Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joanoni Neto, Vitale
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Marcus Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706
Resumo: Os autores tratam da memória acerca do Golpe de 1964 que implantou de uma ditadura no país. No entanto, buscando uma outra abordagem, olham para a Fronteira Oeste do Brasil, para a Amazônia Meridional e as políticas de Integração Nacional que desde os anos 50 ocupam as atenções da Escola Superior de Guerra e que serviram de argumento para a tomada de poder por esse grupo. Analisando as ações do Estado ditatorial e seus efeitos sobre a citada região, os autores buscam identificar aquelas matrizes no atual modelo de desenvolvimento da região, em seus impactos ambientais e sociais. Fazendo isso, chamam a atenção para a necessidade da construção de uma memória nacional sobre o período, em particular no ensino de História, considerando essa complexidade.
id UNISINOS-3_8a03fa9e1e411cf2bf8a92ecbabfbe33
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10706
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileirasHistóriaMemóriaDitaduramemória da ditadura no BrasilOs autores tratam da memória acerca do Golpe de 1964 que implantou de uma ditadura no país. No entanto, buscando uma outra abordagem, olham para a Fronteira Oeste do Brasil, para a Amazônia Meridional e as políticas de Integração Nacional que desde os anos 50 ocupam as atenções da Escola Superior de Guerra e que serviram de argumento para a tomada de poder por esse grupo. Analisando as ações do Estado ditatorial e seus efeitos sobre a citada região, os autores buscam identificar aquelas matrizes no atual modelo de desenvolvimento da região, em seus impactos ambientais e sociais. Fazendo isso, chamam a atenção para a necessidade da construção de uma memória nacional sobre o período, em particular no ensino de História, considerando essa complexidade.Editora da FURG2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 9 n. 18 (2017): História dos Serviços Públicos/Historia de los Servicios Públicos (Jul-Dez/2017); 284-3032175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/8228Copyright (c) 2017 Vitale Joanoni Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoanoni Neto, VitaleCruz, Marcus Silva da2020-01-09T22:29:53Zoai:periodicos.furg.br:article/10706Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-01-09T22:29:53Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
title Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
spellingShingle Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
Joanoni Neto, Vitale
História
Memória
Ditadura
memória da ditadura no Brasil
title_short Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
title_full Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
title_fullStr Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
title_full_unstemmed Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
title_sort Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
author Joanoni Neto, Vitale
author_facet Joanoni Neto, Vitale
Cruz, Marcus Silva da
author_role author
author2 Cruz, Marcus Silva da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joanoni Neto, Vitale
Cruz, Marcus Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv História
Memória
Ditadura
memória da ditadura no Brasil
topic História
Memória
Ditadura
memória da ditadura no Brasil
description Os autores tratam da memória acerca do Golpe de 1964 que implantou de uma ditadura no país. No entanto, buscando uma outra abordagem, olham para a Fronteira Oeste do Brasil, para a Amazônia Meridional e as políticas de Integração Nacional que desde os anos 50 ocupam as atenções da Escola Superior de Guerra e que serviram de argumento para a tomada de poder por esse grupo. Analisando as ações do Estado ditatorial e seus efeitos sobre a citada região, os autores buscam identificar aquelas matrizes no atual modelo de desenvolvimento da região, em seus impactos ambientais e sociais. Fazendo isso, chamam a atenção para a necessidade da construção de uma memória nacional sobre o período, em particular no ensino de História, considerando essa complexidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/pdf
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/8228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Vitale Joanoni Neto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Vitale Joanoni Neto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 9 n. 18 (2017): História dos Serviços Públicos/Historia de los Servicios Públicos (Jul-Dez/2017); 284-303
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830899773440