AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Claudia Regina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ern, Edel, Taneja, Inder Jeet, Silva, Tatiana da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/865
Resumo: Com a implantação de cursos de licenciatura em Matemática e em Física na modalidade de ensino a distância, em 2005, na Universidade Federal de Santa Catarina, destacou-se a  preocupação com a avaliação de tais cursos, a fim de viabilizar uma prática avaliativa sistematizada destes cursos. Assim, paralelamente ao trabalho das equipes que planejavam os cursos de licenciatura, foi instituída uma comissão, no âmbito do Centro de Ciências da Educação e do Centro de Ciências Físicas e Matemática, para pensar a avaliação dos cursos. Um modelo de avaliação foi elaborado e colocado em prática desde então. O modelo tem como idéia primordial a integração das vertentes de avaliação e de pesquisa, garantindo abarcar as dimensões quantitativa e qualitativa dos cursos. O objetivo neste artigo é apresentar, discutir e analisar o modelo de pesquisa e avaliação que até este momento tem orientado a realização das avaliações e pesquisas, relativas à implementação dos cursos de Licenciatura em questão.
id UNISO-1_c614f236f84e813f3f970f7dc559ece0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/865
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVELCom a implantação de cursos de licenciatura em Matemática e em Física na modalidade de ensino a distância, em 2005, na Universidade Federal de Santa Catarina, destacou-se a  preocupação com a avaliação de tais cursos, a fim de viabilizar uma prática avaliativa sistematizada destes cursos. Assim, paralelamente ao trabalho das equipes que planejavam os cursos de licenciatura, foi instituída uma comissão, no âmbito do Centro de Ciências da Educação e do Centro de Ciências Físicas e Matemática, para pensar a avaliação dos cursos. Um modelo de avaliação foi elaborado e colocado em prática desde então. O modelo tem como idéia primordial a integração das vertentes de avaliação e de pesquisa, garantindo abarcar as dimensões quantitativa e qualitativa dos cursos. O objetivo neste artigo é apresentar, discutir e analisar o modelo de pesquisa e avaliação que até este momento tem orientado a realização das avaliações e pesquisas, relativas à implementação dos cursos de Licenciatura em questão.Unicamp; Uniso2010-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/865Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 15 No. 2 (2010)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 15 n. 2 (2010)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/865/864Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Claudia ReginaErn, EdelTaneja, Inder JeetSilva, Tatiana da2018-06-06T20:13:46Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/865Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:13:46Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
title AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
spellingShingle AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
Flores, Claudia Regina
title_short AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
title_full AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
title_fullStr AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
title_sort AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL
author Flores, Claudia Regina
author_facet Flores, Claudia Regina
Ern, Edel
Taneja, Inder Jeet
Silva, Tatiana da
author_role author
author2 Ern, Edel
Taneja, Inder Jeet
Silva, Tatiana da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Claudia Regina
Ern, Edel
Taneja, Inder Jeet
Silva, Tatiana da
description Com a implantação de cursos de licenciatura em Matemática e em Física na modalidade de ensino a distância, em 2005, na Universidade Federal de Santa Catarina, destacou-se a  preocupação com a avaliação de tais cursos, a fim de viabilizar uma prática avaliativa sistematizada destes cursos. Assim, paralelamente ao trabalho das equipes que planejavam os cursos de licenciatura, foi instituída uma comissão, no âmbito do Centro de Ciências da Educação e do Centro de Ciências Físicas e Matemática, para pensar a avaliação dos cursos. Um modelo de avaliação foi elaborado e colocado em prática desde então. O modelo tem como idéia primordial a integração das vertentes de avaliação e de pesquisa, garantindo abarcar as dimensões quantitativa e qualitativa dos cursos. O objetivo neste artigo é apresentar, discutir e analisar o modelo de pesquisa e avaliação que até este momento tem orientado a realização das avaliações e pesquisas, relativas à implementação dos cursos de Licenciatura em questão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/865
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/865/864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 15 No. 2 (2010)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 15 n. 2 (2010)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606864887808