Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karpinski, Josiani Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mouro, Neirisleia Francisconi Del, Castro, Marcos de, Lara, Luiz Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3047
Resumo: Devido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso.  Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).
id UNISO-1_9b773c6d97da9bf16ac2cb8f7a1468f4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3047
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicosDevido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso.  Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).Unicamp; Uniso2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3047Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 2 (2017)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 2 (2017)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3047/2705Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarpinski, Josiani AparecidaMouro, Neirisleia Francisconi DelCastro, Marcos deLara, Luiz Fernando2017-08-21T19:39:25Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3047Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2017-08-21T19:39:25Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
title Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
spellingShingle Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
Karpinski, Josiani Aparecida
title_short Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
title_full Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
title_fullStr Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
title_full_unstemmed Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
title_sort Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos
author Karpinski, Josiani Aparecida
author_facet Karpinski, Josiani Aparecida
Mouro, Neirisleia Francisconi Del
Castro, Marcos de
Lara, Luiz Fernando
author_role author
author2 Mouro, Neirisleia Francisconi Del
Castro, Marcos de
Lara, Luiz Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karpinski, Josiani Aparecida
Mouro, Neirisleia Francisconi Del
Castro, Marcos de
Lara, Luiz Fernando
description Devido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso.  Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3047
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3047/2705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 2 (2017)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 2 (2017)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609073188864