia segundo a qual a escola contribui de alguma forma para reduzir a exclusão social, exemplificando com os casos concretos do Instituto Federal de Educação Tecnológica na Restinga/Porto Alegre e o MST e sua luta por uma Educação Profissional para os Trabalhadores do Campo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434 |
url |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434/6780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 3 n. 5 (2011): RBHCS 5 (Jan-Jun/2011) 2175-3423 reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcs.cardozo@gmail.com |
_version_ |
1800218830165770240 |