Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112 |
Resumo: | A avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil. |
id |
UNISO-1_2bb0594a6fc9f46339ff2e2ee4102a21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4112 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no BrasilIniciação científicaFormação socioambientalAnálise de evidênciasA avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil.Unicamp; Uniso2020-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/411210.1590/S1414-40772020000300009Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 3 (2020)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 3 (2020)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112/3795Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTozato, Heloisa de Camargo Bezerra, Fernanda de Araújo Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque Bacellar, Ana Elisa de Faria Salzo, Ivan Jorge, Rodrigo Silva Pinto Ribeiro, Katia Torres 2020-11-18T17:11:21Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4112Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2020-11-18T17:11:21Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil |
title |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil |
spellingShingle |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil Tozato, Heloisa de Camargo Iniciação científica Formação socioambiental Análise de evidências |
title_short |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil |
title_full |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil |
title_fullStr |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil |
title_full_unstemmed |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil |
title_sort |
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil |
author |
Tozato, Heloisa de Camargo |
author_facet |
Tozato, Heloisa de Camargo Bezerra, Fernanda de Araújo Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque Bacellar, Ana Elisa de Faria Salzo, Ivan Jorge, Rodrigo Silva Pinto Ribeiro, Katia Torres |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Fernanda de Araújo Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque Bacellar, Ana Elisa de Faria Salzo, Ivan Jorge, Rodrigo Silva Pinto Ribeiro, Katia Torres |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozato, Heloisa de Camargo Bezerra, Fernanda de Araújo Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque Bacellar, Ana Elisa de Faria Salzo, Ivan Jorge, Rodrigo Silva Pinto Ribeiro, Katia Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação científica Formação socioambiental Análise de evidências |
topic |
Iniciação científica Formação socioambiental Análise de evidências |
description |
A avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112 10.1590/S1414-40772020000300009 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1414-40772020000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112/3795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 3 (2020) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 3 (2020) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219609620545536 |