Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2964 |
Resumo: | Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e ao autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material. |
id |
UNISO-1_9a772432f2549527bdc8773332459f37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2964 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitáriosEste estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e ao autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material.Unicamp; Uniso2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2964Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2964/2579Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Renata de CastroMartinelli, Selma de Cássia2017-04-24T21:03:45Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2964Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2017-04-24T21:03:45Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
spellingShingle |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários Matias, Renata de Castro |
title_short |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_full |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_fullStr |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_sort |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
author |
Matias, Renata de Castro |
author_facet |
Matias, Renata de Castro Martinelli, Selma de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Martinelli, Selma de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Renata de Castro Martinelli, Selma de Cássia |
description |
Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e ao autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2964 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2964/2579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219608730304512 |