Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renato Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3722
Resumo: No presente artigo me proponho a discutir o que entendo ser uma doença da academia atual, que denominei de Normose Acadêmica. Nele defino-a como o adoecimento do sistema de produção de conhecimento e formação acadêmica que conduz à burocratização da produção e inibe a atividade intelectual criativa, levando a uma improdutiva normalização da produção científica. No artigo tento desvendar a extensão, implicações e causas da Normose, discuto as razões de sua persistência e levanto propostas para a mitigação de seus danos e possível cura. Concluo afirmando a necessidade de fomentar a discussão para que se encontrem caminhos que nos ofereçam uma vida acadêmica mais realizadora e com melhor uso dos recursos e espaços públicos.
id UNISO-1_679a990f1b0ac1ee2fcb68bbabab9982
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3722
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na UniversidadeNo presente artigo me proponho a discutir o que entendo ser uma doença da academia atual, que denominei de Normose Acadêmica. Nele defino-a como o adoecimento do sistema de produção de conhecimento e formação acadêmica que conduz à burocratização da produção e inibe a atividade intelectual criativa, levando a uma improdutiva normalização da produção científica. No artigo tento desvendar a extensão, implicações e causas da Normose, discuto as razões de sua persistência e levanto propostas para a mitigação de seus danos e possível cura. Concluo afirmando a necessidade de fomentar a discussão para que se encontrem caminhos que nos ofereçam uma vida acadêmica mais realizadora e com melhor uso dos recursos e espaços públicos.Unicamp; Uniso2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3722Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3722/3324Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Renato Santos de2019-11-06T21:57:59Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3722Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-11-06T21:57:59Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
title Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
spellingShingle Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
Souza, Renato Santos de
title_short Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
title_full Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
title_fullStr Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
title_full_unstemmed Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
title_sort Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade
author Souza, Renato Santos de
author_facet Souza, Renato Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renato Santos de
description No presente artigo me proponho a discutir o que entendo ser uma doença da academia atual, que denominei de Normose Acadêmica. Nele defino-a como o adoecimento do sistema de produção de conhecimento e formação acadêmica que conduz à burocratização da produção e inibe a atividade intelectual criativa, levando a uma improdutiva normalização da produção científica. No artigo tento desvendar a extensão, implicações e causas da Normose, discuto as razões de sua persistência e levanto propostas para a mitigação de seus danos e possível cura. Concluo afirmando a necessidade de fomentar a discussão para que se encontrem caminhos que nos ofereçam uma vida acadêmica mais realizadora e com melhor uso dos recursos e espaços públicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3722
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3722/3324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609492619264