Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724 |
Resumo: | Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade. |
id |
UNISO-1_beda94e401c8c6a81f9023c31d47f45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3724 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGSNeste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.Unicamp; Uniso2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724/3325Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Nara Maria EmanuelliRodrigues, Cláudia Medianeira Cruz2019-11-06T21:57:59Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3724Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-11-06T21:57:59Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
spellingShingle |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS Magalhães, Nara Maria Emanuelli |
title_short |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_full |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_fullStr |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_full_unstemmed |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_sort |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
author |
Magalhães, Nara Maria Emanuelli |
author_facet |
Magalhães, Nara Maria Emanuelli Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Nara Maria Emanuelli Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
description |
Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3724/3325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219609494716416 |