PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Sueli Petry da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Balzan, Newton César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/741
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar considerações avaliativas sobre os resultados de uma tese de doutorado intitulada “Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior: um estudo de caso”, desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, e apresentada na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em Campinas, Estado de São Paulo, em novembro de 2007. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso, por meio de narrativa. O plano de desenvolvimento do artigo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a instituição e o referido Programa em sua primeira edição. A segunda apresenta a metodologia e a análise dos dados da pesquisa. A terceira parte aborda os resultados do estudo de caso. A quarta parte avalia os resultados alcançados. Ao final, efetuam-se considerações que sinalizam para a importância da continuidade de estudos, em favor do estado da arte sobre formação continuada para docentes do ensino superior, que objetive caracterizar a identidade e profissionalidade docente, em nível nacional, principalmente a partir dos saberes e fazeres desses programas.
id UNISO-1_2e8076f3b881ff68a115606822a288d6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/741
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESEO objetivo deste artigo é apresentar considerações avaliativas sobre os resultados de uma tese de doutorado intitulada “Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior: um estudo de caso”, desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, e apresentada na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em Campinas, Estado de São Paulo, em novembro de 2007. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso, por meio de narrativa. O plano de desenvolvimento do artigo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a instituição e o referido Programa em sua primeira edição. A segunda apresenta a metodologia e a análise dos dados da pesquisa. A terceira parte aborda os resultados do estudo de caso. A quarta parte avalia os resultados alcançados. Ao final, efetuam-se considerações que sinalizam para a importância da continuidade de estudos, em favor do estado da arte sobre formação continuada para docentes do ensino superior, que objetive caracterizar a identidade e profissionalidade docente, em nível nacional, principalmente a partir dos saberes e fazeres desses programas.Unicamp; Uniso2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/741Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 1 (2012)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 1 (2012)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/741/pdfCopyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Sueli Petry daBalzan, Newton César2018-06-06T20:01:46Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/741Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:01:46Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
title PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
spellingShingle PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
Luz, Sueli Petry da
title_short PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
title_full PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
title_fullStr PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
title_full_unstemmed PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
title_sort PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE
author Luz, Sueli Petry da
author_facet Luz, Sueli Petry da
Balzan, Newton César
author_role author
author2 Balzan, Newton César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Sueli Petry da
Balzan, Newton César
description O objetivo deste artigo é apresentar considerações avaliativas sobre os resultados de uma tese de doutorado intitulada “Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior: um estudo de caso”, desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, e apresentada na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em Campinas, Estado de São Paulo, em novembro de 2007. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso, por meio de narrativa. O plano de desenvolvimento do artigo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a instituição e o referido Programa em sua primeira edição. A segunda apresenta a metodologia e a análise dos dados da pesquisa. A terceira parte aborda os resultados do estudo de caso. A quarta parte avalia os resultados alcançados. Ao final, efetuam-se considerações que sinalizam para a importância da continuidade de estudos, em favor do estado da arte sobre formação continuada para docentes do ensino superior, que objetive caracterizar a identidade e profissionalidade docente, em nível nacional, principalmente a partir dos saberes e fazeres desses programas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/741
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/741/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 1 (2012)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 1 (2012)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606540877824