A experiência histórico-educativa entre docentes indígenas no Ceará/Brasil (1988-2018).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10784 |
Resumo: | O texto sintetiza as análises efetuadas durante a realização do pós-doutorado. Dialeticamente, investigou-se a “experiência” (THOMPSON, 2002; 1981) histórico-educativa entre os professores e professoras das escolas indígenas a partir do Estado do Ceará, no Nordeste brasileiro. Metodologicamente, focamos as vozes dos professores, que, entre outras coisas, reivindicam politicamente o direito ao trabalho docente indígena, ou seja, pela retomada do protagonismo de uma educação escolar com os povos indígenas e não para os povos indígenas. A percepção destes múltiplos “regimes de memórias” (OLIVEIRA, 2016) da consciência étnica dos trabalhadores docentes indígenas, faz-se pela retomada da terra expropriada, pelo reconhecimento da identidade violentada por genocídios e etnocídios, e ainda, como território de descolonização da educação escolar indígena na luta por terra, trabalho, educação, saúde, entre outros meios mínimos necessários à produção da vida para além do capital. |
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