Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Fábio Azambuja
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hoff, Márcio, Rodrigues, Marga Müller, Machado, Rita de Cássia, Morigi, Valter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434
Resumo: A educação profissional no Brasil é associada à formação de mão-de-obra, aos trabalhadores, desde seus primórdios estava reservada às camadas “pobres da população”, ligada a formação de uma civilização de trabalhadores. A história da educação profissional também é a dos que têm consciência de que nunca acessaram a escola, o emprego, a moradia e pensam que não podem desejar muito, afinal, “deus quis assim”, “fazer o quê, eu sempre fui pobre”, “não vai ser agora que vai mudar”, entre outros depoimentos. Analisa-se a ideia segundo a qual a escola contribui de alguma forma para reduzir a exclusão social, exemplificando com os casos concretos do Instituto Federal de Educação Tecnológica na Restinga/Porto Alegre e o MST e sua luta por uma Educação Profissional para os Trabalhadores do Campo.
id UNISINOS-3_098c1c43bb53529e27e001a8d2a710f8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10434
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.Educação. Trabalhadores. Consciência.A educação profissional no Brasil é associada à formação de mão-de-obra, aos trabalhadores, desde seus primórdios estava reservada às camadas “pobres da população”, ligada a formação de uma civilização de trabalhadores. A história da educação profissional também é a dos que têm consciência de que nunca acessaram a escola, o emprego, a moradia e pensam que não podem desejar muito, afinal, “deus quis assim”, “fazer o quê, eu sempre fui pobre”, “não vai ser agora que vai mudar”, entre outros depoimentos. Analisa-se a ideia segundo a qual a escola contribui de alguma forma para reduzir a exclusão social, exemplificando com os casos concretos do Instituto Federal de Educação Tecnológica na Restinga/Porto Alegre e o MST e sua luta por uma Educação Profissional para os Trabalhadores do Campo.Editora da FURG2015-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 3 n. 5 (2011): RBHCS 5 (Jan-Jun/2011)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434/6780Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarçal, Fábio AzambujaHoff, MárcioRodrigues, Marga MüllerMachado, Rita de CássiaMorigi, Valter2020-04-24T02:59:07Zoai:periodicos.furg.br:article/10434Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:07Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
title Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
spellingShingle Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
Marçal, Fábio Azambuja
Educação. Trabalhadores. Consciência.
title_short Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
title_full Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
title_fullStr Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
title_full_unstemmed Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
title_sort Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.
author Marçal, Fábio Azambuja
author_facet Marçal, Fábio Azambuja
Hoff, Márcio
Rodrigues, Marga Müller
Machado, Rita de Cássia
Morigi, Valter
author_role author
author2 Hoff, Márcio
Rodrigues, Marga Müller
Machado, Rita de Cássia
Morigi, Valter
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Fábio Azambuja
Hoff, Márcio
Rodrigues, Marga Müller
Machado, Rita de Cássia
Morigi, Valter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Trabalhadores. Consciência.
topic Educação. Trabalhadores. Consciência.
description A educação profissional no Brasil é associada à formação de mão-de-obra, aos trabalhadores, desde seus primórdios estava reservada às camadas “pobres da população”, ligada a formação de uma civilização de trabalhadores. A história da educação profissional também é a dos que têm consciência de que nunca acessaram a escola, o emprego, a moradia e pensam que não podem desejar muito, afinal, “deus quis assim”, “fazer o quê, eu sempre fui pobre”, “não vai ser agora que vai mudar”, entre outros depoimentos. Analisa-se a ideia segundo a qual a escola contribui de alguma forma para reduzir a exclusão social, exemplificando com os casos concretos do Instituto Federal de Educação Tecnológica na Restinga/Porto Alegre e o MST e sua luta por uma Educação Profissional para os Trabalhadores do Campo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10434/6780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 3 n. 5 (2011): RBHCS 5 (Jan-Jun/2011)
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830165770240