AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/882 |
Resumo: | As dificuldades decorrentes da elaboração e implementação de um sistema de avaliação para as instituições de ensino superior no Brasil – IES são grandes e complexas, não só pelas dificuldades inerentes ao ato mesmo de avaliar, como também pelas características do Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro, quais sejam: a quantidade de IES, as suas diferentes formas de constituição e tamanho, a concentração das IES nas regiões geográficas mais desenvolvidas do país, etc. As IES, por sua vez, experimentam dificuldades não menos importantes, na medida em que sofrem diretamente as consequências da divulgação dos resultados, e reagem defensivamente, dificultando a visibilidade dos formuladores das políticas de avaliação. Este trabalho pretende apontar alguns aspectos enfrentados pelos avaliadores e avaliados nesta difícil tarefa, e refletir sobre o papel da avaliação das IES no Brasil, tanto no contexto das políticas de expansão do sistema de ensino superior, como das políticas de manutenção da sua qualidade. |
id |
UNISO-1_b341d0c808d5af8044b705daaac71e4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/882 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADOAs dificuldades decorrentes da elaboração e implementação de um sistema de avaliação para as instituições de ensino superior no Brasil – IES são grandes e complexas, não só pelas dificuldades inerentes ao ato mesmo de avaliar, como também pelas características do Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro, quais sejam: a quantidade de IES, as suas diferentes formas de constituição e tamanho, a concentração das IES nas regiões geográficas mais desenvolvidas do país, etc. As IES, por sua vez, experimentam dificuldades não menos importantes, na medida em que sofrem diretamente as consequências da divulgação dos resultados, e reagem defensivamente, dificultando a visibilidade dos formuladores das políticas de avaliação. Este trabalho pretende apontar alguns aspectos enfrentados pelos avaliadores e avaliados nesta difícil tarefa, e refletir sobre o papel da avaliação das IES no Brasil, tanto no contexto das políticas de expansão do sistema de ensino superior, como das políticas de manutenção da sua qualidade.Unicamp; Uniso2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/882Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 1 (2011)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 1 (2011)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/882/880Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales2018-06-06T20:13:09Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/882Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:13:09Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO |
title |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
title_short |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO |
title_full |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR E AS DIFICULDADES DE SER AVALIADO |
author |
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
author_facet |
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
description |
As dificuldades decorrentes da elaboração e implementação de um sistema de avaliação para as instituições de ensino superior no Brasil – IES são grandes e complexas, não só pelas dificuldades inerentes ao ato mesmo de avaliar, como também pelas características do Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro, quais sejam: a quantidade de IES, as suas diferentes formas de constituição e tamanho, a concentração das IES nas regiões geográficas mais desenvolvidas do país, etc. As IES, por sua vez, experimentam dificuldades não menos importantes, na medida em que sofrem diretamente as consequências da divulgação dos resultados, e reagem defensivamente, dificultando a visibilidade dos formuladores das políticas de avaliação. Este trabalho pretende apontar alguns aspectos enfrentados pelos avaliadores e avaliados nesta difícil tarefa, e refletir sobre o papel da avaliação das IES no Brasil, tanto no contexto das políticas de expansão do sistema de ensino superior, como das políticas de manutenção da sua qualidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/882 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/882/880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 1 (2011) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 1 (2011) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219606887956480 |