AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marisa Aparecida Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pegoraro, Carolina Nunes, Basso, Ilda, Castilho, Maria Auxiliadora de, Silvestre, Thiago Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/900
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da avaliação somativa do Projeto Pedagógico Syllabus, implantado no início de 2008, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Sagrado Coração (USC), localizada na cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. Para isso, avaliou-se o desempenho de uma amostragem de estudantes da USC, ingressantes dos cursos de Pedagogia, História, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que durante um ano utilizaram a metodologia Syllabus, nas questões de formação geral do ENADE/2008. Os dados analisados são relativos à comparação do desempenho dos estudantes da USC com estudantes dos mesmos cursos em outras instituições de Ensino Superior, localizadas na região de Bauru, e também com a média geral dos estudantes destes cursos no Brasil. Foram ainda analisados os resultados de uma avaliação interna feita pela Universidade em 2009, sobre a aplicação desta nova metodologia de ensino-aprendizagem. Com relação ao desempenho nas questões do ENADE/2008, observou-se que os melhores resultados foram obtidos pelos estudantes da USC. Além disso, verificou-se que os estudantes de Pedagogia e História, que obtiveram, dentre os cursos avaliados, o melhor desempenho nas questões de formação geral do ENADE/2008, foram os que apontaram na avaliação da metodologia, o maior índice de participação nas Leituras e Atividades Prévias recomendadas pelos docentes. As evidências encontradas sugerem que a metodologia Syllabus tem apresentado um impacto positivo na aprendizagem dos universitários.
id UNISO-1_83f63e39a4110ea331fae6edee0e44e5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/900
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da avaliação somativa do Projeto Pedagógico Syllabus, implantado no início de 2008, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Sagrado Coração (USC), localizada na cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. Para isso, avaliou-se o desempenho de uma amostragem de estudantes da USC, ingressantes dos cursos de Pedagogia, História, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que durante um ano utilizaram a metodologia Syllabus, nas questões de formação geral do ENADE/2008. Os dados analisados são relativos à comparação do desempenho dos estudantes da USC com estudantes dos mesmos cursos em outras instituições de Ensino Superior, localizadas na região de Bauru, e também com a média geral dos estudantes destes cursos no Brasil. Foram ainda analisados os resultados de uma avaliação interna feita pela Universidade em 2009, sobre a aplicação desta nova metodologia de ensino-aprendizagem. Com relação ao desempenho nas questões do ENADE/2008, observou-se que os melhores resultados foram obtidos pelos estudantes da USC. Além disso, verificou-se que os estudantes de Pedagogia e História, que obtiveram, dentre os cursos avaliados, o melhor desempenho nas questões de formação geral do ENADE/2008, foram os que apontaram na avaliação da metodologia, o maior índice de participação nas Leituras e Atividades Prévias recomendadas pelos docentes. As evidências encontradas sugerem que a metodologia Syllabus tem apresentado um impacto positivo na aprendizagem dos universitários.Unicamp; Uniso2011-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/900Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 2 (2011)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 2 (2011)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/900/898Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marisa Aparecida PereiraPegoraro, Carolina NunesBasso, IldaCastilho, Maria Auxiliadora deSilvestre, Thiago Macedo2018-06-06T20:12:44Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/900Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:12:44Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
title AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
spellingShingle AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
Santos, Marisa Aparecida Pereira
title_short AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
title_full AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
title_fullStr AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
title_full_unstemmed AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
title_sort AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?
author Santos, Marisa Aparecida Pereira
author_facet Santos, Marisa Aparecida Pereira
Pegoraro, Carolina Nunes
Basso, Ilda
Castilho, Maria Auxiliadora de
Silvestre, Thiago Macedo
author_role author
author2 Pegoraro, Carolina Nunes
Basso, Ilda
Castilho, Maria Auxiliadora de
Silvestre, Thiago Macedo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marisa Aparecida Pereira
Pegoraro, Carolina Nunes
Basso, Ilda
Castilho, Maria Auxiliadora de
Silvestre, Thiago Macedo
description O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da avaliação somativa do Projeto Pedagógico Syllabus, implantado no início de 2008, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Sagrado Coração (USC), localizada na cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. Para isso, avaliou-se o desempenho de uma amostragem de estudantes da USC, ingressantes dos cursos de Pedagogia, História, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que durante um ano utilizaram a metodologia Syllabus, nas questões de formação geral do ENADE/2008. Os dados analisados são relativos à comparação do desempenho dos estudantes da USC com estudantes dos mesmos cursos em outras instituições de Ensino Superior, localizadas na região de Bauru, e também com a média geral dos estudantes destes cursos no Brasil. Foram ainda analisados os resultados de uma avaliação interna feita pela Universidade em 2009, sobre a aplicação desta nova metodologia de ensino-aprendizagem. Com relação ao desempenho nas questões do ENADE/2008, observou-se que os melhores resultados foram obtidos pelos estudantes da USC. Além disso, verificou-se que os estudantes de Pedagogia e História, que obtiveram, dentre os cursos avaliados, o melhor desempenho nas questões de formação geral do ENADE/2008, foram os que apontaram na avaliação da metodologia, o maior índice de participação nas Leituras e Atividades Prévias recomendadas pelos docentes. As evidências encontradas sugerem que a metodologia Syllabus tem apresentado um impacto positivo na aprendizagem dos universitários.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/900
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/900/898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 2 (2011)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 2 (2011)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606916268032