Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2967 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender o significado de competência na percepção dos docentes dos módulos de Habilidades e Atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A escolha do referencial teórico e metodológico considerou a perspectiva hermenêutica. O estudo foi realizado em uma universidade pública com docentes do curso de Medicina, por meio de entrevista individual e não estruturada. Os dados foram submetidos à análise do discurso evidenciando as categorias empíricas: “Competência como eixo norteador e estruturante às necessidades educacionais”; “Docência na educação médica: a prática profissional possibilita habilidades” e “Estratégias para o desenvolvimento docente”. Considera-se que as mudanças requeridas no curso médico precisam encontrar apoio na gestão e na liderança dos professores, na implementação de um programa de desenvolvimento do corpo docente, que se tornará um valioso instrumento de reflexão para os educadores, a fim de melhorar o exercício da docência no curso médico. |
id |
UNISO-1_1a272ebfafc6fee9cd8607f248369c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2967 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médicoEste estudo tem como objetivo compreender o significado de competência na percepção dos docentes dos módulos de Habilidades e Atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A escolha do referencial teórico e metodológico considerou a perspectiva hermenêutica. O estudo foi realizado em uma universidade pública com docentes do curso de Medicina, por meio de entrevista individual e não estruturada. Os dados foram submetidos à análise do discurso evidenciando as categorias empíricas: “Competência como eixo norteador e estruturante às necessidades educacionais”; “Docência na educação médica: a prática profissional possibilita habilidades” e “Estratégias para o desenvolvimento docente”. Considera-se que as mudanças requeridas no curso médico precisam encontrar apoio na gestão e na liderança dos professores, na implementação de um programa de desenvolvimento do corpo docente, que se tornará um valioso instrumento de reflexão para os educadores, a fim de melhorar o exercício da docência no curso médico.Unicamp; Uniso2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2967Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2967/2581Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Maria das Mercês Borém CorreaSampaio, Cristina AndradeMacedo, Simone Moreira deFigueiredo, Maria Fernanda SantosRodrigues Neto, João FelícioLopes, Isabella GomesLeite, Maísa Tavares de Souza2017-04-24T21:03:45Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2967Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2017-04-24T21:03:45Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico |
title |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico |
spellingShingle |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico Machado, Maria das Mercês Borém Correa |
title_short |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico |
title_full |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico |
title_fullStr |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico |
title_full_unstemmed |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico |
title_sort |
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico |
author |
Machado, Maria das Mercês Borém Correa |
author_facet |
Machado, Maria das Mercês Borém Correa Sampaio, Cristina Andrade Macedo, Simone Moreira de Figueiredo, Maria Fernanda Santos Rodrigues Neto, João Felício Lopes, Isabella Gomes Leite, Maísa Tavares de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Cristina Andrade Macedo, Simone Moreira de Figueiredo, Maria Fernanda Santos Rodrigues Neto, João Felício Lopes, Isabella Gomes Leite, Maísa Tavares de Souza |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria das Mercês Borém Correa Sampaio, Cristina Andrade Macedo, Simone Moreira de Figueiredo, Maria Fernanda Santos Rodrigues Neto, João Felício Lopes, Isabella Gomes Leite, Maísa Tavares de Souza |
description |
Este estudo tem como objetivo compreender o significado de competência na percepção dos docentes dos módulos de Habilidades e Atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A escolha do referencial teórico e metodológico considerou a perspectiva hermenêutica. O estudo foi realizado em uma universidade pública com docentes do curso de Medicina, por meio de entrevista individual e não estruturada. Os dados foram submetidos à análise do discurso evidenciando as categorias empíricas: “Competência como eixo norteador e estruturante às necessidades educacionais”; “Docência na educação médica: a prática profissional possibilita habilidades” e “Estratégias para o desenvolvimento docente”. Considera-se que as mudanças requeridas no curso médico precisam encontrar apoio na gestão e na liderança dos professores, na implementação de um programa de desenvolvimento do corpo docente, que se tornará um valioso instrumento de reflexão para os educadores, a fim de melhorar o exercício da docência no curso médico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2967 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2967/2581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219608735547392 |