UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marco Wandecil da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Balzan, Newton César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/224
Resumo: O presente artigo tem como objetivo desvelar algumas implicações ideológicas do recente fenômeno denominado Universidade Corporativa (UC) em relação à educação superior formal, tendo como cenário as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao neoliberalismo. A expansão dessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo que sinaliza a demanda por um novo modelo de educação, parece revelar, como será apresentado, um caráter subjacente de competição, uma vez que a UC procura atrair uma “clientela” de alunos, criando cursos exclusivamente voltados ao mercado de trabalho. Dessa forma, emerge um embate silencioso em que se contrapõem, de um lado, as empresas, por meio das UCs, e de outro, as universidades tradicionais. Nossa principal indagação, portanto, seria: como essa mesma universidade tradicional irá reagir diante das exigências e das mudanças decorrentes do ensino corporativo, visivelmente contraditórias se comparadas às suas próprias funções? Ponderamos que o conhecimento disseminado pelas UCs não contempla o ser humano em sua formação ampla, tratando-se apenas de mais uma estratégia lucrativa das organizações empresariais, por meio da qual se privilegia o termo ‘universidade’ ao invés de ‘centro de treinamento’ - designação esta que parece ser mais propriada às UCs em questão nesta pesquisa - e banaliza-se o conhecimento, além de não levar em conta a formação, em cada trabalhador-aluno, da consciência de seu papel na sociedade.
id UNISO-1_d2fb9d0c5dfbce735b5eeb9790193e8e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/224
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?O presente artigo tem como objetivo desvelar algumas implicações ideológicas do recente fenômeno denominado Universidade Corporativa (UC) em relação à educação superior formal, tendo como cenário as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao neoliberalismo. A expansão dessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo que sinaliza a demanda por um novo modelo de educação, parece revelar, como será apresentado, um caráter subjacente de competição, uma vez que a UC procura atrair uma “clientela” de alunos, criando cursos exclusivamente voltados ao mercado de trabalho. Dessa forma, emerge um embate silencioso em que se contrapõem, de um lado, as empresas, por meio das UCs, e de outro, as universidades tradicionais. Nossa principal indagação, portanto, seria: como essa mesma universidade tradicional irá reagir diante das exigências e das mudanças decorrentes do ensino corporativo, visivelmente contraditórias se comparadas às suas próprias funções? Ponderamos que o conhecimento disseminado pelas UCs não contempla o ser humano em sua formação ampla, tratando-se apenas de mais uma estratégia lucrativa das organizações empresariais, por meio da qual se privilegia o termo ‘universidade’ ao invés de ‘centro de treinamento’ - designação esta que parece ser mais propriada às UCs em questão nesta pesquisa - e banaliza-se o conhecimento, além de não levar em conta a formação, em cada trabalhador-aluno, da consciência de seu papel na sociedade.Unicamp; Uniso2010-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/224Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 12 No. 2 (2007)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 12 n. 2 (2007)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/224/225Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marco Wandecil daBalzan, Newton César2018-06-06T20:27:58Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/224Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:27:58Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
title UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
spellingShingle UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
Silva, Marco Wandecil da
title_short UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
title_full UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
title_fullStr UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
title_sort UNIVERSIDADE CORPORATIVA:(PRÉ-) TENDÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OU AMEAÇA?
author Silva, Marco Wandecil da
author_facet Silva, Marco Wandecil da
Balzan, Newton César
author_role author
author2 Balzan, Newton César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marco Wandecil da
Balzan, Newton César
description O presente artigo tem como objetivo desvelar algumas implicações ideológicas do recente fenômeno denominado Universidade Corporativa (UC) em relação à educação superior formal, tendo como cenário as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao neoliberalismo. A expansão dessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo que sinaliza a demanda por um novo modelo de educação, parece revelar, como será apresentado, um caráter subjacente de competição, uma vez que a UC procura atrair uma “clientela” de alunos, criando cursos exclusivamente voltados ao mercado de trabalho. Dessa forma, emerge um embate silencioso em que se contrapõem, de um lado, as empresas, por meio das UCs, e de outro, as universidades tradicionais. Nossa principal indagação, portanto, seria: como essa mesma universidade tradicional irá reagir diante das exigências e das mudanças decorrentes do ensino corporativo, visivelmente contraditórias se comparadas às suas próprias funções? Ponderamos que o conhecimento disseminado pelas UCs não contempla o ser humano em sua formação ampla, tratando-se apenas de mais uma estratégia lucrativa das organizações empresariais, por meio da qual se privilegia o termo ‘universidade’ ao invés de ‘centro de treinamento’ - designação esta que parece ser mais propriada às UCs em questão nesta pesquisa - e banaliza-se o conhecimento, além de não levar em conta a formação, em cada trabalhador-aluno, da consciência de seu papel na sociedade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/224
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/224/225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 12 No. 2 (2007)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 12 n. 2 (2007)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606130884608