O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/885 |
Resumo: | A avaliação de equipes de alta capacitação e autonomia representa tradicionalmente um grande desafio para os gestores das organizações. Em particular, quando a estratégia da organização demanda o realinhamento da equipe, o sucesso da iniciativa pode não ser facilmente atingido mesmo que os gestores disponham de alto poder coercitivo, uma vez que os processos são executados com autonomia pela equipe, tornando difícil a efetiva monitorização e controle, dificuldade que se potencializa pela alta capacitação dos membros da equipe. Adicionalmente, o emprego do poder coercitivo pode ter o reflexo negativo da queda do desempenho pelas reações individuais ou articuladas, típicas da resistência à mudança. Consequentemente, o comprometimento dos membros de uma equipe de alta capacitação e autonomia pode requerer o uso de técnicas que atendam a necessidades individuais como a manutenção do nível de reconhecimento prévio junto ao grupo. Este trabalho trata da apresentação de técnica que simultaneamente permite objetivar o alinhamento da equipe e promover o reforço de percepções importantes para o comprometimento de indivíduos com esse perfil tais como reputação, autonomia e estabilidade, que contribuem para o sucesso em ações que alinhem indivíduos aos objetivos da organização, reduzindo a resistência à mudança. O trabalho discorre sobre os aspectos teóricos da tensão gerada pela necessidade de alinhamento de uma equipe com essas características e as implicações no nível do indivíduo, apresentando em seguida uma proposta de condução dessa situação conduzida com base no método de pesquisa-ação em um programa de pós-graduação stricto-sensu no Brasil. |
id |
UNISO-1_cb858cda349d7673837de9db612259fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/885 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃOA avaliação de equipes de alta capacitação e autonomia representa tradicionalmente um grande desafio para os gestores das organizações. Em particular, quando a estratégia da organização demanda o realinhamento da equipe, o sucesso da iniciativa pode não ser facilmente atingido mesmo que os gestores disponham de alto poder coercitivo, uma vez que os processos são executados com autonomia pela equipe, tornando difícil a efetiva monitorização e controle, dificuldade que se potencializa pela alta capacitação dos membros da equipe. Adicionalmente, o emprego do poder coercitivo pode ter o reflexo negativo da queda do desempenho pelas reações individuais ou articuladas, típicas da resistência à mudança. Consequentemente, o comprometimento dos membros de uma equipe de alta capacitação e autonomia pode requerer o uso de técnicas que atendam a necessidades individuais como a manutenção do nível de reconhecimento prévio junto ao grupo. Este trabalho trata da apresentação de técnica que simultaneamente permite objetivar o alinhamento da equipe e promover o reforço de percepções importantes para o comprometimento de indivíduos com esse perfil tais como reputação, autonomia e estabilidade, que contribuem para o sucesso em ações que alinhem indivíduos aos objetivos da organização, reduzindo a resistência à mudança. O trabalho discorre sobre os aspectos teóricos da tensão gerada pela necessidade de alinhamento de uma equipe com essas características e as implicações no nível do indivíduo, apresentando em seguida uma proposta de condução dessa situação conduzida com base no método de pesquisa-ação em um programa de pós-graduação stricto-sensu no Brasil.Unicamp; Uniso2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/885Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 1 (2011)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 1 (2011)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/885/883Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchez, Otavio ProsperoSanchez, Lucia Helena Aponi2018-06-06T20:13:09Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/885Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:13:09Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO |
title |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO Sanchez, Otavio Prospero |
title_short |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_sort |
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO |
author |
Sanchez, Otavio Prospero |
author_facet |
Sanchez, Otavio Prospero Sanchez, Lucia Helena Aponi |
author_role |
author |
author2 |
Sanchez, Lucia Helena Aponi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchez, Otavio Prospero Sanchez, Lucia Helena Aponi |
description |
A avaliação de equipes de alta capacitação e autonomia representa tradicionalmente um grande desafio para os gestores das organizações. Em particular, quando a estratégia da organização demanda o realinhamento da equipe, o sucesso da iniciativa pode não ser facilmente atingido mesmo que os gestores disponham de alto poder coercitivo, uma vez que os processos são executados com autonomia pela equipe, tornando difícil a efetiva monitorização e controle, dificuldade que se potencializa pela alta capacitação dos membros da equipe. Adicionalmente, o emprego do poder coercitivo pode ter o reflexo negativo da queda do desempenho pelas reações individuais ou articuladas, típicas da resistência à mudança. Consequentemente, o comprometimento dos membros de uma equipe de alta capacitação e autonomia pode requerer o uso de técnicas que atendam a necessidades individuais como a manutenção do nível de reconhecimento prévio junto ao grupo. Este trabalho trata da apresentação de técnica que simultaneamente permite objetivar o alinhamento da equipe e promover o reforço de percepções importantes para o comprometimento de indivíduos com esse perfil tais como reputação, autonomia e estabilidade, que contribuem para o sucesso em ações que alinhem indivíduos aos objetivos da organização, reduzindo a resistência à mudança. O trabalho discorre sobre os aspectos teóricos da tensão gerada pela necessidade de alinhamento de uma equipe com essas características e as implicações no nível do indivíduo, apresentando em seguida uma proposta de condução dessa situação conduzida com base no método de pesquisa-ação em um programa de pós-graduação stricto-sensu no Brasil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/885 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/885/883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 1 (2011) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 1 (2011) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219606893199360 |