Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379 |
Resumo: | Resumo: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material |
id |
CAMP_e8aa0ae11ee02e96f4f4c242b472f976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170656 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitáriosA correlational study between undergraduate students’ social support and self-conceptEnsino superiorEducation, HigherPercepção de estudantesEstudantes universitáriosArtigo originalResumo: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio materialAbstract: The aim of this study was to assess what the graduates of undergraduate courses think about the social support received and the self-concept. It was used a perception’s scale of social support that was created to comprehend five dimensions of social support ,including among them the material support, supporting information, emotional and social interaction. It was also used a self-concept’s scale that evaluates the personal satisfaction and the self-esteem. Two hundred and thirty four graduates from the areas of exact sciences, social sciences and health answered the scale. The descriptive analysis showed that the aspect about personal satisfaction from the self-concept’s scale was the most well conceptualized by the students. About the aspects of the social support scale, the positive interaction and emotional support were the most well considered factors. The relation among the variables revealed a positive correlation between social support and self-concept. There was no correlation between the self-concept in its dimensions of personal satisfaction and self-esteem with the material supportAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatias, Renata de Castro, 1987-Martinelli, Selma de Cássia, 1964-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2379MATIAS, Renata de Castro; MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: revista da avaliação da educação superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2017. Vol. 22, n. 1 (mar., 2017), p. 15-33. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170656porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T15:17:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170656Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T15:17:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários A correlational study between undergraduate students’ social support and self-concept |
title |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
spellingShingle |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários Matias, Renata de Castro, 1987- Ensino superior Education, Higher Percepção de estudantes Estudantes universitários Artigo original |
title_short |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_full |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_fullStr |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
title_sort |
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários |
author |
Matias, Renata de Castro, 1987- |
author_facet |
Matias, Renata de Castro, 1987- Martinelli, Selma de Cássia, 1964- |
author_role |
author |
author2 |
Martinelli, Selma de Cássia, 1964- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Renata de Castro, 1987- Martinelli, Selma de Cássia, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Education, Higher Percepção de estudantes Estudantes universitários Artigo original |
topic |
Ensino superior Education, Higher Percepção de estudantes Estudantes universitários Artigo original |
description |
Resumo: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379 MATIAS, Renata de Castro; MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: revista da avaliação da educação superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2017. Vol. 22, n. 1 (mar., 2017), p. 15-33. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379 |
identifier_str_mv |
MATIAS, Renata de Castro; MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: revista da avaliação da educação superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2017. Vol. 22, n. 1 (mar., 2017), p. 15-33. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2379. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819530997760 |