Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4928
Resumo: A avaliação de instituições Acadêmicas é um tópico de grande interesse no mundo e sempre trouxe muitas polêmicas. Esse assunto é atual no Brasil, pois a CAPES estuda novas formas de avaliação para a Pós-Graduação brasileira. A ideia principal é usar um modelo multidimensional, de forma a valorizar aspectos que são importantes para instituições Acadêmicas e para as comunidades onde estão inseridas, mas que não são captados pela avaliação atual, bastante focada em resultados gerados por pesquisas de ponta. Na ausência de uso de métodos multidimensionais de avaliação acadêmica no Brasil, é interessante analisar experiências internacionais nessa área para aprimorar o entendimento de como eles funcionam. Nesse cenário destaca-se o ranking acadêmico internacional “U-Multirank”, criado na Europa e que tem resultados desde 2014. O presente estudo analisará as Dimensões e Indicadores desse ranking e mostrará as correlações existentes entre Dimensões e Indicadores nas instituições de Ensino Espanholas.
id UNISO-1_bb66d28d87c67d6aa19c51d3dd980983
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4928
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”rankings acadêmicosavaliação da educação superioravaliação multidimensionalgestão universitáriaA avaliação de instituições Acadêmicas é um tópico de grande interesse no mundo e sempre trouxe muitas polêmicas. Esse assunto é atual no Brasil, pois a CAPES estuda novas formas de avaliação para a Pós-Graduação brasileira. A ideia principal é usar um modelo multidimensional, de forma a valorizar aspectos que são importantes para instituições Acadêmicas e para as comunidades onde estão inseridas, mas que não são captados pela avaliação atual, bastante focada em resultados gerados por pesquisas de ponta. Na ausência de uso de métodos multidimensionais de avaliação acadêmica no Brasil, é interessante analisar experiências internacionais nessa área para aprimorar o entendimento de como eles funcionam. Nesse cenário destaca-se o ranking acadêmico internacional “U-Multirank”, criado na Europa e que tem resultados desde 2014. O presente estudo analisará as Dimensões e Indicadores desse ranking e mostrará as correlações existentes entre Dimensões e Indicadores nas instituições de Ensino Espanholas.Unicamp; Uniso2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4928Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 27 No. 1 (2022)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 27 n. 1 (2022)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4928/4556Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida 2022-04-07T20:40:53Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4928Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2022-04-07T20:40:53Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
title Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
spellingShingle Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida
rankings acadêmicos
avaliação da educação superior
avaliação multidimensional
gestão universitária
title_short Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
title_full Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
title_fullStr Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
title_full_unstemmed Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
title_sort Avaliação Acadêmica Multidimensional com o uso do “U-Multirank”
author Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida
author_facet Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv rankings acadêmicos
avaliação da educação superior
avaliação multidimensional
gestão universitária
topic rankings acadêmicos
avaliação da educação superior
avaliação multidimensional
gestão universitária
description A avaliação de instituições Acadêmicas é um tópico de grande interesse no mundo e sempre trouxe muitas polêmicas. Esse assunto é atual no Brasil, pois a CAPES estuda novas formas de avaliação para a Pós-Graduação brasileira. A ideia principal é usar um modelo multidimensional, de forma a valorizar aspectos que são importantes para instituições Acadêmicas e para as comunidades onde estão inseridas, mas que não são captados pela avaliação atual, bastante focada em resultados gerados por pesquisas de ponta. Na ausência de uso de métodos multidimensionais de avaliação acadêmica no Brasil, é interessante analisar experiências internacionais nessa área para aprimorar o entendimento de como eles funcionam. Nesse cenário destaca-se o ranking acadêmico internacional “U-Multirank”, criado na Europa e que tem resultados desde 2014. O presente estudo analisará as Dimensões e Indicadores desse ranking e mostrará as correlações existentes entre Dimensões e Indicadores nas instituições de Ensino Espanholas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4928
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4928/4556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 27 No. 1 (2022)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 27 n. 1 (2022)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609809289216