Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2980 |
Resumo: | A literatura nacional e internacional referente à avaliação das Instituições da Educação Superior (IES) focaliza duas modalidades avaliativas presentes nos sistemas educacionais de diversos países. A primeira modalidade, de caráter externo, dá ênfase à homogeneização e padronização de critérios avaliativos e é centrada na regulação, enquanto que a segunda modalidade, de caráter interno e de matriz educativa e formativa, dá ênfase à diferenciação institucional com suas características e peculiaridades próprias e está centrada na melhoria institucional através de processos de autoavaliação. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a segunda modalidade, a partir da pesquisa realizada na Universidade Católica do Salvador, no ano de 2014, como parte integrante do processo de autoavaliação institucional e analisar em que medida, uma experiência dessa natureza pode, simultaneamente e de forma complementar, ser referencial básico para a regulação e, principalmente, ser um instrumento interno de reestruturação e reorganização institucional. A metodologia adotada foi o estudo de caso, a coexistência de uma abordagem quali-quantitativa e técnica de recolha de dados empíricos decorrente da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas à comunidade acadêmica. Os principais resultados da pesquisa e o consequente uso desses resultados revelam que a autoavaliação institucional pode se constituir numa forte ferramenta de gestão educacional, através do planejamento participativo, alterando de forma significativa os rumos da instituição e contribuindo de forma decisiva para a melhoria da Universidade e de seus curso. |
id |
UNISO-1_de148fed7beb034d9f8e43bf1b8d2c20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2980 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL)A literatura nacional e internacional referente à avaliação das Instituições da Educação Superior (IES) focaliza duas modalidades avaliativas presentes nos sistemas educacionais de diversos países. A primeira modalidade, de caráter externo, dá ênfase à homogeneização e padronização de critérios avaliativos e é centrada na regulação, enquanto que a segunda modalidade, de caráter interno e de matriz educativa e formativa, dá ênfase à diferenciação institucional com suas características e peculiaridades próprias e está centrada na melhoria institucional através de processos de autoavaliação. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a segunda modalidade, a partir da pesquisa realizada na Universidade Católica do Salvador, no ano de 2014, como parte integrante do processo de autoavaliação institucional e analisar em que medida, uma experiência dessa natureza pode, simultaneamente e de forma complementar, ser referencial básico para a regulação e, principalmente, ser um instrumento interno de reestruturação e reorganização institucional. A metodologia adotada foi o estudo de caso, a coexistência de uma abordagem quali-quantitativa e técnica de recolha de dados empíricos decorrente da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas à comunidade acadêmica. Os principais resultados da pesquisa e o consequente uso desses resultados revelam que a autoavaliação institucional pode se constituir numa forte ferramenta de gestão educacional, através do planejamento participativo, alterando de forma significativa os rumos da instituição e contribuindo de forma decisiva para a melhoria da Universidade e de seus curso.Unicamp; Uniso2017-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2980Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2980/2634Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maurício da SilvaFreitas, Antônio Alberto da Silva Monteiro de2017-04-24T21:03:45Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2980Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2017-04-24T21:03:45Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) |
title |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) |
spellingShingle |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) Ferreira, Maurício da Silva |
title_short |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) |
title_full |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) |
title_fullStr |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) |
title_full_unstemmed |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) |
title_sort |
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária:: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) |
author |
Ferreira, Maurício da Silva |
author_facet |
Ferreira, Maurício da Silva Freitas, Antônio Alberto da Silva Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Antônio Alberto da Silva Monteiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maurício da Silva Freitas, Antônio Alberto da Silva Monteiro de |
description |
A literatura nacional e internacional referente à avaliação das Instituições da Educação Superior (IES) focaliza duas modalidades avaliativas presentes nos sistemas educacionais de diversos países. A primeira modalidade, de caráter externo, dá ênfase à homogeneização e padronização de critérios avaliativos e é centrada na regulação, enquanto que a segunda modalidade, de caráter interno e de matriz educativa e formativa, dá ênfase à diferenciação institucional com suas características e peculiaridades próprias e está centrada na melhoria institucional através de processos de autoavaliação. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a segunda modalidade, a partir da pesquisa realizada na Universidade Católica do Salvador, no ano de 2014, como parte integrante do processo de autoavaliação institucional e analisar em que medida, uma experiência dessa natureza pode, simultaneamente e de forma complementar, ser referencial básico para a regulação e, principalmente, ser um instrumento interno de reestruturação e reorganização institucional. A metodologia adotada foi o estudo de caso, a coexistência de uma abordagem quali-quantitativa e técnica de recolha de dados empíricos decorrente da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas à comunidade acadêmica. Os principais resultados da pesquisa e o consequente uso desses resultados revelam que a autoavaliação institucional pode se constituir numa forte ferramenta de gestão educacional, através do planejamento participativo, alterando de forma significativa os rumos da instituição e contribuindo de forma decisiva para a melhoria da Universidade e de seus curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2980 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2980/2634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 1 (2017) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 1 (2017) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219608746033152 |