Engajamento estudantil na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexsandra de Santana Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Marinalva Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904
Resumo: O artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior Student engagement in Higher Education Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education.
id EDUL-1_0fda8c206a34c9af84b0caba29c8a34e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/904
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Engajamento estudantil na educação superiorEngajamento estudantilRelação professor-estudanteEducação Superior.Pedagogia UniversitáriaO artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior Student engagement in Higher Education Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 50-632177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexsandra de Santana SoaresRibeiro, Marinalva Lopes2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/904Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento estudantil na educação superior
title Engajamento estudantil na educação superior
spellingShingle Engajamento estudantil na educação superior
Silva, Alexsandra de Santana Soares
Engajamento estudantil
Relação professor-estudante
Educação Superior.
Pedagogia Universitária
title_short Engajamento estudantil na educação superior
title_full Engajamento estudantil na educação superior
title_fullStr Engajamento estudantil na educação superior
title_full_unstemmed Engajamento estudantil na educação superior
title_sort Engajamento estudantil na educação superior
author Silva, Alexsandra de Santana Soares
author_facet Silva, Alexsandra de Santana Soares
Ribeiro, Marinalva Lopes
author_role author
author2 Ribeiro, Marinalva Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexsandra de Santana Soares
Ribeiro, Marinalva Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento estudantil
Relação professor-estudante
Educação Superior.
Pedagogia Universitária
topic Engajamento estudantil
Relação professor-estudante
Educação Superior.
Pedagogia Universitária
description O artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior Student engagement in Higher Education Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 50-63
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352793387008