A “mocidade brasileira” em formação: concepções e investimentos sobre os corpos jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/12063 |
Resumo: | Durante as décadas de 1930 e 1940 no Brasil, discursos que tinham como foco a infância e a juventude oriundos de dois campos diferentes se encontravam na intenção de formar corpos fortes, dóceis e disciplinados. A Educação Física oferecia uma visão militarizada no âmbito do estado autoritário e de seu projeto de construção nacional. Somava-se a isso o discurso dos primeiros médicos do trabalho que colocava em evidência a necessidade de cuidar e proteger os organismos em formação de crianças e jovens cuja presença nas fábricas exigia cuidados específicos. A partir dos investimentos sobre o físico, pretendia-se modelar o seu caráter. A disciplinarização do corpo levaria à do espírito, à obediência e ao controle da vontade. |
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A “mocidade brasileira” em formação: concepções e investimentos sobre os corpos jovensCorpos-jovens-nacionalismo-disciplinarizaçãoInvestimentos sobre os corpos juvenis nas décadas de 1930 e 1940 no BrasilDurante as décadas de 1930 e 1940 no Brasil, discursos que tinham como foco a infância e a juventude oriundos de dois campos diferentes se encontravam na intenção de formar corpos fortes, dóceis e disciplinados. A Educação Física oferecia uma visão militarizada no âmbito do estado autoritário e de seu projeto de construção nacional. Somava-se a isso o discurso dos primeiros médicos do trabalho que colocava em evidência a necessidade de cuidar e proteger os organismos em formação de crianças e jovens cuja presença nas fábricas exigia cuidados específicos. A partir dos investimentos sobre o físico, pretendia-se modelar o seu caráter. A disciplinarização do corpo levaria à do espírito, à obediência e ao controle da vontade.Editora da FURG2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1206310.14295/rbhcs.v12i24.12063Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 12 n. 24 (2020): História e Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina (Jul-Dez/2020); 93-1182175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/12063/8349Copyright (c) 2020 Sonia Deus Rodrigues Bercitohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBercito, Sonia Deus Rodrigues2020-12-11T18:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/12063Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-12-11T18:58:50Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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Durante as décadas de 1930 e 1940 no Brasil, discursos que tinham como foco a infância e a juventude oriundos de dois campos diferentes se encontravam na intenção de formar corpos fortes, dóceis e disciplinados. A Educação Física oferecia uma visão militarizada no âmbito do estado autoritário e de seu projeto de construção nacional. Somava-se a isso o discurso dos primeiros médicos do trabalho que colocava em evidência a necessidade de cuidar e proteger os organismos em formação de crianças e jovens cuja presença nas fábricas exigia cuidados específicos. A partir dos investimentos sobre o físico, pretendia-se modelar o seu caráter. A disciplinarização do corpo levaria à do espírito, à obediência e ao controle da vontade. |
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