Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Renata de Castro, 1987-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379
Resumo: Resumo: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material
id CAMP_e8aa0ae11ee02e96f4f4c242b472f976
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170656
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitáriosA correlational study between undergraduate students’ social support and self-conceptEnsino superiorEducation, HigherPercepção de estudantesEstudantes universitáriosArtigo originalResumo: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio materialAbstract: The aim of this study was to assess what the graduates of undergraduate courses think about the social support received and the self-concept. It was used a perception’s scale of social support that was created to comprehend five dimensions of social support ,including among them the material support, supporting information, emotional and social interaction. It was also used a self-concept’s scale that evaluates the personal satisfaction and the self-esteem. Two hundred and thirty four graduates from the areas of exact sciences, social sciences and health answered the scale. The descriptive analysis showed that the aspect about personal satisfaction from the self-concept’s scale was the most well conceptualized by the students. About the aspects of the social support scale, the positive interaction and emotional support were the most well considered factors. The relation among the variables revealed a positive correlation between social support and self-concept. There was no correlation between the self-concept in its dimensions of personal satisfaction and self-esteem with the material supportAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatias, Renata de Castro, 1987-Martinelli, Selma de Cássia, 1964-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2379MATIAS, Renata de Castro; MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: revista da avaliação da educação superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2017. Vol. 22, n. 1 (mar., 2017), p. 15-33. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170656porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T15:17:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170656Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T15:17:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
A correlational study between undergraduate students’ social support and self-concept
title Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
spellingShingle Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
Matias, Renata de Castro, 1987-
Ensino superior
Education, Higher
Percepção de estudantes
Estudantes universitários
Artigo original
title_short Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
title_full Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
title_fullStr Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
title_full_unstemmed Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
title_sort Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
author Matias, Renata de Castro, 1987-
author_facet Matias, Renata de Castro, 1987-
Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
author_role author
author2 Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Renata de Castro, 1987-
Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Education, Higher
Percepção de estudantes
Estudantes universitários
Artigo original
topic Ensino superior
Education, Higher
Percepção de estudantes
Estudantes universitários
Artigo original
description Resumo: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379
MATIAS, Renata de Castro; MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: revista da avaliação da educação superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2017. Vol. 22, n. 1 (mar., 2017), p. 15-33. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379
identifier_str_mv MATIAS, Renata de Castro; MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: revista da avaliação da educação superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2017. Vol. 22, n. 1 (mar., 2017), p. 15-33. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030819530997760