Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo. |
id |
UNISINOS-3_bd0f0d1c98ab8bccc2ba9d12601f953a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11600 |
network_acronym_str |
UNISINOS-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multiculturalImigraçãoIdentidade NacionalMulticulturalismo.Imigração no Brasil. Ensino de HistóriaIdentidade NacionalO presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo.Editora da FURG2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1160010.14295/rbhcs.v13i25.11600Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 25 (2021): Direitos das Crianças e Adolescentes na América Latina – Homenagem a Profa. Esmeralda Moura (Edição Especial/2021); 420-4472175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600/8624Copyright (c) 2021 Sergio Luiz Marlowhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarlow, Sergio Luiz2021-04-05T13:39:59Zoai:periodicos.furg.br:article/11600Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2021-04-05T13:39:59Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural |
title |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural |
spellingShingle |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural Marlow, Sergio Luiz Imigração Identidade Nacional Multiculturalismo. Imigração no Brasil. Ensino de História Identidade Nacional |
title_short |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural |
title_full |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural |
title_fullStr |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural |
title_full_unstemmed |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural |
title_sort |
Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural |
author |
Marlow, Sergio Luiz |
author_facet |
Marlow, Sergio Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marlow, Sergio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imigração Identidade Nacional Multiculturalismo. Imigração no Brasil. Ensino de História Identidade Nacional |
topic |
Imigração Identidade Nacional Multiculturalismo. Imigração no Brasil. Ensino de História Identidade Nacional |
description |
O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600 10.14295/rbhcs.v13i25.11600 |
url |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600 |
identifier_str_mv |
10.14295/rbhcs.v13i25.11600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600/8624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sergio Luiz Marlow http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sergio Luiz Marlow http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 25 (2021): Direitos das Crianças e Adolescentes na América Latina – Homenagem a Profa. Esmeralda Moura (Edição Especial/2021); 420-447 2175-3423 reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcs.cardozo@gmail.com |
_version_ |
1800218831630630912 |