Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Denize Terezinha Leal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10868
Resumo: A Freguesia da Madre de Deus de Porto Alegre teve seu povoamento fomentado, sobretudo, por uma necessidade geopolítica imposta pelos conflitos armados com a Coroa espanhola. Todavia, as circunstâncias de instabilidade territorial e política entre as Coroas Ibéricas impulsionou medidas por parte lusitanas, entre elas a mobilização de homens e mulheres em direção a ocupação das áreas meridionais. É justamente neste contexto que compreende o período de formação da localidade entre 1772 a 1822 que pretendemos entender o processo de povoamento e desenvolvimento de Porto Alegre a partir da caracterização da formação de uma sociedade que mistura elementos urbanos e rurais em franco crescimento populacional. O presente artigo, neste sentido, tem por objetivo analisar os grupos familiares formados nessa recente freguesia a partir da análise de um conjunto de Róis de Confessados e Comungados. Nossa perspectiva é para além de observar a disparidade demográfica entre os sexos, mostrar a presença de mulheres chefiando famílias na localidade. A partir análise dos Róis de Confessados disponíveis para a freguesia, juntamente com os aportes teóricos da História Social, das Mulheres e das Populações, conjuntamente com o suporte metodológico da Demografia Histórica, percebemos a dinamicidade populacional existente na localidade e o protagonismo de mulheres de diversos segmentos sociais chefiando domicílios.
id UNISINOS-3_65ccd91556d9431be5032af823256d50
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10868
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)domicíliosróis de confessadosPorto AlegreA Freguesia da Madre de Deus de Porto Alegre teve seu povoamento fomentado, sobretudo, por uma necessidade geopolítica imposta pelos conflitos armados com a Coroa espanhola. Todavia, as circunstâncias de instabilidade territorial e política entre as Coroas Ibéricas impulsionou medidas por parte lusitanas, entre elas a mobilização de homens e mulheres em direção a ocupação das áreas meridionais. É justamente neste contexto que compreende o período de formação da localidade entre 1772 a 1822 que pretendemos entender o processo de povoamento e desenvolvimento de Porto Alegre a partir da caracterização da formação de uma sociedade que mistura elementos urbanos e rurais em franco crescimento populacional. O presente artigo, neste sentido, tem por objetivo analisar os grupos familiares formados nessa recente freguesia a partir da análise de um conjunto de Róis de Confessados e Comungados. Nossa perspectiva é para além de observar a disparidade demográfica entre os sexos, mostrar a presença de mulheres chefiando famílias na localidade. A partir análise dos Róis de Confessados disponíveis para a freguesia, juntamente com os aportes teóricos da História Social, das Mulheres e das Populações, conjuntamente com o suporte metodológico da Demografia Histórica, percebemos a dinamicidade populacional existente na localidade e o protagonismo de mulheres de diversos segmentos sociais chefiando domicílios.Editora da FURG2020-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1086810.14295/rbhcs.v11i22.10868Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 11 n. 22 (2019): Gênero e números: estudos sobre as mulheres em diferentes tempos e espaços (Jul-Dez/2019); 84-1132175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10868/pdfCopyright (c) 2020 Denize Terezinha Leal Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Denize Terezinha Leal2020-04-24T02:48:57Zoai:periodicos.furg.br:article/10868Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:48:57Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
title Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
spellingShingle Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
Freitas, Denize Terezinha Leal
domicílios
róis de confessados
Porto Alegre
title_short Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
title_full Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
title_fullStr Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
title_full_unstemmed Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
title_sort Uma análise populacional dos domicílios no extremo sul da América portuguesa: mulheres chefes de fogos (Porto Alegre, séc. XVIII-XIX)
author Freitas, Denize Terezinha Leal
author_facet Freitas, Denize Terezinha Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Denize Terezinha Leal
dc.subject.por.fl_str_mv domicílios
róis de confessados
Porto Alegre
topic domicílios
róis de confessados
Porto Alegre
description A Freguesia da Madre de Deus de Porto Alegre teve seu povoamento fomentado, sobretudo, por uma necessidade geopolítica imposta pelos conflitos armados com a Coroa espanhola. Todavia, as circunstâncias de instabilidade territorial e política entre as Coroas Ibéricas impulsionou medidas por parte lusitanas, entre elas a mobilização de homens e mulheres em direção a ocupação das áreas meridionais. É justamente neste contexto que compreende o período de formação da localidade entre 1772 a 1822 que pretendemos entender o processo de povoamento e desenvolvimento de Porto Alegre a partir da caracterização da formação de uma sociedade que mistura elementos urbanos e rurais em franco crescimento populacional. O presente artigo, neste sentido, tem por objetivo analisar os grupos familiares formados nessa recente freguesia a partir da análise de um conjunto de Róis de Confessados e Comungados. Nossa perspectiva é para além de observar a disparidade demográfica entre os sexos, mostrar a presença de mulheres chefiando famílias na localidade. A partir análise dos Róis de Confessados disponíveis para a freguesia, juntamente com os aportes teóricos da História Social, das Mulheres e das Populações, conjuntamente com o suporte metodológico da Demografia Histórica, percebemos a dinamicidade populacional existente na localidade e o protagonismo de mulheres de diversos segmentos sociais chefiando domicílios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10868
10.14295/rbhcs.v11i22.10868
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10868
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v11i22.10868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10868/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Denize Terezinha Leal Freitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Denize Terezinha Leal Freitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 11 n. 22 (2019): Gênero e números: estudos sobre as mulheres em diferentes tempos e espaços (Jul-Dez/2019); 84-113
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218831311863808