Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia de Albuquerque, Elizabeth Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aléssio Oliveto, Fernanda, Salzo, Ivan, Carvalho Brom, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1828
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) completou doze anos em 2020, propiciando a realização de pesquisas e a formação de estudantes de iniciação científica, em parceria com o CNPq. Este estudo identificou as contribuições da experiência de iniciação científica na formação acadêmica e profissional dos estudantes a partir das percepções dos egressos do PIBIC/ICMBio e suas recomendações para melhoria do programa. Para a pesquisa, aplicou-se um questionário a 76 ex-participantes do PIBIC/ICMBio que realizaram o estágio de iniciação científica entre 2008 a 2018. O estudo trouxe informações inéditas acerca do rumo profissional dos egressos do PIBIC/ICMBio e da influência do programa em suas escolhas acadêmicas e profissionais. O programa foi avaliado positivamente pelos ex-estudantes que responderam ao questionário: 98,68% deles afirmaram que recomendariam o PIBIC/ICMBio; 94,74% classificaram o programa como ótimo (75%) ou muito bom (19,74%). Essa avaliação positiva foi reforçada nos registros textuais (e opcionais) vinculadas às questões. Os respondentes apresentaram algumas recomendações para a melhoria do programa, como: ampliação da divulgação nas universidades; mais estímulo à publicação dos resultados em periódicos científicos; e, principalmente, o aumento da oferta de vagas e bolsas de iniciação científica pelo programa. Os resultados indicam que o PIBIC/ICMBio tem contribuído com a formação de profissionais para a atuação em pesquisa na área de conservação da biodiversidade, tanto na esfera acadêmica quanto para o mercado de trabalho em geral. O programa possibilita uma interação das instâncias de graduação e pós-graduação, proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa atualizados, e incita o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. Recomenda-se o estímulo à continuidade dos projetos de iniciação científica após o término do estágio e a publicação dos resultados em periódicos científicos, assim como o aumento da oferta de bolsas e o incentivo a pesquisas na área das ciências humanas. 
id ICMBIO-1_0850169eee9267f1a15d2526ce4752a7
oai_identifier_str oai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1828
network_acronym_str ICMBIO-1
network_name_str Biodiversidade Brasileira
repository_id_str
spelling Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de EgresadosContributions of the Undergraduate Research Training Program PIBIC/ICMBio to the student’s Academic and Professional Development: Egresses’ PerceptionsContribuições da Iniciação Científica para a Formação Acadêmica e Profissional de Estudantes do PIBIC/ICMBio: Percepções dos EgressosAvaliação de programa iniciação científica formação socioambientalconservação da biodiversidadeProgram evaluationundergraduate researchEvaluación del programa iniciación científicaO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) completou doze anos em 2020, propiciando a realização de pesquisas e a formação de estudantes de iniciação científica, em parceria com o CNPq. Este estudo identificou as contribuições da experiência de iniciação científica na formação acadêmica e profissional dos estudantes a partir das percepções dos egressos do PIBIC/ICMBio e suas recomendações para melhoria do programa. Para a pesquisa, aplicou-se um questionário a 76 ex-participantes do PIBIC/ICMBio que realizaram o estágio de iniciação científica entre 2008 a 2018. O estudo trouxe informações inéditas acerca do rumo profissional dos egressos do PIBIC/ICMBio e da influência do programa em suas escolhas acadêmicas e profissionais. O programa foi avaliado positivamente pelos ex-estudantes que responderam ao questionário: 98,68% deles afirmaram que recomendariam o PIBIC/ICMBio; 94,74% classificaram o programa como ótimo (75%) ou muito bom (19,74%). Essa avaliação positiva foi reforçada nos registros textuais (e opcionais) vinculadas às questões. Os respondentes apresentaram algumas recomendações para a melhoria do programa, como: ampliação da divulgação nas universidades; mais estímulo à publicação dos resultados em periódicos científicos; e, principalmente, o aumento da oferta de vagas e bolsas de iniciação científica pelo programa. Os resultados indicam que o PIBIC/ICMBio tem contribuído com a formação de profissionais para a atuação em pesquisa na área de conservação da biodiversidade, tanto na esfera acadêmica quanto para o mercado de trabalho em geral. O programa possibilita uma interação das instâncias de graduação e pós-graduação, proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa atualizados, e incita o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. Recomenda-se o estímulo à continuidade dos projetos de iniciação científica após o término do estágio e a publicação dos resultados em periódicos científicos, assim como o aumento da oferta de bolsas e o incentivo a pesquisas na área das ciências humanas. The Undergraduate Research Training Program PIBIC/ICMBio completed twelve years in 2020. In partnership with CNPq, the program has been providing conditions for research and the development of undergraduate students. This study aimed to identify the contributions of this research training program to the academic and professional development of students, based on PIBIC/ICMBio’s egresses perceptions and their recommendations for improving the program. A questionnaire was applied to 76 former students who took part in PIBIC/ICMBio between 2008 to 2018. This study brought new information about the professional course of the graduates of PIBIC/ ICMBio and the influence of the program on their academic and professional choices. The program was evaluated positively by the former students who answered the questionnaire: 98.68% of them stated that they would recommend PIBIC/ICMBio; 94.74% rated the program as excellent (75%) or very good (19.74%). This positive assessment was reinforced in the textual (and optional) records linked to the questions. Respondents presented some recommendations for improving the program, such as: expanding the program’s dissemination in universities; more encouragement to publish results in scientific journals; and the increase in the offer of places and scholarships for undergraduate research training by the program. The results indicate that PIBIC/ICMBio has contributed to the formation of researches in the field of biodiversity conservation, turned to both academia and the labor market in general. The program favors the interactions among undergraduate and graduate students, facilitates the learning of updated techniques and research methods, and stimulates the development of scientific thinking and creativity. It is recommended that at least some of the research projects are continued after the end of the internships, as well as the publication of results in scientific journals; it is also recommended the increase in the number of scholarships offered and the encouragement of research in the fields of humanities and social sciences. En 2020, el Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica del ICMBio (PIBIC/ ICMBio) cumplió doce años en la institución, logrando, en alianza con el CNPq, el desarrollo de la investigación y la formación de estudiantes de pregrado. Este estudio ha tenido como objetivo evaluar los aportes de la experiencia de iniciación científica en la formación académica y profesional de los estudiantes, a partir de las percepciones de los egresados de PIBIC/ICMBio y sus recomendaciones para la mejora del programa. Para la investigación se aplicó un cuestionario a 76 ex alumnos de PIBIC/ICMBio que realizaron la pasantía de iniciación científica entre 2008 y 2018. El trabajo aportó nuevas informaciones acerca de la trayectoria profesional de los egresados de PIBIC/ICMBio y la influencia del programa en sus opciones académicas y profesionales. El programa fue evaluado positivamente por los egresados que respondieron el cuestionario: 98,68% de ellos manifestaron que recomendarían PIBIC/ICMBio; 94,74% calificaron el programa como excelente (75%) o muy bueno (19,74%). Esta valoración positiva se reforzó en los registros textuales (y opcionales) vinculados a las preguntas. Los encuestados presentaron algunas recomendaciones para mejorar el programa, tales como: ampliar la difusión del programa en las universidades; más estímulo para publicar resultados en revistas científicas; y, principalmente, el incremento en la oferta de plazas y becas de iniciación científica por parte del programa. Los resultados indican que el PIBIC/ICMBio ha contribuido a la formación de recursos humanos para la investigación en el área de conservación de la biodiversidad, así como a la formación de profesionales enfocados en el mercado laboral. El programa permite la interacción entre cursos de pregrado y posgrado, proporciona el aprendizaje de técnicas y métodos de investigación y fomenta el desarrollo del pensamiento científico y la creatividad. Se recomienda, sin embargo, fomentar la continuación del trabajo de iniciación científica una vez finalizada la pasantía y su publicación en una revista científica, así como el aumento del número de becas ofrecidas y el fomento de la investigación en el área de las ciencias humanas. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/182810.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1.1828Biodiversidade Brasileira ; v. 12 n. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 159-183Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 No. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 159-183Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 159-1832236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1828/1320Copyright (c) 2022 Biodiversidade Brasileira - BioBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Maia de Albuquerque, Elizabeth MariaAléssio Oliveto, Fernanda Salzo, Ivan Carvalho Brom, Pedro 2024-01-19T19:14:26Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1828Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2024-01-19T19:14:26Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
Contributions of the Undergraduate Research Training Program PIBIC/ICMBio to the student’s Academic and Professional Development: Egresses’ Perceptions
Contribuições da Iniciação Científica para a Formação Acadêmica e Profissional de Estudantes do PIBIC/ICMBio: Percepções dos Egressos
title Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
spellingShingle Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
Maia de Albuquerque, Elizabeth Maria
Avaliação de programa
iniciação científica
formação socioambiental
conservação da biodiversidade
Program evaluation
undergraduate research
Evaluación del programa
iniciación científica
title_short Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
title_full Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
title_fullStr Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
title_full_unstemmed Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
title_sort Aportes de la Iniciación Científica en la Formación Académica y Profesional de alumnos PIBIC/ICMBio: Percepciones de Egresados
author Maia de Albuquerque, Elizabeth Maria
author_facet Maia de Albuquerque, Elizabeth Maria
Aléssio Oliveto, Fernanda
Salzo, Ivan
Carvalho Brom, Pedro
author_role author
author2 Aléssio Oliveto, Fernanda
Salzo, Ivan
Carvalho Brom, Pedro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia de Albuquerque, Elizabeth Maria
Aléssio Oliveto, Fernanda
Salzo, Ivan
Carvalho Brom, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de programa
iniciação científica
formação socioambiental
conservação da biodiversidade
Program evaluation
undergraduate research
Evaluación del programa
iniciación científica
topic Avaliação de programa
iniciação científica
formação socioambiental
conservação da biodiversidade
Program evaluation
undergraduate research
Evaluación del programa
iniciación científica
description O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) completou doze anos em 2020, propiciando a realização de pesquisas e a formação de estudantes de iniciação científica, em parceria com o CNPq. Este estudo identificou as contribuições da experiência de iniciação científica na formação acadêmica e profissional dos estudantes a partir das percepções dos egressos do PIBIC/ICMBio e suas recomendações para melhoria do programa. Para a pesquisa, aplicou-se um questionário a 76 ex-participantes do PIBIC/ICMBio que realizaram o estágio de iniciação científica entre 2008 a 2018. O estudo trouxe informações inéditas acerca do rumo profissional dos egressos do PIBIC/ICMBio e da influência do programa em suas escolhas acadêmicas e profissionais. O programa foi avaliado positivamente pelos ex-estudantes que responderam ao questionário: 98,68% deles afirmaram que recomendariam o PIBIC/ICMBio; 94,74% classificaram o programa como ótimo (75%) ou muito bom (19,74%). Essa avaliação positiva foi reforçada nos registros textuais (e opcionais) vinculadas às questões. Os respondentes apresentaram algumas recomendações para a melhoria do programa, como: ampliação da divulgação nas universidades; mais estímulo à publicação dos resultados em periódicos científicos; e, principalmente, o aumento da oferta de vagas e bolsas de iniciação científica pelo programa. Os resultados indicam que o PIBIC/ICMBio tem contribuído com a formação de profissionais para a atuação em pesquisa na área de conservação da biodiversidade, tanto na esfera acadêmica quanto para o mercado de trabalho em geral. O programa possibilita uma interação das instâncias de graduação e pós-graduação, proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa atualizados, e incita o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. Recomenda-se o estímulo à continuidade dos projetos de iniciação científica após o término do estágio e a publicação dos resultados em periódicos científicos, assim como o aumento da oferta de bolsas e o incentivo a pesquisas na área das ciências humanas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1828
10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1.1828
url https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1828
identifier_str_mv 10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1.1828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1828/1320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
dc.source.none.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira ; v. 12 n. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 159-183
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 No. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 159-183
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 159-183
2236-2886
10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1
reponame:Biodiversidade Brasileira
instname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron:ICMBIO
instname_str Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron_str ICMBIO
institution ICMBIO
reponame_str Biodiversidade Brasileira
collection Biodiversidade Brasileira
repository.name.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br
_version_ 1797042393923452928