Trilha ecológica interpretativa no Parque Ecológico no Campus da UCSAL em Pituaçu - Salvador - Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Selma Cristina de Jesus Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://hdl.handle.net/123456730/317
Resumo: A ação antrópica vem ocorrendo em diferentes níveis e ambientes, promovendo o desequilíbrio ambiental, tornando-se necessário a criação de estratégias que promovam a Educação Ambiental (EA). Entendendo a relevância da temática ambiental, o presente trabalho intitulado Trilha Ecológica Interpretativa no Parque Ecológico no Campus da UCSAL em Pituaçu-Salvador-Bahia tem como principal objetivo implantar um modelo de trilha ecológica interpretativa no Parque Ecológico Universitário (PEU), a fim de conceber vias efetivas para a promoção da educação ambiental (EA), em uma área vizinha ao Parque Metropolitano de Pituaçu (PMP), Salvador-Bahia. Para isso, foram elencados os seguintes objetivos específicos: conhecer o Parque Ecológico Universitário, local de implantação da trilha; identificar os modelos de trilhas existentes e a ser proposta; identificar os pontos atrativos para composição da trilha ecológica; implantar a trilha ecológica interpretativa no Parque Ecológico Universitário; classificar os resíduos sólidos encontrados na área de implantação da trilha ecológica como forma de sensibilização para as ações antrópicas no meio ambiente; e propor a utilização da trilha ecológica como instrumento para a promoção da educação ambiental. Nessa perspectiva, entende-se a educação ambiental como um meio indispensável na formação do indivíduo que é um agente integrante e modificador dos diferentes ecossistemas e diante desse contexto, considerando a área de Mata Atlântica justifica-se a criação e implantação de um modelo de trilha ecológica como uma via efetiva para a promoção da EA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que fundamenta a pesquisa, e a pesquisa de campo do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários aplicados junto aos estudantes de Ciências Biológicas da UCSAL.Os principais autores utilizados na pesquisa foram Dias (2000), Silva (2003), Lechner (2006), Reigota (2006), Pedrini (2011), Martines (2015), entre outros. Entende-se ter atingido os objetivos da pesquisa ao identificarmos a área do Parque Ecológico Universitário (PEU) com todas as características de atratividade para a proposição de um modelo viável de trilha ecológica interpretativa que possa contribuir para a promoção da educação ambiental em todos os níveis educacionais. Além de ter atingido o objetivo do trabalho de pesquisa, foi possível dar continuidade ao mesmo, indo além de uma proposta de modelo, mas participando de forma efetiva da implantação da referida trilha ecológica interpretativa.
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Para isso, foram elencados os seguintes objetivos específicos: conhecer o Parque Ecológico Universitário, local de implantação da trilha; identificar os modelos de trilhas existentes e a ser proposta; identificar os pontos atrativos para composição da trilha ecológica; implantar a trilha ecológica interpretativa no Parque Ecológico Universitário; classificar os resíduos sólidos encontrados na área de implantação da trilha ecológica como forma de sensibilização para as ações antrópicas no meio ambiente; e propor a utilização da trilha ecológica como instrumento para a promoção da educação ambiental. Nessa perspectiva, entende-se a educação ambiental como um meio indispensável na formação do indivíduo que é um agente integrante e modificador dos diferentes ecossistemas e diante desse contexto, considerando a área de Mata Atlântica justifica-se a criação e implantação de um modelo de trilha ecológica como uma via efetiva para a promoção da EA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que fundamenta a pesquisa, e a pesquisa de campo do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários aplicados junto aos estudantes de Ciências Biológicas da UCSAL.Os principais autores utilizados na pesquisa foram Dias (2000), Silva (2003), Lechner (2006), Reigota (2006), Pedrini (2011), Martines (2015), entre outros. Entende-se ter atingido os objetivos da pesquisa ao identificarmos a área do Parque Ecológico Universitário (PEU) com todas as características de atratividade para a proposição de um modelo viável de trilha ecológica interpretativa que possa contribuir para a promoção da educação ambiental em todos os níveis educacionais. Além de ter atingido o objetivo do trabalho de pesquisa, foi possível dar continuidade ao mesmo, indo além de uma proposta de modelo, mas participando de forma efetiva da implantação da referida trilha ecológica interpretativa.The Anthropic action has been occurring at different levels and environments, promoting environmental imbalance, making it necessary to create strategies that promote Environmental Education (EA). Understanding the relevance of the environmental theme, the main objective of this work entitled Ecological Interpretive Trail in the Ecological Park at UCSAL Campus in Pituaçu-Salvador-Bahia is to implement an interpretive ecological trail model in the Ecological University Park (PEU), in order to conceive effective ways to promote Environmental Education (EA) in an area adjacent to the Metropolitan Park of Pituaçu (PMP), Salvador-Bahia. For that, the following specific objectives were listed: to know the Ecological University Park, place of implantation of the trail; identify existing and proposed trail models; identify the attractive points for composition of the ecological trail; implement the interpretive ecological trail in the Ecological University Park; to classify the solid residues found in the area of implantation of the ecological trail as a form of sensitization for the anthropic actions in the environment; and propose the use of the ecological trail as an instrument for the promotion of environmental education. In this perspective, environmental education is understood as an indispensable means in the formation of the individual who is an integrating and modifying agent of the different ecosystems and in view of this context, considering the Atlantic Forest area, the creation and implementation of a trail model is justified as an effective way to promote EE. The methodology used was the bibliographical research that bases the research, and the field research of the type of case study and action research. The instruments of data collection were two questionnaires applied to the students of Biological Sciences of UCSAL. The main authors used in the research were Dias (2000), Silva (2003), Lechner (2006), Reigota (2006), Pedrini (2011), Martinez (2015), among others. It is understood to have achieved the objectives of the research by identifying the area of the Ecological University Park (PEU) with all the characteristics of attractiveness for the proposition of a viable model of ecological interpretive trail that can contribute to the promotion of environmental education at all levels Education. In addition to achieving the objective of the research, it was possible to continue the study, going beyond a proposal for a model, but participating effectively in the implementation of the ecological interpretative trail.Submitted by Marcio Emanuel Paixão Santos (marcio.santos@ucsal.br) on 2017-02-17T23:35:52Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_ SELMA LIRA_VERSAO FINAL_08.12.2016.pdf: 4798638 bytes, checksum: 707d56551dfb031c8e7250622980447e (MD5)Approved for entry into archive by Maria Emília Carvalho Ribeiro (maria.ribeiro@ucsal.br) on 2017-02-22T17:28:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_ SELMA LIRA_VERSAO FINAL_08.12.2016.pdf: 4798638 bytes, checksum: 707d56551dfb031c8e7250622980447e (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-22T17:28:01Z (GMT). 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