AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Denise
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Genro, Maria Elly Herz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/839
Resumo: Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão.  A seguir, levanta evidências sobre a constituição e ‘práticas’ de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.
id UNISO-1_46b2d8e017658f2c924620c8a7b0b171
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/839
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão.  A seguir, levanta evidências sobre a constituição e ‘práticas’ de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.Unicamp; Uniso2012-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/839Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 3 (2012)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 3 (2012)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/839/840Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, DeniseGenro, Maria Elly Herz2018-06-05T22:00:38Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/839Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-05T22:00:38Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
title AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
spellingShingle AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
Leite, Denise
title_short AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
title_full AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
title_fullStr AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
title_sort AVALIAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUO VADIS AMÉRICA LATINA?
author Leite, Denise
author_facet Leite, Denise
Genro, Maria Elly Herz
author_role author
author2 Genro, Maria Elly Herz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Denise
Genro, Maria Elly Herz
description Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão.  A seguir, levanta evidências sobre a constituição e ‘práticas’ de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/839
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/839/840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 3 (2012)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 3 (2012)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606592258048