O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nodari, Douglas Ehle
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos, Maciel, Carina Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3477
Resumo: Esse estudo analisa a permanência a partir das correlações entre o desempenho dos estudantes no vestibular e durante a graduação. Teve como questão: o desempenho dos estudantes no vestibular está correlacionado com a permanência destes nos cursos de graduação da Unemat - Campus/Cáceres? Caracteriza-se como pesquisa descritiva e adota a perspectiva quanti-qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Envolveu 953 ingressantes nos 12 cursos de graduação do campus de Cáceres. Os dados evidenciaram: idade média no ingresso (23 anos), desempenho médio no vestibular (3,88), desempenho médio na graduação (6,19). Em relação ao fluxo acadêmico: conclusão 27%, evasão 37%, retenção 32%, transferências 4%. Verificamos correlações significativas em 20% dos cruzamentos realizados. Dos resultados verificamos que maiores desempenhos no vestibular associam-se a melhores desempenhos durante a graduação, influenciam a permanência e os índices de conclusão, evasão e retenção. Concluímos apontando algumas possibilidades voltadas à permanência e à conclusão, como: implantação de programas de permanência com foco nos extratos específicos, assim como adotado para o ingresso, atuação Universidade/Educação Básica e flexibilização dos currículos dos cursos.
id UNISO-1_2ab46ad4f18896ef09225749aef0f650
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3477
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMATEsse estudo analisa a permanência a partir das correlações entre o desempenho dos estudantes no vestibular e durante a graduação. Teve como questão: o desempenho dos estudantes no vestibular está correlacionado com a permanência destes nos cursos de graduação da Unemat - Campus/Cáceres? Caracteriza-se como pesquisa descritiva e adota a perspectiva quanti-qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Envolveu 953 ingressantes nos 12 cursos de graduação do campus de Cáceres. Os dados evidenciaram: idade média no ingresso (23 anos), desempenho médio no vestibular (3,88), desempenho médio na graduação (6,19). Em relação ao fluxo acadêmico: conclusão 27%, evasão 37%, retenção 32%, transferências 4%. Verificamos correlações significativas em 20% dos cruzamentos realizados. Dos resultados verificamos que maiores desempenhos no vestibular associam-se a melhores desempenhos durante a graduação, influenciam a permanência e os índices de conclusão, evasão e retenção. Concluímos apontando algumas possibilidades voltadas à permanência e à conclusão, como: implantação de programas de permanência com foco nos extratos específicos, assim como adotado para o ingresso, atuação Universidade/Educação Básica e flexibilização dos currículos dos cursos.Unicamp; Uniso2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3477Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 2 (2018)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 2 (2018)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3477/3104Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessNodari, Douglas EhleLima, Elizeth Gonzaga dos SantosMaciel, Carina Elisabeth2019-01-09T15:13:58Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3477Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-01-09T15:13:58Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
title O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
spellingShingle O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
Nodari, Douglas Ehle
title_short O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
title_full O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
title_fullStr O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
title_full_unstemmed O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
title_sort O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
author Nodari, Douglas Ehle
author_facet Nodari, Douglas Ehle
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Maciel, Carina Elisabeth
author_role author
author2 Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Maciel, Carina Elisabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nodari, Douglas Ehle
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Maciel, Carina Elisabeth
description Esse estudo analisa a permanência a partir das correlações entre o desempenho dos estudantes no vestibular e durante a graduação. Teve como questão: o desempenho dos estudantes no vestibular está correlacionado com a permanência destes nos cursos de graduação da Unemat - Campus/Cáceres? Caracteriza-se como pesquisa descritiva e adota a perspectiva quanti-qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Envolveu 953 ingressantes nos 12 cursos de graduação do campus de Cáceres. Os dados evidenciaram: idade média no ingresso (23 anos), desempenho médio no vestibular (3,88), desempenho médio na graduação (6,19). Em relação ao fluxo acadêmico: conclusão 27%, evasão 37%, retenção 32%, transferências 4%. Verificamos correlações significativas em 20% dos cruzamentos realizados. Dos resultados verificamos que maiores desempenhos no vestibular associam-se a melhores desempenhos durante a graduação, influenciam a permanência e os índices de conclusão, evasão e retenção. Concluímos apontando algumas possibilidades voltadas à permanência e à conclusão, como: implantação de programas de permanência com foco nos extratos específicos, assim como adotado para o ingresso, atuação Universidade/Educação Básica e flexibilização dos currículos dos cursos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3477
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3477/3104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 2 (2018)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 2 (2018)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609131909120