Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbosco, Cláudio Almir
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Salomão, Jelson Becker, Doro, Marcelo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4655
Resumo: O ensaio faz a defesa da educação pública, concebendo-a como esteio forte da república democrática. Investiga, na primeira parte, a ruptura entre filosofia política e pedagogia, entre teoria da democracia e teoria da formação humana e o quanto tal ruptura dificulta a reflexão sobre o crescimento mundial do neoconservadorismo. Na segunda parte, considerando o diagnóstico de que o avanço da perspectiva neoconservadora provoca a destruição da educação pública e considerando o quanto isso obstaculiza a consolidação cultural e moral da democracia, procura reconstruir alguns traços gerais da educação republicana esboçada por Kant em suas aulas Über Pädagogik. Concluí que a ideia kantiana de educação pública focada no cultivo de todas as capacidades humanas é o aspecto nuclear da formação do futuro cidadão, devendo, por isso, ser também a tarefa da escola pública atual.
id UNISO-1_5370a7c69bedf2aaddb5acf0ed08c6f6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4655
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanasEducação públicaFormação humanaDemocraciaO ensaio faz a defesa da educação pública, concebendo-a como esteio forte da república democrática. Investiga, na primeira parte, a ruptura entre filosofia política e pedagogia, entre teoria da democracia e teoria da formação humana e o quanto tal ruptura dificulta a reflexão sobre o crescimento mundial do neoconservadorismo. Na segunda parte, considerando o diagnóstico de que o avanço da perspectiva neoconservadora provoca a destruição da educação pública e considerando o quanto isso obstaculiza a consolidação cultural e moral da democracia, procura reconstruir alguns traços gerais da educação republicana esboçada por Kant em suas aulas Über Pädagogik. Concluí que a ideia kantiana de educação pública focada no cultivo de todas as capacidades humanas é o aspecto nuclear da formação do futuro cidadão, devendo, por isso, ser também a tarefa da escola pública atual.Unicamp; Uniso2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/465510.1590/S1414-40772021000100009Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 1 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 1 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4655/4274Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalbosco, Cláudio Almir Salomão, Jelson Becker Doro, Marcelo José 2021-04-19T14:46:57Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4655Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-04-19T14:46:57Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
title Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
spellingShingle Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
Dalbosco, Cláudio Almir
Educação pública
Formação humana
Democracia
title_short Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
title_full Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
title_fullStr Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
title_full_unstemmed Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
title_sort Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
author Dalbosco, Cláudio Almir
author_facet Dalbosco, Cláudio Almir
Salomão, Jelson Becker
Doro, Marcelo José
author_role author
author2 Salomão, Jelson Becker
Doro, Marcelo José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalbosco, Cláudio Almir
Salomão, Jelson Becker
Doro, Marcelo José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública
Formação humana
Democracia
topic Educação pública
Formação humana
Democracia
description O ensaio faz a defesa da educação pública, concebendo-a como esteio forte da república democrática. Investiga, na primeira parte, a ruptura entre filosofia política e pedagogia, entre teoria da democracia e teoria da formação humana e o quanto tal ruptura dificulta a reflexão sobre o crescimento mundial do neoconservadorismo. Na segunda parte, considerando o diagnóstico de que o avanço da perspectiva neoconservadora provoca a destruição da educação pública e considerando o quanto isso obstaculiza a consolidação cultural e moral da democracia, procura reconstruir alguns traços gerais da educação republicana esboçada por Kant em suas aulas Über Pädagogik. Concluí que a ideia kantiana de educação pública focada no cultivo de todas as capacidades humanas é o aspecto nuclear da formação do futuro cidadão, devendo, por isso, ser também a tarefa da escola pública atual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4655
10.1590/S1414-40772021000100009
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4655
identifier_str_mv 10.1590/S1414-40772021000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4655/4274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 1 (2021)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 1 (2021)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609644662784