Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Luíza Matos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4662
Resumo: Em uma perspectiva multidimensional quanto à desigualdade, o artigo objetiva verificar se a literatura e as bases de dados comumente utilizadas permitem identificar uma democratização do acesso à educação superior entre 2001 e 2015 e se há alguma lacuna nos estudos que analisam o perfil dos estudantes de graduação no período. O artigo é composto por introdução, revisão da literatura, panorama dos principais bancos de dados e pesquisas realizadas sobre o perfil dos estudantes e finaliza identificando possíveis lacunas e agendas de pesquisa futuras. Conclui-se que a literatura aponta uma democratização do perfil dos estudantes, mas falta uma comparação anual dos estudantes do setor público e privado conjuntamente quanto a cor/raça, renda e região, que poderia ser construída a partir da PNAD.
id UNISO-1_064417c0f6de769815e54b7c1a8caaf8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4662
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisãoEducação superiorDesigualdades socioeducacionaisPerfil dos estudantesEm uma perspectiva multidimensional quanto à desigualdade, o artigo objetiva verificar se a literatura e as bases de dados comumente utilizadas permitem identificar uma democratização do acesso à educação superior entre 2001 e 2015 e se há alguma lacuna nos estudos que analisam o perfil dos estudantes de graduação no período. O artigo é composto por introdução, revisão da literatura, panorama dos principais bancos de dados e pesquisas realizadas sobre o perfil dos estudantes e finaliza identificando possíveis lacunas e agendas de pesquisa futuras. Conclui-se que a literatura aponta uma democratização do perfil dos estudantes, mas falta uma comparação anual dos estudantes do setor público e privado conjuntamente quanto a cor/raça, renda e região, que poderia ser construída a partir da PNAD.Unicamp; Uniso2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4662Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 1 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 1 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4662/4277Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Luíza Matos de 2021-04-19T14:46:52Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4662Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-04-19T14:46:52Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
title Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
spellingShingle Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
Oliveira, Ana Luíza Matos de
Educação superior
Desigualdades socioeducacionais
Perfil dos estudantes
title_short Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
title_full Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
title_fullStr Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
title_full_unstemmed Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
title_sort Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão
author Oliveira, Ana Luíza Matos de
author_facet Oliveira, Ana Luíza Matos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Luíza Matos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Desigualdades socioeducacionais
Perfil dos estudantes
topic Educação superior
Desigualdades socioeducacionais
Perfil dos estudantes
description Em uma perspectiva multidimensional quanto à desigualdade, o artigo objetiva verificar se a literatura e as bases de dados comumente utilizadas permitem identificar uma democratização do acesso à educação superior entre 2001 e 2015 e se há alguma lacuna nos estudos que analisam o perfil dos estudantes de graduação no período. O artigo é composto por introdução, revisão da literatura, panorama dos principais bancos de dados e pesquisas realizadas sobre o perfil dos estudantes e finaliza identificando possíveis lacunas e agendas de pesquisa futuras. Conclui-se que a literatura aponta uma democratização do perfil dos estudantes, mas falta uma comparação anual dos estudantes do setor público e privado conjuntamente quanto a cor/raça, renda e região, que poderia ser construída a partir da PNAD.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4662
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4662/4277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 1 (2021)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 1 (2021)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609650954240