Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Nara Maria Emanuelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724
Resumo: Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.
id UNISO-1_beda94e401c8c6a81f9023c31d47f45b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3724
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGSNeste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.Unicamp; Uniso2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724/3325Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Nara Maria EmanuelliRodrigues, Cláudia Medianeira Cruz2019-11-06T21:57:59Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3724Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-11-06T21:57:59Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
spellingShingle Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
Magalhães, Nara Maria Emanuelli
title_short Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_full Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_fullStr Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_full_unstemmed Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_sort Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
author Magalhães, Nara Maria Emanuelli
author_facet Magalhães, Nara Maria Emanuelli
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
author_role author
author2 Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Nara Maria Emanuelli
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
description Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724/3325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609494716416