Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706 |
Resumo: | Os autores tratam da memória acerca do Golpe de 1964 que implantou de uma ditadura no país. No entanto, buscando uma outra abordagem, olham para a Fronteira Oeste do Brasil, para a Amazônia Meridional e as políticas de Integração Nacional que desde os anos 50 ocupam as atenções da Escola Superior de Guerra e que serviram de argumento para a tomada de poder por esse grupo. Analisando as ações do Estado ditatorial e seus efeitos sobre a citada região, os autores buscam identificar aquelas matrizes no atual modelo de desenvolvimento da região, em seus impactos ambientais e sociais. Fazendo isso, chamam a atenção para a necessidade da construção de uma memória nacional sobre o período, em particular no ensino de História, considerando essa complexidade. |
id |
UNISINOS-3_8a03fa9e1e411cf2bf8a92ecbabfbe33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10706 |
network_acronym_str |
UNISINOS-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileirasHistóriaMemóriaDitaduramemória da ditadura no BrasilOs autores tratam da memória acerca do Golpe de 1964 que implantou de uma ditadura no país. No entanto, buscando uma outra abordagem, olham para a Fronteira Oeste do Brasil, para a Amazônia Meridional e as políticas de Integração Nacional que desde os anos 50 ocupam as atenções da Escola Superior de Guerra e que serviram de argumento para a tomada de poder por esse grupo. Analisando as ações do Estado ditatorial e seus efeitos sobre a citada região, os autores buscam identificar aquelas matrizes no atual modelo de desenvolvimento da região, em seus impactos ambientais e sociais. Fazendo isso, chamam a atenção para a necessidade da construção de uma memória nacional sobre o período, em particular no ensino de História, considerando essa complexidade.Editora da FURG2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 9 n. 18 (2017): História dos Serviços Públicos/Historia de los Servicios Públicos (Jul-Dez/2017); 284-3032175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/8228Copyright (c) 2017 Vitale Joanoni Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoanoni Neto, VitaleCruz, Marcus Silva da2020-01-09T22:29:53Zoai:periodicos.furg.br:article/10706Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-01-09T22:29:53Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras |
title |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras |
spellingShingle |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras Joanoni Neto, Vitale História Memória Ditadura memória da ditadura no Brasil |
title_short |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras |
title_full |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras |
title_fullStr |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras |
title_full_unstemmed |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras |
title_sort |
Entre o que se ensina e o que se aprende. Outros olhares sobre a construção da memória da ditadura e da Amazônia brasileiras |
author |
Joanoni Neto, Vitale |
author_facet |
Joanoni Neto, Vitale Cruz, Marcus Silva da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Marcus Silva da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joanoni Neto, Vitale Cruz, Marcus Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Memória Ditadura memória da ditadura no Brasil |
topic |
História Memória Ditadura memória da ditadura no Brasil |
description |
Os autores tratam da memória acerca do Golpe de 1964 que implantou de uma ditadura no país. No entanto, buscando uma outra abordagem, olham para a Fronteira Oeste do Brasil, para a Amazônia Meridional e as políticas de Integração Nacional que desde os anos 50 ocupam as atenções da Escola Superior de Guerra e que serviram de argumento para a tomada de poder por esse grupo. Analisando as ações do Estado ditatorial e seus efeitos sobre a citada região, os autores buscam identificar aquelas matrizes no atual modelo de desenvolvimento da região, em seus impactos ambientais e sociais. Fazendo isso, chamam a atenção para a necessidade da construção de uma memória nacional sobre o período, em particular no ensino de História, considerando essa complexidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706 |
url |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/pdf https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10706/8228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vitale Joanoni Neto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vitale Joanoni Neto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 9 n. 18 (2017): História dos Serviços Públicos/Historia de los Servicios Públicos (Jul-Dez/2017); 284-303 2175-3423 reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcs.cardozo@gmail.com |
_version_ |
1800218830899773440 |