Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Letícia Martins de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, José Luis Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2981
Resumo: O engajamento é um fator já estudado e avaliado internacionalmente, assim como é utilizado como um indicador para avaliar a qualidade de oferta no ensino. Nesse sentido este artigo pretende apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o engajamento do estudante. Inicialmente é definido o conceito de engajamento, a seguir a relação de engajamento do estudante e sucesso acadêmico. O artigo também busca apresentar os modelos de avaliação do engajamento encontrados na literatura internacional, assim como as práticas institucionais e o engajamento do estudante. Por fim, são traçadas as considerações finais do artigo.
id UNISO-1_871968735a57d40c99c9cff34402fad4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2981
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliaçãoO engajamento é um fator já estudado e avaliado internacionalmente, assim como é utilizado como um indicador para avaliar a qualidade de oferta no ensino. Nesse sentido este artigo pretende apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o engajamento do estudante. Inicialmente é definido o conceito de engajamento, a seguir a relação de engajamento do estudante e sucesso acadêmico. O artigo também busca apresentar os modelos de avaliação do engajamento encontrados na literatura internacional, assim como as práticas institucionais e o engajamento do estudante. Por fim, são traçadas as considerações finais do artigo.Unicamp; Uniso2017-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2981Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2981/2635Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Letícia Martins deRibeiro, José Luis Duarte2017-04-24T21:03:45Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2981Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2017-04-24T21:03:45Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
title Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
spellingShingle Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
Martins, Letícia Martins de
title_short Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
title_full Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
title_fullStr Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
title_full_unstemmed Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
title_sort Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação
author Martins, Letícia Martins de
author_facet Martins, Letícia Martins de
Ribeiro, José Luis Duarte
author_role author
author2 Ribeiro, José Luis Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Letícia Martins de
Ribeiro, José Luis Duarte
description O engajamento é um fator já estudado e avaliado internacionalmente, assim como é utilizado como um indicador para avaliar a qualidade de oferta no ensino. Nesse sentido este artigo pretende apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o engajamento do estudante. Inicialmente é definido o conceito de engajamento, a seguir a relação de engajamento do estudante e sucesso acadêmico. O artigo também busca apresentar os modelos de avaliação do engajamento encontrados na literatura internacional, assim como as práticas institucionais e o engajamento do estudante. Por fim, são traçadas as considerações finais do artigo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2981
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2981/2635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219608748130304