Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozato, Heloisa de Camargo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bezerra, Fernanda de Araújo, Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque, Bacellar, Ana Elisa de Faria, Salzo, Ivan, Jorge, Rodrigo Silva Pinto, Ribeiro, Katia Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112
Resumo: A avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil.
id UNISO-1_2bb0594a6fc9f46339ff2e2ee4102a21
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4112
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no BrasilIniciação científicaFormação socioambientalAnálise de evidênciasA avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil.Unicamp; Uniso2020-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/411210.1590/S1414-40772020000300009Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 3 (2020)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 3 (2020)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112/3795Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTozato, Heloisa de Camargo Bezerra, Fernanda de Araújo Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque Bacellar, Ana Elisa de Faria Salzo, Ivan Jorge, Rodrigo Silva Pinto Ribeiro, Katia Torres 2020-11-18T17:11:21Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4112Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2020-11-18T17:11:21Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
title Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
spellingShingle Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
Tozato, Heloisa de Camargo
Iniciação científica
Formação socioambiental
Análise de evidências
title_short Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
title_full Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
title_fullStr Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
title_full_unstemmed Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
title_sort Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
author Tozato, Heloisa de Camargo
author_facet Tozato, Heloisa de Camargo
Bezerra, Fernanda de Araújo
Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque
Bacellar, Ana Elisa de Faria
Salzo, Ivan
Jorge, Rodrigo Silva Pinto
Ribeiro, Katia Torres
author_role author
author2 Bezerra, Fernanda de Araújo
Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque
Bacellar, Ana Elisa de Faria
Salzo, Ivan
Jorge, Rodrigo Silva Pinto
Ribeiro, Katia Torres
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozato, Heloisa de Camargo
Bezerra, Fernanda de Araújo
Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque
Bacellar, Ana Elisa de Faria
Salzo, Ivan
Jorge, Rodrigo Silva Pinto
Ribeiro, Katia Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação científica
Formação socioambiental
Análise de evidências
topic Iniciação científica
Formação socioambiental
Análise de evidências
description A avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112
10.1590/S1414-40772020000300009
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112
identifier_str_mv 10.1590/S1414-40772020000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112/3795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 3 (2020)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 3 (2020)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609620545536